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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0116 - Educação Física na Educação Infantil I
Preschool Physical Education I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 10 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h , Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina os estudantes deverão ser capazes de: 1. Construir fundamentação teórica apropriada sobre a educação física na educação infantil. 2. Caracterizar a importância da educação física, bem como organizar experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno. 3. Elaborar um programa de educação física, considerando todos os elementos que compõem esse programa. 4. Familiarizar-se com as práticas escolares das escolas de educação infantil para que seja possível traçar um perfil das propostas e concepções da educação física, assim como das perspectivas e vivências dos alunos. 5. Conhecer situações de aulas em instituições de educação infantil, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência. 6. Identificar e organizar fontes de informação sobre educação física infantil e preocupar-se com a contínua atualização profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
51901 - Osvaldo Luiz Ferraz
 
Programa Resumido
Fundamentação teórica sobre a educação física na educação infantil, caracterizando sua importância e finalidade. Elaboração de programa, considerando os elementos: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação. Organização de experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno. Conhecimento das fontes de informação sobre educação física na educação infantil para contínua atualização profissional.
 
 
 
Programa
1. Introdução Localização da disciplina na estrutura curricular Características da disciplina. 2. Currículos e programas de educação Física na Educação Infantil 3. As manifestações da cultura do movimento (Laboratório didático) Oficinas de ensino: jogo, atividade rítmica, ginástica, exercícios, entre outros. OBSERVAÇÕES As Atividades Acadêmico-Científicas Culturais constituem-se em filmes e documentários, além de encontros profissionais e científicos. As atividades referentes às Tecnologias da Informação são desenvolvidas por meio de registro e edição de imagens e áudio (fotos, vídeos), além da utilização (acesso e fomento) de sistemas como Stoa, Moodle, Caderno Pedagógico, entre outros. • As Práticas como Componentes Curriculares são desenvolvidas a partir das atividades, a saber: a) Observação dos brinquedos e brincadeiras das crianças no espaço do Parque, visando mapeamento das práticas corporais para subsidiar a elaboração de um projeto de intervenção com educação física infantil; b) Confecção de brinquedos, utilizando materiais diversos (sucata e industrializado) para suporte das aulas de educação física infantil; *As atividades (a) e (b) são realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil "EMEI" - Antonio Bento
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Elaboração de tarefas. 2. Provas 3. Seminários 4. Atividades de estágio
Critério
1. Comparecimento às aulas e nas atividades de estágio 2. Participação ativa nas discussões e aplicações práticas. 3. Qualidade de argumentação
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
ARAUJO, U.R. O ambiente escolar e o desenvolvimento do juízo moral infantil (p.105-136). In Macedo, L. Cinco Estudos de Educação Moral. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1996. ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro, ZAHAR Editores, 1981. ________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96), 1996. BETTI, M.; FERRAZ, O.L.; DANTAS, L.E.P.B. Educação Física Escolar: estado da arte e direções futuras. Revista brasileira de Educação Física, no prelo, 2011. COLL, C. Os fundamentos do currículo. Psicologia e Currículo. São Paulo, Ática Editora, p.33-63, 1996. CARVALHO, J.S. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013. FERRAZ, O.L. O desenvolvimento da noção de regras do jogo de futebol. Revista Paulista de Educação Física, v.11, n.1, p.27-39, 1997. FERRAZ, O. L.; ZOPPEI, K. Educação Física na Educação Infantil: influência de um programa em conteúdos conceituais e procedimentais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.18, n.1, p.47-60, janeiro/março, 2004. GALVÃO, I. Cenas do cotidiano escolar: conflito sim, violência não. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Editora Phorte, 2005. KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1994. KRAMER, S.; LEITE, M.I.F.P. Infância e produção cultural. Campinas, Papirus, 1998. NEIRA, M.G.; NUNES, M L.F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo, Phorte, 2009. NOGUEIRA FILHO, D.M. Há uma nova infância? Porto Alegre, Revista Educação/Educação & Psicologia, n. 2, 2009, p.6-17. POSTMAN, N. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. SILVA, T.T. Teorias do currículo: o que é isto? Documentos de Identidade. Autêntica, p. 11-21. 2009.
 

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