Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0126 - Educação Física no Ensino Médio II
High School Physical Education II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 10 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h , Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1. Prover os licenciandos de subsídios didáticos e metodológicos para efeito de sistematização dos conhecimentos em relação ao componente curricular Educação Física no Ensino Médio. 2. Oferecer oportunidades de experiências com situações de aulas em instituições de Ensino Médio, envolvendo discussões e análises das realidades e contextos, observações participantes, estruturação e planejamento estratégico para as práticas pedagógicas. 3. Analisar as prescrições curriculares provenientes do Ensino Público Oficial do Estado de São Paulo para a Educação Física no Ensino Médio, com vistas à caracterização dos saberes necessários à docência. 4. Elaborar propostas/projetos de intervenção (“Ensaios Propositivos”) de Educação Física para o Ensino Médio, considerando os múltiplos contextos da educação escolarizada. 5. Problematizar as relações interdependentes entre a formação inicial e permanente de professores na perspectiva do desenvolvimento dos saberes docentes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1796831 - Walter Roberto Correia
 
Programa Resumido
Fundamentação política e pedagógica para atuação docente no âmbito do ensino de Educação Física no Ensino Médio, com ênfase na elaboração de projetos de intervenção.
 
 
 
Programa
I. Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo – Ensino Médio: aprofundamentos. • Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo (Ensino Médio) – 1ª série -”Seminários” • Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo (Ensino Médio) – 2ª série -”Seminários” • Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo (Ensino Médio) - 3ª série -”Seminários”. II. Planejamento Participativo e o Ensino de Educação Física no Ensino Médio. III. Educação Física no Ensino Médio: “Temas Transversais” e implicações para os saberes docentes e discentes. IV. Relatos das experiências dos estágios: análise de casos e situações do cotidiano escolar. V. Projetos de intervenção para a Educação Física no Ensino Médio: “Ensaios Propositivos”. OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES: As “Práticas como Componentes Curriculares” são desenvolvidas a partir do engajamento em oficinas de práticas pedagógicas, laboratório didático com escolas do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, mais especificamente da região centro-oeste no município da Cidade de São Paulo. Cabe destacar que as referidas práticas também são disponibilizadas no âmbito do convênio com a Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. As “Tecnologias da Informação e da Comunicação” são otimizadas pelo expediente virtual “Caderno Pedagógico EEFEUSP”. Essa página está disponibilizada aos docentes e discentes do curso de Licenciatura, Bacharelado em Educação Física e Bacharelado em Esporte de maneira a estimular a produção e publicação de textos, vídeos, cronogramas das disciplinas e propostas de intervenção pedagógica para o contexto da Educação Física Escolar. As atividades Acadêmicas/Científicas/Culturais constituem-se no engajamento e apreciação de filmes, documentários, encontros acadêmico/profissionais, passeios, visitações e estudo de meio. Importante destacar que, as demais disciplinas de cunho didático-pedagógicas ou de caráter metodológico desempenham um papel relevante no intuito do fomento e do arrojo da formação cultural mais ampla.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação interativa nas aulas expositivas com estímulos ao debate, análises, feedbacks individuais e/ou grupais, comentários e outras iniciativas devidamente contextualizadas que suscitem protagonismo crítico-propositivo. Mobilização para dinâmicas de grupo com foco em análise de situações problemas do cotidiano escolar. Efetivação de atividades de estágios com produção textual (relatórios e análises das experiências). Configuração de seminários temáticos com uso de Tecnologias da Informação e Comunicação: http://cadernopedagogicoeefeusp.wordpress.com/ Exploração das experiências provenientes do campo de estágio, na perspectiva de uma profícua relação teoria-prática com vistas a subsidiar a futura práxis docente. Elaboração de dissertação (produção textual) com análise de desempenho docente e discente ao final de cada unidade temática e do período letivo.
Critério
A avaliação será processual/permanente ao longo da dinâmica curricular, com destacada ênfase nos itens: 1) Participação em aula; 2) Atividades de estudo e pesquisa; 3) Mobilização dos dados provenientes do estágio para efeito de análise individual/coletiva e fonte para elaboração dos saberes docentes; 4) Produção textual. Sendo assim, serão considerados/valorizados os seguintes aspectos: a) Respeito à liberdade de pensamento e expressão com abertura para a dialogicidade; b) Rigorosidade epistemológica (Fundamentação coerente com as temáticas estabelecidas); c) Atitude investigativa e propositiva; d) Comparecimento assíduo e regular às aulas e aos estágios (obrigatório); e) Disponibilidade e prontidão no manuseio das Tecnologias da Informação e Comunicação; f) Produção textual com unidade, clareza, delimitação e fundamentação pertinente à especificidade das temáticas propostas; g) Compromisso e pontualidade na entrega das tarefas.
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
Betti, M.; Ferraz, O. L.; Dantas, L. E. P. B. T. Educação física escolar: estado da arte e direções futuras. Rev. bras. educ. fís. esporte, Dez 2011, vol.25, nº. .spe, p.105-115.

