Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0128 - Aprendizagem Motora Aplicada à Educação Física e Esporte
Motor Learning Applied to Physical Education and Sport

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de aplicar conhecimentos da Aprendizagem Motora na intervenção profissional, ou seja, facilitar a aquisição de habilidades motoras no ciclo vital mediante a manipulação dos fatores que a afetam.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3134781 - Flavio Henrique Bastos
80421 - Go Tani
 
Programa Resumido
Discutir as implicações práticas dos conhecimentos de Aprendizagem Motora na elaboração, execução e avaliação de programas de educação física e esporte direcionados para as diferentes fases do ciclo de vida.
 
 
 
Programa
1. Aprendizagem motora, educação física e esporte.
2. Processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras em educação física e esporte.
3. Análise e organização da tarefa de aprendizagem em educação física e esporte.
4. Estabelecimento de metas na aquisição de habilidades motoras em educação física e esporte.
5. Estruturação da prática na aquisição de habilidades motoras em educação física e esporte.
6. Fornecimento de feedback na aquisição de habilidades motoras em educação física e esporte.
7. Avaliação da aquisição de habilidades motoras em educação física e esporte.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, aulas teórico-práticas, recomendações de leitura e elaboração de tarefas.
Critério
1. Uma prova escrita (70% da avaliação).
2. Tarefas (30% da avaliação).
Norma de Recuperação
Será aplicada prova escrita, em data a ser fixada pelo docente, observando-se o disposto no art. 1o. da Resolução COG-3583, de 29/09/89.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

Guedes, M.G.S. (Ed.)(2001). Aprendizagem motora: problemas e contextos. Lisboa: Edições FMH.
Magill, R.A. (1999). Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher.
Magill, R.A. & Grodesky, J.M. (2005). Applying motor learning principles to program design (pp. 283-299). In: C.J. Jones & D.J. Rose (Eds.), Physical activity instruction of older adults. Champaign: Human Kinetics.
Schmidt, R. & Wrisberg, C. (2001). Aprendizagem e performance motora. Porto Alegre: Artmed.
Tani, G. (1998). Liberdade e restrição do movimento no desenvolvimento motor da criança. In: R. Krebs, F. Coppetti & T. Beltrame (Eds.), Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti.
Tani, G. (1999). Criança e movimento: o conceito de prática na aquisição de habilidades motoras. In: R. Krebs, F. Coppetti, T. Beltrame & M. Ulstra (Eds.), Perspectivas no estudo do desenvolvimento infantil. Santa Maria: Editora da SIEC.
Tani, G. (2005). Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Tani, G., Santos, S. & Meira Júnior, C.M. (2006). O ensino da técnica e a aquisição de habilidades motoras no desporto. In G. Tani, J.O. Bento & R.D.S. Petersen (Eds.), Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Bibliografia Complementar:

Batalha, A.P., Deconstruction and construction of the fundamental part of a dance session. In: Carreiro da Costa, F., Diniz, J. A., Carvalho, L. M. & Onofre, M. S. Research on teaching and research on teacher education., 1996. Lisbon, Proceedings of the International Seminar(November,): p. 46-52.
Coker, C.A., Practice setting modification and skill acquisition. The Physical Educator, 2005. 62(1): p. 26-31.
Corrêa, U.C., Martel, V.S.A., Barros, J.A.C. & Walter, C. Efeitos da freqüência de conhecimento de performance na aprendizagem de habilidades motoras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.19, n.2, p.127-141, 2005.
Corrêa, U.C., Sabino da SIlva, A. & Paroli, R. Efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futsal. Revista Motriz, v.10, n.2, p.79-88, 2004.
Corrêa, U.C., Souza JR., & Santos, S. Goal setting in acquisition of a volleyball skill late in motor learning. Perceptual and Motor Skills, v.103, p.273-278, 2006.
Fialho, J.V.A., R.N. Benda, and H. Ugrinowitsch, The contextual interference effect in a serve skill acquisition with experienced volleyball players. Journal of Human Movement Studies, 2006. 50: p. 65-78.
Freudenheim A.M., Tani, G. Efeito da especificidade da meta na aprendizagem de uma habilidade de sustentação no meio líquido, em crianças. Revista da Associação dos Professores de Educação Física de Londrina, Londrina, v.13, p.1-11, 1998.
Green, D.P.; Whitehead, J.; Sugden, D.A. Practice variability and transfer of a racket skill. Perceptual and Motor Skills, v.81, p.1275-81, 1995.
Hall, K.G.; Domingues, D.A.; Cavazos, R. Contextual interference effects with skilled baseball players. Perceptual and Motor Skills, v.78, p.835-41, 1994.
Magill, R.A. & Schoenfelder-Zohdi, B. A visual model and knowledge of performance as sources of information for learning a rhitmica gymnastics skill. International Journal of Sport Psychology, v.27, p.7-22, 1996.
Pasetto, S.C., Araújo, P.F. & Corrêa, U.C. Efeitos de dicas visuais na aprendizagem do nado crawl para alunos surdos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.6, n.3, 2006.
Públio, N.S., Tani, G. & Manoel, E.J. Efeitos da demonstração e instrução verbal na aprendizagem de habilidades motoras da ginástica olímpica. Revista Paulista De Educação Física, v.9, n.2, p.111-24, 1995.
Rink, J.E. Task presentation in pedagogy. Quest, v.46, p.270-80, 1994.
Silverman, S. Communication and motor skill learning: what we learn from research in th gymnasiun. Quest, v.46, p.267-269, 1994.
Silverman, S., A.M. Woods, and P.R. Subramaniam, Feedback and practice in physical education: interrelationships with task structures and student skill level. Journal of Human Movement Studies, 1999. 36: p. 203-224.
Silverman, S., A.M. Woods, and P.R. Subramaniam, Task structures, feedback to individual students, and student skill level in physical education. Res Q Exerc Sport, 1998. 69(4): p. 420-4.
Smith, P.J., S.J. Taylor, and K. Withers, Applying bandwidth feedback scheduling to a golf shot. Res Q Exerc Sport, 1997. 68(3): p. 215-21.
Starek, J. and P. McCullagh, The effect of self-modeling on the performance of beginning swimmers. Sport Psychologist, 1999. 13(3): p. 269-287.
Tani, G. Contribuições da aprendizagem motora à educação física: uma análise crítica. Revista Paulista de Educação Física, v.6, n.2, p.65-72, 1992.
Tani, G., Freudenheim, A.M., Meira Júnior, C.M. & Corrêa, U.C. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações. Revista Paulista de Educação Física, v.18, n.especial, pp.55-72, 2004.
Ugrinowitsch, H. and L.E.P.B.T. Dantas, Efeito do estabelecimento de metas na aprendizagem do arremesso do basquetebol. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 2002. 2(5): p. 58-63.
Ugrinowitsch, H. & Manoel, E. J. Interferência contextual: manipulação de programas e parâmetros na aquisição da habilidade “saque” do voleibol. Revista Paulista de Educação Física, v.13, n.2, p.197-216, 1999.
Wulf, G., et al., Enhancing the learning of sport skills through external-focus feedback. J Mot Behav, 2002. 34(2): p. 171-82.
Zetou, E., et al., Modeling in learning two volleyball skills. Percept Mot Skills, 2002. 94(3 Pt 2): p. 1131-42.

 

Clique para consultar os requisitos para EFP0128

Clique para consultar o oferecimento para EFP0128

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP