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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0122 - Educação Física Escolar Adaptada II
Adapted Physical Education School II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 10 h , Práticas como Componentes Curriculares = 70 h , Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Espera-se que o aluno ao final da disciplina possa
1.	Identificar e utilizar a fundamentação teórica que embasa a discussão sobre a Educação Inclusiva, Educação Especial e Atendimento especializado, na elaboração de currículos, programas, projetos e experiências de ensino em Educação Física Escolar.
2.	Conhecer as características e as necessidades de adaptação para elaborar propostas de intervenção visando promover a inclusão de todos os alunos nas aulas de Educação Física no ensino regular.
3.	Conhecer a realidade dos sistemas de ensino regular e suas interfaces com o movimento da educação inclusiva, de modo que possa elaborar e desenvolver propostas, experiências de aprendizagem e programas de ensino em Educação Física Escolar.
4.	Elaborar e desenvolver projetos e experiências de ensino que atendam as demandas da Educação Especial e do atendimento especializado, com referência à Educação Física Escolar.
5.	Utilizar as informações de fontes teóricas para analisar os resultados obtidos na observação e desenvolvimento de experiências de aprendizagem na intervenção escolar, com fins de reelaboração do próprio ensino, na perspectiva de fomentar a formação do professor pesquisador.
6.	Buscar fontes para atualizar-se cientificamente em relação a inclusão de alunos da educação especial ou de atendimento especializado, com fins de intervenção na aula de Educação Física Escolar e contínua formação profissional;
7.	Interagir com a comunidade escolar (gestão, professores e alunos) de forma integrada e cooperativa, observando experiências e coletando dados para organizar e desenvolver o ensino em prol da aprendizagem dos alunos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
10465001 - Otavio Luis Piva da Cunha Furtado
1940216 - Sergio Roberto Silveira
 
Programa Resumido
Utilização da fundamentação teórica da Educação Física Escolar Adaptada/Educação Inclusiva/Educação Especial/Atendimento especializado na elaboração de experiências de aprendizagem. Características e necessidades dos alunos da Educação Especial e dos programas de atendimento na Educação Inclusiva nas aulas de EFE. Elaboração de projetos e experiências de ensino para intervenção com a Educação Física Escolar Adaptada em situação de ensino regular e do paradesporto escolar.
 
 
 
Programa
1. Educação Física Escolar Adaptada e o Universo da Educação Inclusiva -  fundamentação teórica, marcos normativos e fundamentos legais.
2. Educação Física Escolar Adaptada, Educação Especial e Interfaces com o Movimento da Educação Inclusiva
2.1. Classes Regulares
a) Educação Especial: Deficiência visual, auditiva, motora (física) e intelectual; Transtornos globais de desenvolvimento, Altas habilidades / superdotação;
b) Currículos e Programas para atendimento educacional na perspectiva da Educação Inclusiva: Educação e Diversidade; Educação Quilombola; Educação Indígena; Educação de Jovens e Adultos; Alunos em privação de liberdade e em cumprimento de medida socioeducativa;
c) Distúrbios de saúde: cardiopatias, asma, diabetes, hemofilia, obesidade, etc.
d) Distúrbios emocionais: depressão, transtorno bipolar, ansiedade
2.2. Classes com atendimento de professor especializado
2.3. Sala de Recursos
2.4. Classes Hospitalares
3. Esporte Escolar: Esporte da Escola; Turmas de Aperfeiçoamento e treinamento escolar; Paradesporto Escolar; Paralimpíadas Escolares.
4. Organização e desenvolvimento de projetos e experiências de ensino para intervenção em Educação Física Escolar para atendimento de alunos da educação especial e interfaces com a perspectiva inclusiva.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido através de: 1) Aulas teóricas e experiências de ensino teórico-práticas; 2) Elaboração e discussão de tarefas temáticas; 3) Construção, aplicação e avaliação do Projeto de Intervenção - Projeto de Vida: Introdução, Revisão de Literatura, Objetivos, Experiências de Aprendizagem e Avaliação; 4) Estágio
Critério
Atividades discentes 1. Comparecimento às aulas e nas atividades de estágio; 2. Participação ativa nas discussões para a construção e aplicação do Projeto de Intervenção (Escrita; Leitura e Discussão; Reescrita); 3. Participação ativa nas discussões temáticas e aplicações práticas; 4. Elaboração de tarefas e desenvolvimento do próprio Itinerário de Aprendizagem;
Norma de Recuperação
Análise crítica sobre as fases de elaboração do projeto de intervenção em Educação Física Escolar Adaptada com base na literatura produzida na área.
 
Bibliografia
     
Convenções e Declarações
CONVENÇÃO DE GUATEMALA. Convenção interamericana para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência. 2001.
CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – BRASIL. 2013
DECLARAÇÃO DE DAKAR. O marco de ação de DAKAR EDUCAÇÃO PARA TODOS. 2000.
DECLARAÇÃO DE JOMTIEN. Declaração mundial sobre EDUCAÇÃO PARA TODOS: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. 1990.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. 1994.
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS DEFICIENTES – ONU. Resolução aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 09/12/75. 1975.