BETTI, Mauro. A janela de vidro: Esporte, televisão e educação física. Campinas, SP: Papirus, 1998.

______. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394. São Paulo, Editora do Brasil, 1996.

_____. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANEN, Ana & MOREIRA, Antonio. F. B. Ênfases e omissões no currículo. Campinas, SP: Papirus, 2001.

CARREIRA FILHO, D; CORREIA, W.R. Educação Física Escolar: docência e cotidiano. Curitiba/PR: Editora CRV, 2010.

CORREIA, W.R.; BASSO, L. Pedagogia do Movimento do Corpo Humano. Varzea Grande/SP: Editora Fontoura, 2013.

CORREIA, W. R. Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências. Rev. bras. educ. fís. esporte, Mar 2012, vol.26, no.1. p.171-178.

_____. W. R. A Educação Física no Ensino Médio: questões impertinentes. Várzea Paulista/SP. Editora Fontoura, 2011.

______. A Educação Física no Ensino Médio: discutindo a questão dos saberes escolares. Dissertação de mestrado. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999.

______. Planejamento participativo e o ensino de educação física no 2º grau. Revista Paulista de Educação Física, p.43-8,1996. Supl.2.

CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CORTELLA, M.S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2008.

DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

DIAS, D.I, CORREIA W. R. A educação física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-científica nos periódicos nacionais. Rev. bras. educ. fís. esporte, Jun 2013, vol.27, no.2, p.277-287.

FERRAZ, O. L.; CORREIA, W. R. Teorias curriculares, perspectivas teóricas em Educação Física Escolar e implicações para a formação docente. Rev. bras. educ. fís. esporte, Set 2012, vol.26, no.3, p.531-540.

FRANCO, M.A. R. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIMENEZ, R.; TEODORO DE SOUZA, M. Ensaios sobre contextos da formação profissional em educação física. Várzea Paulista/SP: Fontoura, 2011.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí:UNIJUÍ, 2000.

MARIZ DE OLIVEIRA, J.G. Cinesiologia Humana (Educação Física) na Educação Básica. Seminário São Paulo em debate: experiências inovadoras na gestão Pública. Jandira, SP: Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, p.43-44, 2004.

_____. Educação física escolar: construindo castelos de areia. Revista Paulista de Educação Física, v.5, p. 5-11, 1991.

NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto/Portugal: Porto Editora, 2000.

PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PIMENTA, S.G. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SACRISTÁN J.G; PÉREZ GOMEZ, A.I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SACRISTÁN J.G. A Educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artmed, 2001.

______. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOMÉ, J.T. A educação em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SILVA, João Batista F. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo, Scipione, 1989.

SOARES, C.L.; TAFFAREL, C.N.Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M.D.; BRACHT, V. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo, Cortez, 1992.

TANI, Go. Perspectivas para a educação física escolar. Revista Paulista de Educação Física, v.5, n.1/2, p.61-69, 1991.

TANI, Go; MANOEL, Edson J.; KOKUBUN, Eduardo; PROENÇA,José E. Educação física escolar: uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo, EPU/EDUSP, 1986.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O Trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

____. Ofício de professor: histórias, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis/RJ; Vozes, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.

SÃO PAULO (SE/CENP) Proposta Curricular do Estado de São Paulo. (Ensino Médio/Educação Física). São Paulo, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para EFP0126

Clique para consultar o oferecimento para EFP0126

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP