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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0125 - Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano II
Physical Education in Elementary Education (6th – 9th grade) II.

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 10 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h , Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1.	Aprofundar a fundamentação teórica acerca de  características e especificidades da Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano considerando questões contemporâneas presentes na cultura escolar;

2.	Prover os licenciandos de subsídios pedagógicos para efeito de sistematização dos conhecimentos adequados a Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano; 

3.	Oferecer oportunidades de organização e gerenciamento de experiências pedagógicas em situações de aulas em instituições de Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, envolvendo discussões e análises das realidades, observações participantes, estruturação e planejamento de práticas pedagógicas;

4.	Analisar propostas curriculares oficiais para a Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano; 

5.	Elaborar propostas/projetos de intervenção de Educação Física para o Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, considerando a especificidade e riqueza da cultura do movimento bem como os múltiplos contextos da educação escolarizada.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7477777 - Fernando Garbeloto dos Santos
 
Programa Resumido
Aprofundamento da fundamentação teórica sobre a Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. Elaboração de programa, considerando os elementos: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação. Organização de experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno.
 
 
 
Programa
I. Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º: características e especificidades em relação a questões contemporâneas;
II. As manifestações da cultura do movimento e possibilidades pedagógicas para o Ensino Fundamental de 6º ao 9º: jogo, dança, ginástica, esporte, lutas, entre outros; 
III. A interação e coerência entre os elementos do programa de educação física para o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano: a determinação de objetivos, seleção de temas ou conteúdos, possibilidades metodológicas 
e avaliação;

IV. Relatos das experiências dos estágios: análise de casos e situações do cotidiano escolar;

V. Elaboração de propostas/projetos de intervenção de Educação Física para o Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, considerando a especificidade e riqueza da cultura do movimento;

VI. Pesquisa e produção do conhecimento em Educação Física Escolar.


OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES:

As Práticas como Componentes Curriculares são desenvolvidas a partir do engajamento em estudos de caso a partir de experiências vivenciadas em contexto escolar em escolas conveniadas com a EEFE/USP. A partir da observação, os alunos identificam um problema para o qual desenvolvem uma análise, com estudo da literatura específica, e busca de soluções. As questões abordadas podem incluir elementos específicos do processo ensino-aprendizagem da cultura do movimento, bem como questões amplas tais como gênero, violência, preconceito, inclusão, relação professor/aluno, entre outros.

O uso de tecnologias de informação e comunicação é incentivado com a criação de grupo em ambiente virtual para divulgação das atividades e compartilhamento de leituras. Fomenta-se a discussão acerca da presença de novas tecnologias em aula, com debate de textos relacionados a presença das tecnologias na escola, a influência da mídia, entre outros. Ao longo do semestre amplia-se o uso de tecnologias com registro fotográfico e em vídeo das vivências em aula, apresentação de trabalhos e análises que envolvam entrevistas e edição de imagens. As experiências são também otimizadas pelo expediente virtual “Caderno Pedagógico EEFEUSP”, disponibilizado aos docentes e discentes de maneira a estimular a produção e publicação de textos, vídeos, cronogramas das disciplinas e propostas de intervenção pedagógica para o contexto da Educação Física Escolar. Há ainda a possibilidade de visitação e experimentação em laboratórios de realidade virtual disponíveis na instituição.

As atividades Acadêmicas-Científico-Culturais constituem-se no engajamento e apreciação de filmes, documentários, encontros acadêmico/profissionais, visitações a museus e exposições. A participação nas atividades é de livre escolha. Durante o semestre letivo a turma pode compartilhar sugestões e experiências por meio digital, divulgando ao grupo eventos e atividades pertinentes para uma formação cultural mais ampla.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido por meio de aulas expositivo-dialogadas, leituras, estudos individuais e em grupo, análise de situações-problema e elaboração de propostas.
O acompanhamento e avaliação do processo se dará de forma contínua mediante:
- Participação nas aulas expositivas com estímulo ao debate, análises, comentários e outras iniciativas que suscitem o diálogo;

- Participação em dinâmicas de grupo com foco em análise de situações problemas do cotidiano escolar e da realidade presenciada nos estágios;

- Relato e análise de atividades de estágios com produção textual (relatórios e análises das experiências);

- Participação em seminários e vivências com sistematização e apresentação de propostas para temas específicos da cultura do movimento, considerando o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação e estabelecendo vínculos entre a fundamentação teórica e questões provenientes da realidade escolar ();

- Produção textual individual explorando questões contemporâneas da realidade escolar do Ensino Fundamental, estabelecendo vínculos entre as experiências provenientes do campo de estágio, leituras e discussões realizadas em aula.
Critério
A avaliação será continua com ênfase nos itens:

1) participação em aula;
2) atividades de estudo e pesquisa individuais e em grupo;
3) mobilização dos dados provenientes do estágio para análise individual/coletiva;
4) produção textual.

Serão considerados/valorizados os seguintes aspectos:

a) Respeito à liberdade de expressão com abertura ao diálogo;
b) Rigorosidade epistemológica (Fundamentação coerente com as temáticas estabelecidas);
c) Atitude investigativa;
d) Comparecimento regular às aulas e aos estágios;
e) Disponibilidade e prontidão no manuseio das Tecnologias da Informação e Comunicação;
f) Produção textual demonstrando domínio da língua portuguesa, organização, clareza e fundamentação pertinente à especificidade das temáticas propostas;
g) Compromisso e pontualidade na realização das tarefas.
Norma de Recuperação
Plano de estudos e atividades programadas.
 
Bibliografia
     
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ZIMMERMANN, A.C.; SAURA, S.C. Jogos Tradicionais. São Paulo: Selo Pirata/Editora Laços, 2014.
 

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