Geral do Curso:· preparar profissionais para compreender o fenômeno Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações e grupos esportivos. Geral da Disciplina:· proporcionar aos alunos ampla capacidade de análise e reflexão sobre os desdobramentos do poder da mídia nos processos sociais na atualidade. Específicos da Disciplina:· Discutir o Esporte e a mídia enquanto instituições sócio-políticas;· O discurso jornalístico e sua interferência no espetáculo esportivo;· Viabilizar uma aproximação com as questões próprias do jornalismo, no que se refere à sua produção e veiculação;· Aproximar o universo esportivo do jornalístico, demonstrando sua especificidade, distinguindo-o de outras formas do fazer jornalístico.
Elementos do Esporte e do Jornalismo: conceitos de esporte e jornalismo, condições histórico-sociais do jornalismo esportivo no Brasil. Dimensões Sociológicas do Esporte e Jornalismo: perspectivas históricas do tema; o papel da mídia esportiva como poder expressivo e produtor de símbolos e mitos no esporte; cultura esportiva no contexto social através da mídia; estratégias de programação no jornalismo esportivo; o esporte, as formas sociais de envolvimento da mídia esportiva e o consumo de produtos jornalísticos - rádio, jornal e televisão; esporte, jornalismo e o poder político: relação entre política esportiva e jornalismo no âmbito nacional e internacional; ética, moral, política, ideologia e a indústria do jornalismo esportivo no Brasil, estratégias de pesquisa e ação no esporte e no jornalismo.
· Elementos do Esporte e do Jornalismo: - condições histórico-sociais do "nascimento" do jornalismo esportivo no Brasil; - conceitos de esporte e jornalismo· Dimensões Sociológicas do Esporte e Jornalismo: - perspectivas históricas do tema; -análise do esporte e do jornalismo esportivo como instituições sociais;- o papel da mídia esportiva como poder expressivo; - cultura esportiva no contexto social através da mídia; - o cenário esportivo como importante fenômeno social no processo de produção de símbolos e mitos no esporte; - o consumo de produtos jornalísticos - rádio, jornal e tv; - estratégias de programação no jornalismo esportivo: investimentos e lucratividades; - perfis e características dos agentes participantes do jornalismo esportivo em função dos indicadores culturais pessoais; - o esporte e as formas sociais de envolvimento da mídia esportiva.· Dimensões Sócio-Políticas do Esporte e do Jornalismo Esportivo: - esporte, jornalismo e o poder político: relação entre política esportiva e jornalismo no âmbito nacional e internacional; - esporte e jornalismo enquanto representação de interesses políticos de grupos ou classes de sociedade; - a indústria do jornalismo esportivo no Brasil; - ética, moral, política e ideologia no esporte no jornalismo esportivo; - estratégias de pesquisa e ação no esporte e no jornalismo.
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