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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0124 - Educação Física no Ensino Médio I
High School Physical Education I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 10 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h , Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1.	Construir fundamentação política e pedagógica consistente na perspectiva da formação docente para o componente curricular Educação Física no Ensino Médio.

2.	Contextualizar a Educação Física no âmbito dos objetivos, finalidades e demandas sociais do Ensino Médio como etapa final da Educação Básica.

3.	Proporcionar o contato dos licenciandos com escolas públicas e privadas de Ensino Médio para que seja possível subsidiar a futura práxis e autonomia docente, a partir da análise das ambiências objetivas e subjetivas que compõem a escola média. 

4.	Caracterizar e analisar as demandas psicossociais da adolescência e da fase adulta e suas implicações para o ensino de Educação Física no Ensino Médio.

5.	Caracterizar e analisar a especificidade da Educação Física no Ensino Médio a partir das teorias pedagógicas e abordagens de ensino existentes

6.	Analisar e situar o componente curricular Educação Física no Ensino Médio no âmbito das “Políticas Públicas de Educação”
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1796831 - Walter Roberto Correia
 
Programa Resumido
Fundamentação política e pedagógica para atuação docente no âmbito da Educação Física no Ensino Médio, com ênfase na compressão da especificidade do componente curricular em relação à etapa final do Ensino Básico.
 
 
 
Programa
I.	Educação, cultura e escolarização: elementos para contextualização da Educação Física como componente curricular no Ensino Médio.

II.	Ensino Médio: demandas contemporâneas, objetivos e especificidades. 

III.	Escola Média: caracterização das ambiências objetivas e subjetivas da configuração escolar.

IV.	Aspectos psicossociais da adolescência e da fase adulta: implicações curriculares e metodológicas para a Educação Física no Ensino Médio

V.	Educação Física no Ensino Médio: abordagens de ensino e tendências pedagógicas

VI.	Educação Física no Ensino Médio e Políticas Públicas:

•	Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio
•	Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física – introdução.


OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES:

As “Práticas como Componentes Curriculares” são desenvolvidas a partir do engajamento em oficinas de práticas pedagógicas, laboratório didático com escolas do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, mais especificamente da região centro-oeste no município da Cidade de São Paulo. Cabe destacar que as referidas práticas também são disponibilizadas no âmbito do convênio com a Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP.

As “Tecnologias da Informação e da Comunicação” são otimizadas pelo expediente virtual “Caderno Pedagógico EEFEUSP”. Essa página está disponibilizada aos docentes e discentes do curso de Licenciatura, Bacharelado em Educação Física e Bacharelado em Esporte de maneira a estimular a produção e publicação de textos, vídeos, cronogramas das disciplinas e propostas de intervenção pedagógica para o contexto da Educação Física Escolar.

As atividades Acadêmicas/Científicas/Culturais constituem-se no engajamento e apreciação de filmes, documentários, encontros acadêmico/profissionais, passeios, visitações e estudo de meio. Importante destacar que, as demais disciplinas de cunho didático-pedagógicas ou de caráter metodológico desempenham um papel relevante no intuito do fomento e do arrojo da formação cultural mais ampla.
 
 
 
Avaliação
     
Método
 Participação interativa nas aulas expositivas com estímulos ao debate, análises, feedbacks individuais e/ou grupais, comentários e outras iniciativas devidamente contextualizadas que suscitem protagonismo crítico-propositivo.

 Mobilização para dinâmicas de grupo com foco em análise de situações problemas do cotidiano escolar.

 Efetivação de atividades de estágios com produção textual (relatórios e análises das experiências).

 Configuração de seminários temáticos com uso de Tecnologias da Informação e Comunicação: http://cadernopedagogicoeefeusp.wordpress.com/

 Exploração das experiências provenientes do campo de estágio, na perspectiva de uma profícua relação teoria-prática com vistas a subsidiar a futura práxis docente.


 Elaboração de dissertação (produção textual) com análise de desempenho docente e discente ao final de cada unidade temática e do período letivo.
Critério
A avaliação será processual/permanente ao longo da dinâmica curricular, com destacada ênfase nos itens:

1) participação em aula; 2) atividades de estudo e pesquisa; 3) mobilização dos dados provenientes do estágio para efeito de análise individual/coletiva e fonte para elaboração dos saberes docentes; 4) produção textual. Sendo assim, serão considerados/valorizados os seguintes aspectos:


a) Respeito à liberdade de pensamento e expressão com abertura para a dialogicidade;

b) Rigorosidade epistemológica (Fundamentação coerente com as temáticas estabelecidas);

c) Atitude investigativa e propositiva;

d) Comparecimento assíduo e regular às aulas e aos estágios;

e) Disponibilidade e prontidão no manuseio das Tecnologias da Informação e Comunicação;

f) Produção textual com unidade, clareza, delimitação e fundamentação pertinente à especificidade das temáticas propostas;

g) Compromisso e pontualidade na entrega das tarefas.
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
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