1. Construir fundamentação política e pedagógica consistente na perspectiva da formação docente para o componente curricular Educação Física no Ensino Médio. 2. Contextualizar a Educação Física no âmbito dos objetivos, finalidades e demandas sociais do Ensino Médio como etapa final da Educação Básica. 3. Proporcionar o contato dos licenciandos com escolas públicas e privadas de Ensino Médio para que seja possível subsidiar a futura práxis e autonomia docente, a partir da análise das ambiências objetivas e subjetivas que compõem a escola média. 4. Caracterizar e analisar as demandas psicossociais da adolescência e da fase adulta e suas implicações para o ensino de Educação Física no Ensino Médio. 5. Caracterizar e analisar a especificidade da Educação Física no Ensino Médio a partir das teorias pedagógicas e abordagens de ensino existentes 6. Analisar e situar o componente curricular Educação Física no Ensino Médio no âmbito das “Políticas Públicas de Educação”
Fundamentação política e pedagógica para atuação docente no âmbito da Educação Física no Ensino Médio, com ênfase na compressão da especificidade do componente curricular em relação à etapa final do Ensino Básico.
I. Educação, cultura e escolarização: elementos para contextualização da Educação Física como componente curricular no Ensino Médio. II. Ensino Médio: demandas contemporâneas, objetivos e especificidades. III. Escola Média: caracterização das ambiências objetivas e subjetivas da configuração escolar. IV. Aspectos psicossociais da adolescência e da fase adulta: implicações curriculares e metodológicas para a Educação Física no Ensino Médio V. Educação Física no Ensino Médio: abordagens de ensino e tendências pedagógicas VI. Educação Física no Ensino Médio e Políticas Públicas: • Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio • Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física – introdução. OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES: As “Práticas como Componentes Curriculares” são desenvolvidas a partir do engajamento em oficinas de práticas pedagógicas, laboratório didático com escolas do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, mais especificamente da região centro-oeste no município da Cidade de São Paulo. Cabe destacar que as referidas práticas também são disponibilizadas no âmbito do convênio com a Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. As “Tecnologias da Informação e da Comunicação” são otimizadas pelo expediente virtual “Caderno Pedagógico EEFEUSP”. Essa página está disponibilizada aos docentes e discentes do curso de Licenciatura, Bacharelado em Educação Física e Bacharelado em Esporte de maneira a estimular a produção e publicação de textos, vídeos, cronogramas das disciplinas e propostas de intervenção pedagógica para o contexto da Educação Física Escolar. As atividades Acadêmicas/Científicas/Culturais constituem-se no engajamento e apreciação de filmes, documentários, encontros acadêmico/profissionais, passeios, visitações e estudo de meio. Importante destacar que, as demais disciplinas de cunho didático-pedagógicas ou de caráter metodológico desempenham um papel relevante no intuito do fomento e do arrojo da formação cultural mais ampla.
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