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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0117 - Educação Física no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano I
Physical Education in Elementary Education (1th – 5th grade) I.

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 10 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h , Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1.	Possuir fundamentação teórica apropriada sobre a Educação e Educação Física no Ensino Fundamental
2.	Biografar-se em relação ao seu percurso com as práticas corporais ao longo da vida.
3.	Compreender conceitos básicos da Educação Física no Ensino Fundamental (atividade, ação, experiência, cultura, cultura corporal, saúde, desenvolvimento, lúdico, formação)
4.	Conhecer as categorias da cultura corporal da Educação Física e a história de sua constituição como conhecimento pedagógico. A saber: Jogo/brincadeira, esporte, Ginástica, Praticas corporais artística, lutas e atletismo.
5.	 Identificar nessas práticas possibilidades de conhecimento escolar específico ao Ensino Fundamental de 1o. ao 5o. ano. 
6.	 Participação de forma critica e propositiva de seminário de avaliação da disciplina EFP0117 e na discussão sobre o programa da Disciplina EFP0121
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
911816 - Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas
 
Programa Resumido
Tendo como ponto de partida a autobiografia dos alunos com foco nas suas experiências com as práticas corporais adentra-se nos conceitos fundamentais ao estudo da Educação Física Escolar do 1o. ao 5o. ano. Nesse início, abordaremos a dimensão teórico-conceitual da disciplina, principalmente através de leituras, filmes e discussões.  Em segundo momento será feita uma análise empírica dos fenômeno da cultura corporal, das práticas corporais, e o papel da cultura corporal como organizador do currículo. O estudo empírico das práticas corporais ocorrerá nas oficinas, nas quais serão abordadas as “aparências” contemporâneas das práticas corporais e as próprias práticas através estudos práticos (encarnados). 
Por fim, será feito uma síntese do percurso realizado na disciplina EFP117 e suas relações com a disciplina EFP121, na forma de um seminário aberto a critica e proposições.
 
 
 
Programa
1.	Introdução
- Localização da disciplina na estrutura curricular
- Características da disciplina.
2. Autobiografia do envolvimento com praticas corporais
3. Educação Escolar e Educação Física Escolar
- Educação escolar e não escolar.
- O sentido público da Educação
- Introdução a História de Educação Física Escolar 
4. Análise dos conceitos de: atividade, ação, experiência, cultura, cultura corporal, saúde, desenvolvimento, lúdico, formação.
5. Cultura Corporal e práticas corporais
- Análise do conceito dos conceitos.
- Categorização, reconstituição histórica das práticas corporais e análise de suas formas contemporâneas
- Compreensão do conceito de cultura corporal como categoria organizadora do currículo.
- Oficinas de Práticas Corporais Artísticas, Jogos/Brincadeiras, Ginástica, Lutas, Atletismo
6. Oferecer oportunidades de estudo dessas categorias da cultura corporal em situações de aulas em instituições de Ensino Fundamental do 1º ao 5º 
7. Seminário de avaliação da disciplina e discussão sobre a Disciplina EFP0121


OBSERVAÇÕES
•	As Atividades Acadêmico-Científicas Culturais constituem-se em filmes e documentários, além de encontros com profissionais com expertise nas práticas corporais estudadas (nas oficinas) , palestras sobre o tema da Educação Escolarizada e Educação Física Escolar, Seminários Acadêmicos e etc.
•	As atividades referentes às Tecnologias da Informação são desenvolvidas por da utilização de softwares gratuitos de análise de comportamento, especificamente LogoMatch* (comportamento e individual coletivo) e Kinovea** (análise da tarefa), além do uso de edição de imagens como material didático-pedagógico. O uso da plataforma Stoa (Universidade de São Paulo) como suporte para as aulas também é uma experiência direta com uma TI.  
•	* http://www.longomatch.org/
•	** http://www.kinovea.org/ 
•	As Práticas como Componentes Curriculares são desenvolvidas em oficinas de práticas pedagógicas e na proposição e execução de projeto de intervenção na Escola de Aplicação – USP
 
 
 
Avaliação
     
Método
Testes das leituras obrigatórias e ensaios.
Critério
Numero de acertos; Abrangência, coerência e clareza da posições e argumentações.
Norma de Recuperação
Não
 
Bibliografia
     
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GONZALEZ, F.J.; FENSTERSEIFER, P. Entre o “Não Mais” E O Ainda “Não”” Pensando Saídas Do Não-Lugar Da EF Escolar II.Cadernos de Formação RBCE, Campinas p. 10-21, 2010.
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