Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Esporte
 
Disciplina: EFE0164 - Dimensões Psicológicas da Educação Física e do Esporte
Psychological Dimensions of Physical Education and Sport

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Apresentar os fundamentos da Psicologia bem como suas principais linhas teóricas. Identificar e analisar os aspectos psicológicos individuais e interpessoais envolvidos nas atividades motoras específicas da prática da Educação Física e do Esporte. Analisar as influências da prática das atividades motoras específicas da Educação Física e do Esporte sobre os aspectos psicológicos humano. Refletir criticamente sobre a inter-relação dos aspectos psicológicos humanos com a prática de atividades motoras nas diferentes áreas de atuação do Bacharel em Educação Física e Esporte. Identificar e conhecer o conjunto de fenômenos estudados pela psicologia e pelo esporte que influenciam o comportamento humano no campo esportivo. Identificar e conhecer os fenômenos psíquicos envolvidos com o comportamento individual (emoções, sentimentos, sensações) e coletivo do individuo nas instituições e grupos esportivos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
473519 - Benedito Pereira
 
Programa Resumido
Apresentação, análise e identificação dos aspectos psicológicos individuais e interpessoais envolvidos nas atividades motoras humanas específicas da prática da Educação Física e do Esporte.
 
 
 
Programa
Aspectos históricos da psicologia Visão panorâmica e crítica A experiência da subjetividade privatizada A crise da modernidade e da subjetividade moderna em algumas de suas expressões filosóficas. Ideologia liberal iluminista, romantismo e regime disciplinar Projetos de psicologia A natureza da psicologia: conceituação, linhas teóricas e características metodológicas As psicologias 1. A psicologia de Wundt 2. A psicologia funcional e comportamental 3. A psicologia da gestalt 4. A psicanálise 5. A psicologia analítica As áreas do saber psicológico 1. Psicologia do desenvolvimento 2. Psicologia da aprendizagem 3. Psicologia da personalidade 4. Psicologia social Dimensões psicológicas da Educação Física e do Esporte 1.Personalidade, normalidade e desvios 2.Imagem corporal, auto conceito e auto estima 3.Depressão 4.Medo, ansiedade e stress 5.Agressividade 6.Motivação Implicações na prática de atividades motoras específicas da Educação Física e do Esporte 1.Teorias das relações interpessoais 2.Identidade 3.Cooperação e competição Apresentação e discussão de pesquisas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, recomendação e discussão de leituras, palestras e elaboração de atividades.
Critério
Duas provas não cumulativas.
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L.T. Psicologias. Uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1995. ERIKSON, E. Identidade - juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. FIGUEIREDO, L.C.M.; SANTI, P.L.R. Psicologia. Uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 1999. HALL, C.S.; LINDZEY, G. Teorias da personalidade. São Paulo: Herder/USP, 1971. KELLER, F. A definição da psicologia: uma introdução aos sistemas psicológicos. São Paulo: Herder, 1972. LANE, S.T.M.; CODO, W. (orgs.) Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1984. PIAGET, J. o nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. RAPPAPORT, C.R. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1982. RUBIO, K. Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. _________ . Psicologia do Esporte: teoria e prática. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. Bilbiografia de apoio Andrade, D. R.. O grupo como o entende Bauleo. In: BAREMBLITT, G. (org.) Grupos: teoria e técnicas. Rio de Janeiro, Graal, 1986. Bracht, V. As ciências do esporte no Brasil. In: A. Ferreira Neto; S. V. Goellner; V.; Bracht (orgs.) As ciências do esporte no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1995. Brandão, M. R. Psicologia do Esporte. In: A. Ferreira Neto; S. V. Goellner; V.; Bracht (orgs.) As ciências do esporte no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1995. Brandão, M. R. F.; Matsudo, V. K. R. Stress, emoção e exercício. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 4, n. 4, p. 95-99, 1990. Brawley, L. R. & Roberts, G. C. Attributions in sport: research foundations, characteristics and limitations. In: J. M. Silva; R. Weinberg (ed.) Psychological foundations of sport. Champaign: Human Kinetics, 1984. Carron, A. V. Cohesiveness in sport groups: interpretations and considerations. Journal of Sport Psychology, 15, 245-266, 1982. Davids, K. & Gill, A. Multidimensional state anxiety prior different levels of sport competition: some problems simulation tasks. International Journal of Sport Psychology. 26(3): 359-382, 1995. De Rose Jr., D. História e evolução da psicologia do esporte. