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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0120 - Educação Física na Educação Infantil II
Preschool Physical Education II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 10 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h , Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1. Construir fundamentação teórica apropriada sobre a educação física na educação infantil. 2. Caracterizar a importância da educação física, bem como organizar experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno. 3. Elaborar um programa de educação física, considerando todos os elementos que compõem esse programa. 4. Familiarizar-se com as práticas escolares das escolas de educação infantil para que seja possível traçar um perfil das propostas e concepções da educação física, assim como das perspectivas e vivências dos alunos. 5. Conhecer situações de aulas em instituições de educação infantil, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência. 6. Identificar e organizar fontes de informação sobre educação física infantil e preocupar-se com a contínua atualização profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
51901 - Osvaldo Luiz Ferraz
 
Programa Resumido
Aprofundamento da fundamentação teórica sobre a educação física na educação infantil. Elaboração de programa, considerando os elementos: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação. Organização de experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno.
 
 
 
Programa
1. Introdução • Localização da disciplina na estrutura curricular • Características da disciplina. 2. Currículos e programas de educação Física na Educação Infantil 3. As manifestações da cultura do movimento (Laboratório didático) • Oficinas de ensino: jogo, atividade rítmica, ginástica, exercícios, entre outros. OBSERVAÇÕES • As Atividades Acadêmico-Científicas Culturais constituem-se em filmes e documentários, além de encontros profissionais e científicos. • As atividades referentes às Tecnologias da Informação são desenvolvidas por meio de registro e edição de imagens e áudio (fotos, vídeos), além da utilização (acesso e fomento) de sistemas como Stoa, Moodle, Caderno Pedagógico, entre outros. • As Práticas como Componentes Curriculares são desenvolvidas a partir das atividades, a saber: a) Observação dos brinquedos e brincadeiras das crianças no espaço do Parque, visando mapeamento das práticas corporais para subsidiar a elaboração de um projeto de intervenção com educação física infantil; b) Confecção de brinquedos, utilizando materiais diversos (sucata e industrializado) para suporte das aulas de educação física infantil; *As atividades (a) e (b) são realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil “EMEI – Antonio Bento”.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Elaboração de tarefas.
2. Provas
3. Seminários
4. Atividades de estágio
Critério
1. Comparecimento às aulas e atividades de estágio
2. Participação ativa nas discussões e aplicações práticas.
3. Qualidade de argumentação
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
BRASIL Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília, 2006.
CAMPOS, M.M.; ESPOSITO, Y.L.; BHERING, E.; GIMENES, N.; ABUCHAIM, B. A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa, v.4, n.142 jan./abr. 2011, p. 20-54.
FERRAZ, O.L.; MACEDO, L. de Educação física na educação infantil do município de São Paulo: diagnóstico e reflexões sobre a formação de professores. Revista Paulista de Educação Física, v.15, n.1, p. 83-102, 2001.
FERRAZ, O.L.; MACEDO, L. Análise das reflexões de professores sobre a educação física na educação infantil incluindo o referencial curricular nacional. Revista Paulista de Educação Física, v.15, n.1, p. 103-110, 2001.
GOMES da SILVA, E. Educação Física Infantil – a experiência do SE-Movimentar. Editora UNIJUÍ, 2010.
KRAMER, S. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil (14ª. Ed.). São Paulo, Editora Ática, 2007.
NEIRA, M.G.; LIMA, M.E.NUNES, M.L.F. Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012.
OLIVEIRA – FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. Pedagogia(s) da infância. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SANTA CATARINA Proposta Curricular de Santa C, Ensino Fundamental e Médio. Florianópolis, COGEN, 1998.
SÃO PAULO Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para a educação infantil. São Paulo: SME-DOT, 2007.
 

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