Legislação
BRASIL. Lei 13.146, de 06 de julho de 2016. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, 2016.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996). Diário Oficial da União, 23 de dezembro, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.

Documentos oficias
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
SÃO PAULO. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias. 2ed. São Paulo: SE, 2012.
SÃO PAULO. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Ler e Escrever. São Paulo: SE, 2008.
SÃO PAULO. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares Anos Iniciais de Educação Física. São Paulo: CGEB, 2012.
SÃO PAULO. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Educação Física. São Paulo: SME/COPED, 2017.

Livros e Artigos
1.	AGUIAR, J.S.; DUARTE, E. Educação inclusiva: um estudo na área de Educação Física. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, Mai.-Ago. 2005, v.11, n.2, p.223-240.
2.	ARANHA, M.S.F. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e a permanência de todos os alunos na escola – necessidades especiais dos alunos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.
3.	CHICON, J.F. Inclusão e Exclusão no Contexto da Educação Física Escolar. Movimento. Porto Alegre, v. 14, n. 01, p. 13-38, janeiro/abril de 2008.
4.	CIDADE, R. E.; FREITAS, P. S. Educação Física e Inclusão: Considerações para a Prática Pedagógica na Escola. Integração, v. 14 – Edição Especial - Educação Física Adaptada -, p. 27-30, 2002.
5.	CONDE, A.J.M.; SOBRINHO, P.A.S.; SENATORE, V. (Orgs.). Introdução ao movimento paraolímpico: manual de orientação para professores de educação física. Brasília: Comitê Paraolímpico Brasileiro, 2006.
6.	DUARTE, E.; LIMA, S. M. T. Atividade Física para Pessoas com Necessidades Especiais: Experiências e Intervenções Pedagógicas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S. A., 2003.
7.	FELICIO, H.M.S.; OLIVEIRA, R.A. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008.
8.	GORGATTI, M.G.; COSTA, R.F. (Orgs.). Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 2ed. Barueri: Manole, 2008.
9.	NASCIMENTO, K.P.; RODRIGUES, G.M.; GRILLO, D.E.; MERIDA, M. A formação do professor de educação física na atuação profissional inclusiva. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – Volume 6, número 3, 2007, p. 53-58.
10.	ROSA, A.C.S.; SILVEIRA, S.R. Formação docente e a construção de práticas educacionais inclusivas. Cadernos Camilliani, v.7, p.57-64, 2006.
11.	SCHULLER, J. A. P.; BITTAR, C. M. L.; NASCIMENTO, L. C. G.; SERRA, M. V. G. B.; TONELLO, M. G. M. Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática. Cinergis, v. 17, p. 1-7, 2016.
12.	SETUBAL, J.M.; FAYAN R.A.C. (Orgs.). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Comentada. Campinas: Fundação FEAC, 2016.
13.	SILVEIRA, S.R. Ancestralidade e implicações culturais religiosas afro-brasileiras na seleção de conteúdos. In: DAXENBERGER, A.C.S.; SOBRINHO, R.G.S.; SILVA, M.L. (Orgs.). Educação e etnicidade: diálogos interdisciplinares. 1ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017, v. 1, p. 134-147.
14.	SILVEIRA, S.R. Esporte Escolar: perspectivas de produção do Esporte da Escola. In: MACHADO, A.A.; TERTULIANO, I.W. (Org.). Educação Física e Esportes: novos caminhos. 1ed.São Paulo: Alexa Cultural, 2017, v. 1, p. 13-30.
15.	SILVEIRA, S.R.; ZACARIAS, M.E.K. Produção de Atividade. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Escola de Tempo Integral: Tempo e Qualidade – Oficinas Curriculares de Atividades Esportivas e Motoras, Ciclos I e II. São Paulo: SEE / CENP, 2007.
16.	TANI, G.; BASSO, L.; SILVEIRA, S.R.; CORREIA, W.R.; CORRÊA, U.C. O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. V. 27, n.3, p.149-157, 2013. ISSN 1807-5509; Qualis B1.
17.	TANI, G.; SILVEIRA, S.R.; BASSO, L.; CORRÊA, U.C. Desporto, municípios e escola: relato de duas experiências integrativas no Estado de São Paulo. In: BENTO, J.O.; CONSTANTITNO, J.M. (Orgs). Desporto e municípios: políticas, práticas e programas. 1. ed. Lisboa: Visão e Contextos, 2012. v. 1, p.289-300. ISBN 9789899776029
18.	TEIXEIRA, L. Atividade física adaptada à saúde: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2008.
19.	TONELLO, M.G.M. A inclusão nas Aulas de Educação Física: aspectos conceituais e práticos. In: Scarpato, M (Org.), Educação Física: como planejar as aulas de educação básica. São Paulo: Avercamp, p. 157-181, 2007.
20.	WHO. Relatório mundial sobre a deficiência / World Health Organization, The World Bank; tradução Lexicus Serviços Linguísticos. - São Paulo: SEDPcD, 2012. 334 p.
21.	ZANCAN, S. Estágios curriculares em educação física: contribuições e implicações para a qualidade na intervenção acadêmico-profissional sob a supervisão docente. IX ANPED SUL, 2012.
 

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