Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0119 - Fundamentos da Educação Física Escolar II
Fundaments of School Physical Education II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina espera-se que o estudante tenha condições de dissertar sobre a relevância dos conceitos de desenvolvimento, infância e conhecimento para a constituição da educação física na escola.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
89542 - Edison de Jesus Manoel
 
Programa Resumido
A constituição de uma educação física se deu num contexto onde a natureza humana foi contraposta à cultura. Os ideais iluministas e em particular a tese de Rousseau (a natureza selvagem do homem é boa) fizeram com que desde o início da escola moderna (do Século XVII /Século XVIII em diante) se engendrasse a noção de que o desenvolvimento humano – entendido como um processo de mudanças físicas e comportamentais ao longo da vida – seria suporte fundamental para a educação. A presente disciplina discute a natureza da infância e do desenvolvimento bem como de seu contexto para então se posicionar diante do problema do conhecimento - entendido na relação entre o sujeito – o que conhece – e objeto – o que é conhecido. As referências para essa discussão são os casos de indivíduos que viveram em situação de enorme privação cultural como o Menino Selvagem de Aveyron e Kaspar Hauser, além de relatos e estudos sobre o contexto da infância no Século XX. Uma das estratégias principais da disciplina é fazer uso do cinema enquanto experiência de construir um olhar sobre a infância.
 
 
 
Programa
1. O olhar para construção de uma visão da infância - Projeção do filme “O Balão Vermelho” 2. Sobre natureza humana e educação - Projeção dos filmes “O garoto selvagem” & “O enigma de Kaspar Hauser” 3. Uma idéia de desenvolvimento e de seu contexto - Projeção dos filmes “A invenção da infância”; “Os incompreendidos”& “O balão branco” 4. Desenvolvimento e a construção da infância e adolescência – Projeção do filme “Crianças Invisíveis” 5. Síntese sobre Modelos de Desenvolvimento Humano e a Educação Física na Escola 6. Uma idéia de conhecimento – Projeção do filme “Um doce olhar” • A disciplina de Fundamentos busca uma mirada particular para conceitos basilares das Ciências Humanas e Ciências Biológicas com o propósito de construir uma argumentação acerca de como quatro desses conceitos – corpo, desenvolvimento/adaptação, cultura e conhecimento – permitem falar da fundação da educação física na escola, de como a educação física se constituiu como componente curricular. Na parte II da disciplina continuamos na perspectiva da aproximação entre conhecimentos oriundos de uma racionalidade científica e outros tecidos nas Artes e Humanidades. Dessa forma, as atividades de Prática como Componente Curricular da disciplina serão constituídas de atividades centradas nas artes visuais com fotografia, filmes de ficção e não ficção e artes cênicas com peças de teatro e dança.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, projeção de filmes e discussão guiada a partir de questões originadas nas temáticas dos filmes assistidos.
Critério
A nota final da disciplina será definida a partir de dois indicadores • Participação nas aulas com a apresentação de questões e comentários elaborados – peso 2 • Três ensaios sobre os temas discutidos – peso 5 • Seminários de discussão dos filmes em equipe com até 3 estudantes – peso 3
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho de acordo com a necessidade de complementação de cada estudante
 
Bibliografia
     
Blikstein, I. (1985). Kaspar Hauser ou a fabricação da realidade. São Paulo: Editora Cultrix. Candland, D. K. (1993). Feral children and clever animals: Reflections on human nature. New York: Oxford University Press. Itard, Jean (1801/2000). Da educação de um homem selvagem ou dos primeiros desenvolvimentos físicos e morais do jovem Selvagem de Aveyron. In L. Banks-Leite & I. Galvão (Orgs.), A educação de um selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard. São Paulo: Editora Cortez. Itard, Jean (1807/2000). Relatório feito a sua excelência o Ministro do Interior sobre os novos desenvolvimentos e o estado atual do Selvagem de Aveyron. In L. Banks-Leite & I. Galvão (Orgs.), A educação de um selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard. São Paulo: Editora Cortez. Maturana, H. & Varela, F. (1987). El árbol del conocimiento. Santiago: Universidad de Chile. Perissé, G. (2009). Estética e educação. Belo Horizonte: Autêntica. Polanyi, M. (1966/2009). The tacit dimension. Chicago: University of Chicago Press. Reed, E. S. (1996). The necessity of experience. New Haven: Yale University Press. Rossetti-Ferreira, M. C.; Amorim, K. S.; Da Silva, A. P. S. & Carvalho, A. M. (2004). Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed Editora. Rousseau, J. J. (1762/2004). Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes. Teixeira, I. A. C.; Larrosa, J. & Lopes, J. S. M. (2006). A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica. Valsiner, J. (1997). Culture and the development of children’s actions. 2nd. Edition. New York: John Wiley & Sons. Varela, F. (1999). Ethical know-how: Action, knowledge and wisdom. Stanford: Stanford University Press. FILMES: Albert Lamorisse. Le ballon rouge. França, 1956. François Truffaut. O garoto selvagem. França, 1969. Jafar Panahi. O balão branco. Irã. 1995. Liliana Sulzbach. A invenção da infância. Brasil, 2000. Semih Kanapoglu. Um doce olhar (Mel). Alemanha/Turquia, 2010. Vários diretores. Crianças invisíveis. Itália/Unicef, 2005. Walter Salles & Daniela Thomas. Linha de passe. Brasil, 2008. Werner Herzog. O enigma de Kaspar Hauser. Alemanha, 1974. Obs.: Da presente lista de filmes serão escolhidos alguns para projeção de acordo com as questões e interesses de cada turma.
 

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