Ao final da disciplina os estudantes deverão ser capazes de: 1. Construir fundamentação teórica apropriada sobre a educação física na educação infantil. 2. Caracterizar a importância da educação física, bem como organizar experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno. 3. Elaborar um programa de educação física, considerando todos os elementos que compõem esse programa. 4. Familiarizar-se com as práticas escolares das escolas de educação infantil para que seja possível traçar um perfil das propostas e concepções da educação física, assim como das perspectivas e vivências dos alunos. 5. Conhecer situações de aulas em instituições de educação infantil, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência. 6. Identificar e organizar fontes de informação sobre educação física infantil e preocupar-se com a contínua atualização profissional.
Fundamentação teórica sobre a educação física na educação infantil, caracterizando sua importância e finalidade. Elaboração de programa, considerando os elementos: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação. Organização de experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno. Conhecimento das fontes de informação sobre educação física na educação infantil para contínua atualização profissional.
1. Introdução Localização da disciplina na estrutura curricular Características da disciplina. 2. Currículos e programas de educação Física na Educação Infantil 3. As manifestações da cultura do movimento (Laboratório didático) Oficinas de ensino: jogo, atividade rítmica, ginástica, exercícios, entre outros. OBSERVAÇÕES As Atividades Acadêmico-Científicas Culturais constituem-se em filmes e documentários, além de encontros profissionais e científicos. As atividades referentes às Tecnologias da Informação são desenvolvidas por meio de registro e edição de imagens e áudio (fotos, vídeos), além da utilização (acesso e fomento) de sistemas como Stoa, Moodle, Caderno Pedagógico, entre outros. • As Práticas como Componentes Curriculares são desenvolvidas a partir das atividades, a saber: a) Observação dos brinquedos e brincadeiras das crianças no espaço do Parque, visando mapeamento das práticas corporais para subsidiar a elaboração de um projeto de intervenção com educação física infantil; b) Confecção de brinquedos, utilizando materiais diversos (sucata e industrializado) para suporte das aulas de educação física infantil; *As atividades (a) e (b) são realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil "EMEI" - Antonio Bento
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