1. Aprofundar a fundamentação teórica acerca de características e especificidades da Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano considerando questões contemporâneas presentes na cultura escolar; 2. Prover os licenciandos de subsídios pedagógicos para efeito de sistematização dos conhecimentos adequados a Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano; 3. Oferecer oportunidades de organização e gerenciamento de experiências pedagógicas em situações de aulas em instituições de Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, envolvendo discussões e análises das realidades, observações participantes, estruturação e planejamento de práticas pedagógicas; 4. Analisar propostas curriculares oficiais para a Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano; 5. Elaborar propostas/projetos de intervenção de Educação Física para o Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, considerando a especificidade e riqueza da cultura do movimento bem como os múltiplos contextos da educação escolarizada.
Aprofundamento da fundamentação teórica sobre a Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. Elaboração de programa, considerando os elementos: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação. Organização de experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno.
I. Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º: características e especificidades em relação a questões contemporâneas; II. As manifestações da cultura do movimento e possibilidades pedagógicas para o Ensino Fundamental de 6º ao 9º: jogo, dança, ginástica, esporte, lutas, entre outros; III. A interação e coerência entre os elementos do programa de educação física para o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano: a determinação de objetivos, seleção de temas ou conteúdos, possibilidades metodológicas e avaliação; IV. Relatos das experiências dos estágios: análise de casos e situações do cotidiano escolar; V. Elaboração de propostas/projetos de intervenção de Educação Física para o Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, considerando a especificidade e riqueza da cultura do movimento; VI. Pesquisa e produção do conhecimento em Educação Física Escolar. OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES: As Práticas como Componentes Curriculares são desenvolvidas a partir do engajamento em estudos de caso a partir de experiências vivenciadas em contexto escolar em escolas conveniadas com a EEFE/USP. A partir da observação, os alunos identificam um problema para o qual desenvolvem uma análise, com estudo da literatura específica, e busca de soluções. As questões abordadas podem incluir elementos específicos do processo ensino-aprendizagem da cultura do movimento, bem como questões amplas tais como gênero, violência, preconceito, inclusão, relação professor/aluno, entre outros. O uso de tecnologias de informação e comunicação é incentivado com a criação de grupo em ambiente virtual para divulgação das atividades e compartilhamento de leituras. Fomenta-se a discussão acerca da presença de novas tecnologias em aula, com debate de textos relacionados a presença das tecnologias na escola, a influência da mídia, entre outros. Ao longo do semestre amplia-se o uso de tecnologias com registro fotográfico e em vídeo das vivências em aula, apresentação de trabalhos e análises que envolvam entrevistas e edição de imagens. As experiências são também otimizadas pelo expediente virtual “Caderno Pedagógico EEFEUSP”, disponibilizado aos docentes e discentes de maneira a estimular a produção e publicação de textos, vídeos, cronogramas das disciplinas e propostas de intervenção pedagógica para o contexto da Educação Física Escolar. Há ainda a possibilidade de visitação e experimentação em laboratórios de realidade virtual disponíveis na instituição. As atividades Acadêmicas-Científico-Culturais constituem-se no engajamento e apreciação de filmes, documentários, encontros acadêmico/profissionais, visitações a museus e exposições. A participação nas atividades é de livre escolha. Durante o semestre letivo a turma pode compartilhar sugestões e experiências por meio digital, divulgando ao grupo eventos e atividades pertinentes para uma formação cultural mais ampla.
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