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, 6(2): 73-78, jul/dez 1992. De Rose Jr., D.; Vasconcellos, E. G. Ansiedade traço competitiva e atletismo: um estudo com atletas infanto juvenis. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, 11(2): 148-54, jul/dez 1997. Fischer, A. C. New directions in sport personalitty research. In: J. M. Silva; R. Weinberg (ed.) Psychological foundations of sport. Champaign: Human Kinetics, 1984. Gould, D. & Krane, V. The arousal-atletic performance relationship: current status and future directions. In: T. S. Horn (Ed.) Advances in sport psychology. Champaign: Human Kinetics, 1992. Hackfort, D.; Schwenkmezger, P. Anxiety. In: In: Singer, R. N.; Murphey, L.; Tennant, K., eds. Handbook of research on sport psychology. New York, MacMillan, 1993. Hanrahan, S.; Gallois, C. Social interactions. In: Singer, R. N.; Murphey, L.; Tennant, K., eds. Handbook of research on sport psychology. New York, MacMillan, 1993. p. 623-46. Lesyk, J. J. Developing sport psychology within your clinical practice. San Francisco: Jossey-Bass, 1998. loy, j.w.; jackson, s.j. A typology of group and a theory of their effects on patterns of leadership recruitment within sport organizations. In: Velden, L.V. e Humphrey, J.H., eds. Psychology and sociology of sport. New York, AMS Press, 1990. p. 93-114. Machado, A. A. Psicologia do esporte: sua história. In: A. A. Machado (org) Psicologia do Esporte. Jundiaí: Ápice, 1997. Martens, R. Sport competition anxiety test. Champaign: Human Kinetics, 1977. Martens, R. Coaches Guide to Sport Psychology. Champaign: Human Kinetics, 1987. Martens, R., Vealley, R. S.; Burton, D. Competitive anxiety in sport. Champaign: Human Kinetics, 1990. Messias, A. M. & Pelosi, A. C. B. A. M. A relação entre personalidade e a prática esportiva. In: A. A. Machado (org) Psicologia do Esporte. Jundiaí: Ápice, 1997. Pichon-Rivière, H. O processo grupal. São Paulo, Martins Fontes, 1991. Rioux, G.; Chappuis, R. Elementos de psicopedagogia deportiva. Valladolid, Editorial Minón, 1972. Rubio, K. Et, niat, niatat. Sobre o processo de formação de vínculo em uma equipe esportiva. São Paulo, 1998. 128 p. Dissertação (Mestrado) – Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Rubio, K.; Simões, A. C. Uma análise das relações interpessoais em uma equipe esportiva. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 19, n.3, 60-70, maio, 1998. Russel, G. W. The social psychology of sport. New York: Springer-Verlag, 1993. Sage, G. H. Introduction to motor behavior: a neuropsychological approach. Reading: Addison-Wesley, 1977. Samulski, D. Psicologia do Esporte. Belo Horizonte: Imprensa Universitária/UFMG, 1992. Silva, J. M. Personality and sport performance: controversy and challenge. In: J. M. Silva; R. Weinberg (ed.) Psychological foundations of sport. Champaign: Human Kinetics, 1984. Singer, R. N. Sport Psychology. Michigan: McNaughton and Gunn, 1988. Sonstroem, R. J. An overview of anxiety in sport. In: J. M. Silva; R. Weinberg (ed.) Psychological foundations of sport. Champaign: Human Kinetics, 1984. Spielberg, C. D. Anxiety as an emotional state. In: C. D. Spielberg (ed.) Anxiety: current trends in theory and research. New York: Academic, 1972. Tani, G. Cinesiologia, Educação Física e Esporte: ordem emanante do caos na estrutura acadêmica. Motus Corporis. V. 03, n.02, 1996. Vealey, R. S. Personality and sport: a comprehensive view. In: T. S. Horn (Ed.) Advances in sport psychology. Champaign: Human Kinetics, 1992. Weinberg, R. S. The relationship between extrinsic rewards and intrinsic motivation in sport. In: J. M. Silva; R. Weinberg (ed.) Psychological foundations of sport. Champaign: Human Kinetics, 1984. Weinberg, R. S.; Gould, D. Foundations of sport and exercise psychology. Champaign: Human Kinetics, 1995. Weiss, M. R. & Chaumeton, N. Motivational orientations in sport. In: T. S. Horn (Ed.) Advances in sport psychology. Champaign: Human Kinetics, 1992. Widmeyer, W.N.; Carron, A.V.; Braeley, L.R. Group cohesion in sport and exercise. In: Singer, R.N.; Murphey, M.; Tennant, L.K., eds Handbook of research on sport psychology. New York, MacMillan, 1993. p.672-94 Widmeyer, W. N.; Brawley, L. R.; Carron, A. V. Group dynamics in sport. In: T. S. Horn (Ed.) Advances in sport psychology. Champaign: Human Kinetics, 1992. Wiggins, D. K. The history of psychology of sport in North America. In: J. M. Silva; R. Weinberg (ed.) Psychological foundations of sport. Champaign: Human Kinetics, 1984. Willians, J. M.; Straub, W. F. Psicologia del Deporte: pasado, presente, futuro. In. J. M. Willians (org.) Psicologia aplicada al deporte. Madrid: Biblioteca Nueva, 1991.
 

Clique para consultar os requisitos para EFE0164

Clique para consultar o oferecimento para EFE0164

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP