Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0124 - Educação Física no Ensino Médio I
High School Physical Education I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 10 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h , Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1. Construir fundamentação política e pedagógica consistente na perspectiva da formação docente para o componente curricular Educação Física no Ensino Médio. 2. Contextualizar a Educação Física no âmbito dos objetivos, finalidades e demandas sociais do Ensino Médio como etapa final da Educação Básica. 3. Proporcionar o contato dos licenciandos com escolas públicas e privadas de Ensino Médio para que seja possível subsidiar a futura práxis e autonomia docente, a partir da análise das ambiências objetivas e subjetivas que compõem a escola média. 4. Caracterizar e analisar as demandas psicossociais da adolescência e da fase adulta e suas implicações para o ensino de Educação Física no Ensino Médio. 5. Caracterizar e analisar a especificidade da Educação Física no Ensino Médio a partir das teorias pedagógicas e abordagens de ensino existentes 6. Analisar e situar o componente curricular Educação Física no Ensino Médio no âmbito das “Políticas Públicas de Educação”
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1796831 - Walter Roberto Correia
 
Programa Resumido
Fundamentação política e pedagógica para atuação docente no âmbito da Educação Física no Ensino Médio, com ênfase na compressão da especificidade do componente curricular em relação à etapa final do Ensino Básico.
 
 
 
Programa
I. Educação, cultura e escolarização: elementos para contextualização da Educação Física como componente curricular no Ensino Médio. II. Ensino Médio: demandas contemporâneas, objetivos e especificidades. III. Escola Média: caracterização das ambiências objetivas e subjetivas da configuração escolar. IV. Aspectos psicossociais da adolescência e da fase adulta: implicações curriculares e metodológicas para a Educação Física no Ensino Médio V. Educação Física no Ensino Médio: abordagens de ensino e tendências pedagógicas VI. Educação Física no Ensino Médio e Políticas Públicas: • Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio • Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física – introdução. OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES: As “Práticas como Componentes Curriculares” são desenvolvidas a partir do engajamento em oficinas de práticas pedagógicas, laboratório didático com escolas do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, mais especificamente da região centro-oeste no município da Cidade de São Paulo. Cabe destacar que as referidas práticas também são disponibilizadas no âmbito do convênio com a Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. As “Tecnologias da Informação e da Comunicação” são otimizadas pelo expediente virtual “Caderno Pedagógico EEFEUSP”. Essa página está disponibilizada aos docentes e discentes do curso de Licenciatura, Bacharelado em Educação Física e Bacharelado em Esporte de maneira a estimular a produção e publicação de textos, vídeos, cronogramas das disciplinas e propostas de intervenção pedagógica para o contexto da Educação Física Escolar. As atividades Acadêmicas/Científicas/Culturais constituem-se no engajamento e apreciação de filmes, documentários, encontros acadêmico/profissionais, passeios, visitações e estudo de meio. Importante destacar que, as demais disciplinas de cunho didático-pedagógicas ou de caráter metodológico desempenham um papel relevante no intuito do fomento e do arrojo da formação cultural mais ampla.
 
 
 
Avaliação
     
Método
 Participação interativa nas aulas expositivas com estímulos ao debate, análises, feedbacks individuais e/ou grupais, comentários e outras iniciativas devidamente contextualizadas que suscitem protagonismo crítico-propositivo.

 Mobilização para dinâmicas de grupo com foco em análise de situações problemas do cotidiano escolar.

 Efetivação de atividades de estágios com produção textual (relatórios e análises das experiências).

 Configuração de seminários temáticos com uso de Tecnologias da Informação e Comunicação: http://cadernopedagogicoeefeusp.wordpress.com/

 Exploração das experiências provenientes do campo de estágio, na perspectiva de uma profícua relação teoria-prática com vistas a subsidiar a futura práxis docente.


 Elaboração de dissertação (produção textual) com análise de desempenho docente e discente ao final de cada unidade temática e do período letivo.
Critério
A avaliação será processual/permanente ao longo da dinâmica curricular, com destacada ênfase nos itens:

1) participação em aula; 2) atividades de estudo e pesquisa; 3) mobilização dos dados provenientes do estágio para efeito de análise individual/coletiva e fonte para elaboração dos saberes docentes; 4) produção textual. Sendo assim, serão considerados/valorizados os seguintes aspectos:


a) Respeito à liberdade de pensamento e expressão com abertura para a dialogicidade;

b) Rigorosidade epistemológica (Fundamentação coerente com as temáticas estabelecidas);

c) Atitude investigativa e propositiva;

d) Comparecimento assíduo e regular às aulas e aos estágios;

e) Disponibilidade e prontidão no manuseio das Tecnologias da Informação e Comunicação;

f) Produção textual com unidade, clareza, delimitação e fundamentação pertinente à especificidade das temáticas propostas;

g) Compromisso e pontualidade na entrega das tarefas.
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
Betti, M.; Ferraz, O. L.; Dantas, L. E. P. B. T. Educação física escolar: estado da arte e direções futuras. Rev. bras. educ. fís. esporte, Dez 2011, vol.25, nº. .spe, p.105-115.

BETTI, Mauro. A janela de vidro: Esporte, televisão e educação física. Campinas, SP: Papirus, 1998.

______. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394. São Paulo, Editora do Brasil, 1996.

_____. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANEN, Ana & MOREIRA, Antonio. F. B. Ênfases e omissões no currículo. Campinas, SP: Papirus, 2001.

CARREIRA FILHO, D; CORREIA, W.R. Educação Física Escolar: docência e cotidiano. Curitiba/PR: Editora CRV, 2010.

CORREIA, W.R.; BASSO, L. Pedagogia do Movimento do Corpo Humano. Varzea Grande/SP: Editora Fontoura, 2013.

CORREIA, W. R. Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências. Rev. bras. educ. fís. esporte, Mar 2012, vol.26, no.1. p.171-178.

_____. W. R. A Educação Física no Ensino Médio: questões impertinentes. Várzea Paulista/SP. Editora Fontoura, 2011.

______. A Educação Física no Ensino Médio: discutindo a questão dos saberes escolares. Dissertação de mestrado. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999.

______. Planejamento participativo e o ensino de educação física no 2º grau. Revista Paulista de Educação Física, p.43-8,1996. Supl.2.

CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CORTELLA, M.S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2008.

DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

DIAS, D.I, CORREIA W. R. A educação física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-científica nos periódicos nacionais. Rev. bras. educ. fís. esporte, Jun 2013, vol.27, no.2, p.277-287.

FERRAZ, O. L.; CORREIA, W. R. Teorias curriculares, perspectivas teóricas em Educação Física Escolar e implicações para a formação docente. Rev. bras. educ. fís. esporte, Set 2012, vol.26, no.3, p.531-540.

FRANCO, M.A. R. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIMENEZ, R.; TEODORO DE SOUZA, M. Ensaios sobre contextos da formação profissional em educação física. Várzea Paulista/SP: Fontoura, 2011.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí:UNIJUÍ, 2000.

MARIZ DE OLIVEIRA, J.G. Cinesiologia Humana (Educação Física) na Educação Básica. Seminário São Paulo em debate: experiências inovadoras na gestão Pública. Jandira, SP: Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, p.43-44, 2004.

_____. Educação física escolar: construindo castelos de areia. Revista Paulista de Educação Física, v.5, p. 5-11, 1991.

NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto/Portugal: Porto Editora, 2000.

PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PIMENTA, S.G. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SILVA, João Batista F. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo, Scipione, 1989.

SACRISTÁN J.G; PÉREZ GOMEZ, A.I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SACRISTÁN J.G. A Educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artmed, 2001.

______. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOMÉ, J.T. A educação em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SOARES, C.L.; TAFFAREL, C.N.Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M.D.; BRACHT, V. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo, Cortez, 1992.

TANI, Go. Perspectivas para a educação física escolar. Revista Paulista de Educação Física, v.5, n.1/2, p.61-69, 1991.

TANI, Go; MANOEL, Edson J.; KOKUBUN, Eduardo; PROENÇA,José E. Educação física escolar: uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo, EPU/EDUSP, 1986.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O Trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

____. Ofício de professor: histórias, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis/RJ; Vozes, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.

SÃO PAULO (SE/CENP) Proposta Curricular do Estado de São Paulo. (Ensino Médio/Educação Física). São Paulo, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para EFP0124

Clique para consultar o oferecimento para EFP0124

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP