Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0121 - Educação Física no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano II
Physical Education in Elementary Education (1th – 5th grade) II.

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 10 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h , Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1. Possuir fundamentação teórica apropriada sobre a Educação e Educação Física no Ensino Fundamental 2. Compreender o sentido formativos da Educação Física Escolar 3. Compreender o conceito de modelo de instrução e identificar os seus principais elementos. 4. Co-construir modelos de instrução para cada uma das práticas corporais estudadas na disciplina EFP0117: Jogo/brincadeira, esporte, Ginástica, Praticas corporais artística, lutas e atletismo. 5. Elaborar sequencias didáticas das práticas corporais estudadas: Jogo/brincadeira, esporte, Ginástica, Praticas corporais artística, lutas e atletismo, considerando os cinco anos iniciais do Ensino Fundamental. 6. Conhecer programa de Educação Física da Escola de Aplicação- USP, Programa de Educação Física Escolar Estadual (Secretaria Estadual de Educação- SP) e Municipal (Secretaria Municipal de Educação - SP) 7. Co-construir um programa piloto para a Educação Física Escolar do 1o. ao 5o ano, abarcando:Uma posição acerca conhecimento escolar da disciplina; objetivo geral para o 5o. ano do Ensino Fundamental e específicos para cada anos escolar; orientações Didáticos metodológicas; avaliação. 8. Identificar as barreiras pessoais para implementação de um programa como o que foi elaborado pelo grupo classe e delinear um programa de ação para superar essas barreiras 9. Participar de forma critica e propositiva de seminário de avaliação do conjunto das disciplinas EFP0117 e EFP0121
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
911816 - Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas
 
Programa Resumido
Síntese do percurso realizado na disciplina EFP0117 e EPP0121 na forma de um seminário aberto a critica e proposições. Seminário sobre o sentido formativo da Educação Física Escolar. Modelos de instrução, seus elementos e seus exemplares com foco em finalidades da Educação Física Escolar do 1o. ao 5o. ano. Promoção de oficinas para, em grupo, elaboração de sequências pedagógicas e programas. Seminário de análise de programas. Avaliação da disciplina.
 
 
 
Programa
1. Introdução - Localização da disciplina na estrutura curricular - Características da disciplina. 2. Educação Física Escolar e formação humana. 3. Modelos de instrução e seus elementos constituintes 4. Modelos de instrução específicos da Educação Física Escolar 5. Oficinas de sequencias didáticas relacionadas ao ensino das práticas corporais 6. Análise de Programas de Educação Física Escolar. 7. Oficinas de elaboração de “Piloto” de Programa de Educação Física Escolar do 1o. ao 5o. ano. 8. Análise da capacidade pessoal do aluno em trabalhar o Programa elaborado. 9. Seminário de avaliação da disciplina OBSERVAÇÕES • As Atividades Acadêmico-Científicas Culturais constituem-se em filmes e documentários, além de encontros com profissionais com expertise nas práticas corporais estudadas (nas oficinas) , palestras sobre o tema da Educação Escolarizada e Educação Física Escolar, Seminários Acadêmicos e etc. • As atividades referentes às Tecnologias da Informação são desenvolvidas por da utilização de softwares gratuitos de análise de comportamento, especificamente LogoMatch* (comportamento e individual coletivo) e Kinovea** (análise da tarefa), além do uso de edição de imagens como material didático-pedagógico. O uso da plataforma Stoa (Universidade de São Paulo) como suporte para as aulas também é uma experiência direta com uma TI. • * http://www.longomatch.org/ • ** http://www.kinovea.org/ • As Práticas como Componentes Curriculares são desenvolvidas em oficinas de práticas pedagógicas e na proposição e execução de projeto de intervenção na Escola de Aplicação - USP.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Elaboração de trabalhos
Critério
Validade teórica, abrangência, coerência e clareza da posições e argumentações
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
DEPRESBITERIS, L. Planejamento de Ensino e do Rendimento Escolar . São Paulo: Editora Senac, 2002.
FONSECA, J.S. Reflexões sobre Educação, Formação e Esfera Pública. Porto Alegre: Penso Editora, 2013.
GONZALEZ, F.J.; FENSTERSEIFER, P. Entre o “Não Mais” E O Ainda “Não”” Pensando Saídas Do Não-Lugar Da EF Escolar I.Cadernos de Formação RBCE: Campinas, p. 9-24, 2009.
GONZALEZ, F.J.; FENSTERSEIFER, P. Entre o “Não Mais” E O Ainda “Não”” Pensando Saídas Do Não-Lugar Da EF Escolar II.Cadernos de Formação RBCE, Campinas p. 10-21, 2010.
LUCKESI, C.C. Planejamento e Avaliação na Escola:
articulação e necessária determinação ideological. Disponível em:http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_15_p115-125_c.pdf . Acesso em: 20 de novembro. 2014.
LUND, J.; TANNEHILL, D. Standards-Based Physical Education Curriculum Development, Jones & Bartlett Learning 2010
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica , 2014.
MASSCHELEIN, J.; SIMON, M. A pedagogia, a democracia, a escola. Autêntica: Belo Horizonte, 2014.
METZER, M.W. Instruction Models for Physical Education. Holcolm Hathaway, 2011
PADILHA, P.R. Planejamento Dialogico: como construir o projeto politico-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇAO DE SAO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física. Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_EDF_COMP_red_md_20_03.pdf . Acesso em 20 de novembro de 2014.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO DE SAO PAULO. Orientações Curriculares: proposicões de expectativas de aprendizagem. Disponível em: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EnsFundMedio/CicloI/OrientaCurriculares_ExpectativasAprendizagem_EnsFnd_cicloI.pdf . Acesso em 20 de novembro de 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para EFP0121

Clique para consultar o oferecimento para EFP0121

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP