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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0131 - Dimensões Antropológicas da Educação Física e do Esporte
Anthropological Dimensions of Physical Education and Sport

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1 - Possibilitar aos alunos da Educação Física, do Esporte e demais interessados uma formação básica em Antropologia na sua interface com o movimento humano. 2 - Oportunizar o acesso a instrumentos metodológicos de pesquisa da área antropológica e filosófica quando aplicadas aos fenômenos do corpo e do movimento. 3 - Promover reflexões relativas à área científica de Educação Física (Bacharel e Licenciatura), Esporte e Lazer estabelecendo perspectivas para o aprofundamento conceitual, teórico e metodológico em consonância com futuras inserções profissionais do corpo discente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1946661 - Soraia Chung Saura
 
Programa Resumido
A área de humanidades da Educação Física, do Esporte e Lazer apresenta atualmente questões instigantes para se pensar os conceitos que envolvem o corpo e o movimento humano. A partir da materialidade das pesquisas antropológicas, suas metodologias e variabilidades, ampliam-se os diálogos possíveis com a ciência, a arte e a filosofia. Elementos empíricos como atividades físicas, visitas e proposições do coletivo de alunos, fornecem subsídios para discussões teóricas e científicas, com elaboração de projetos a serem desenvolvidos. Almeja-se assim, uma discussão da identidade ontológica da área com compromisso ético-científico.
 
 
 
Programa
1. Antropologia, Ética, Ciência e Processos Subjetivos - O que é antropologia e suas interfaces com Educação Física e Esporte - Novos paradigmas, pós-modernismo. O que é a Ética neste contexto? Gênero. - Corpo e Movimento como fonte de conhecimento – a subjetividade e a elaboração de sentido como categorias de conhecimento - A centralidade do motivo lúdico na antropologia - Elaboração de memorial 2. Gestos, Imagens e Recorrências: a observação e a escuta. - Modalidades e Práticas como fenômenos - Corporeidade, Gestualidade, reverberação e recorrência - A perspectiva de quem vê e de quem sente – o ponto de vista nativo - A entrevista 3. Trabalho de Campo, descrições e narrativas científicas. - Descrição densa - Inspirações de trabalhos de campo – da prática à proposição - A escrita e as imagens poéticas - A Ética - Observação e escrita 4. Educação Física, Esporte e Lazer: a dimensão da presença e do sentido. - Lazer e Jogos Tradicionais - Bacharelados e Licenciaturas - Elaboração de Projeto - A avaliação complexa e processual • As Práticas como Componentes Curriculares são desenvolvidas a partir das atividades, a saber: a) Observação de uma realidade universitária e desenvolvimento de um trabalho de campo. b) Observação de uma realidade escolar e desenvolvimento de um conteúdo prático. c) Participação no “Festival de Jogos Tradicionais e Lazer na Rua”, desenvolvido junto a escola pública, com elaboração de materiais para atividades aplicadas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. aulas expositivas 2. atividades programadas – práticas, trabalho de campo e visitas 3. leituras de textos 3. discussões em grupo 4. apresentação de trabalhos
Critério
Trabalhos em Grupo Elaboração de textos Elaboração de Projeto
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
- Almeida, Rogério de. Ferreira-Santos, Marcos. Aproximações ao Imaginário. São Paulo, Kepós, 2012. - Bachelard, Gaston. Fragmentos de uma poética do fogo. São Paulo, Brasiliense, 1988. - Bachelard, Gaston. A Água e os Sonhos. São Paulo, Martins Fontes, 2002. - Bachelard, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo, 2008. - Biondi, Karina. 2010. Junto e misturado. Uma etnografia do PCC. São Paulo: Terceiro Nome. - Cohn, Clarice. Antropologia da Criança. São Paulo: Zahar, 2009. - Daolio. Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995. - Daolio, Jocimar. Educação Física e o Conceito de Cultura. Campinas: Autores Associados, 2007. - Durand, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002. - Geertz, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989. - Gumbrecht, Hans. Elogio da beleza Atlética. São Paulo: Cia das Letras, 2007. - Huizinga, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2005. - Journal of the Philosophy of Sport, Revista, vários volumes, Print ISSN: 0094-8705 Online ISSN:1543-2939 - Levi-Strauss, Claude. A Antropologia diante dos problemas do mundo moderno. São Paulo: Cia das Letras, 2012. - Maffesoli, Michel. O Elogio da Razão Sensível. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 1998. - Magnani, José Guilherme. Souza, Bruna. (orgs) Jovens na Metrópole. São Paulo: Ed. Terceiro Nome, 2007. - Mauss, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: CosacNaify, 2003. - Merleau-Ponty, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006. - Merleau-Ponty, Maurice. O Olho e o espírito. São Paulo, Cosac & Naify, 2004. - Morin, Edgar. O Problema Epistemológico da complexidade. São Paulo, Publicações Europa-América, 1996. - Revista de Antropologia da USP, vários volumes, ISSN: 1678-9857 - Santiago, Leónea; Fumes, Neiza (orgs) Diferentes Olhares Sobre a Educação Fìsica na Escola. Maceió: Edufal, 2005. - Silva, Vagner Gonçalves da. O Antropólogo e sua magia. São Paulo: Edusp. 2005. - Toledo, Luiz Henrique de. Costa, Carlos Eduardo (orgs). Visão de Jogo, Antropologia das Práticas Esportivas.São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2009. - Wacquant, L. Corpo e alma: notas etnográficas de um aprendiz de boxe. Tradução Ângela Ramalho. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 2002 (“Prólogo”, “A rua e o ringue”). - Wisnick, José Miguel. Veneno Remédio, o Futebol e o Brasil. São Paulo, Cia das Letras, 2008.
 

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