Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0131 - Dimensões Antropológicas da Educação Física e do Esporte
Anthropological Dimensions of Physical Education and Sport

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação: 14/07/2018

Objetivos
1. propiciar ao aluno conhecimentos relativos aos elementos de Antropologia
2. propiciar ao aluno conhecimentos teóricos relativos às Dim. Antropológicas da Ed. Física e do Esporte
3. aplicar conhecimentos relativos às dimensões antropológicas da Ed. Física e do Esporte
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1946661 - Soraia Chung Saura
 
Programa Resumido
Apresentação e análise da área sociocultural da Educação Física e do Esporte e o papel desempenhado pela antropologia, em novos paradigmas da ciência. Desenvolvimento, a partir da realização de trabalhos de campo, dos elementos da antropologia contemporânea. Análise de práticas de atividades físicas e esportivas à luz da antropologia, considerando seus elementos intrínsecos.
 
 
 
Programa
1. "Fundamentos" da disciplina
1.1 Considerações a respeito da área sócio-cultural da Educação Física e do Esporte.
1.2 "Pressupostos referenciais" da disciplina de Dim. Antropológicas da Ed. Física e do Esporte.
1.3 Novos paradigmas da ciência / paradigma clássico
2. Elementos de Antropologia
2.1 Abordagens antropológicas
2.2 Antropologia tradicional e Antropologia crítica
2.3 Etnografia
2.4 Metodologia de pesquisa
3. Antropologia e o movimento humano / Ed. Física / Ed Física Escolar / Esporte
3.1 Natureza e Cultura
3.2 Alteridade e Relativismo Cultural
3.3 Antropologia Urbana / Estrutura Comunitária / Lazer
3.4 Corpo / Diferenças culturais / Fenômeno
3.5 Jogo / Sagrado / Rituais / Drama / Dor
3.6 Antropologia do Imaginário
3.7 Antropologia na Educação Física Escolar
4. Aplicação dos conhecimentos de natureza antropológica e metodologias de pesquisa no planejamento, execução e avaliação de programas de Ed. Física, Ed. Física Escolar e Esporte.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. aulas expositivas 2. atividades programadas – práticas, trabalho de campo e visitas 3. leituras de textos 3. discussões em grupo 4. apresentação de trabalhos
Critério
Trabalhos em Grupo Elaboração de textos Elaboração de Projeto
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
- Almeida, Rogério de. Ferreira-Santos, Marcos. Aproximações ao Imaginário. São Paulo, Kepós, 2012. - Bachelard, Gaston. Fragmentos de uma poética do fogo. São Paulo, Brasiliense, 1988. - Bachelard, Gaston. A Água e os Sonhos. São Paulo, Martins Fontes, 2002. - Bachelard, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo, 2008. - Biondi, Karina. 2010. Junto e misturado. Uma etnografia do PCC. São Paulo: Terceiro Nome. - Cohn, Clarice. Antropologia da Criança. São Paulo: Zahar, 2009. - Daolio. Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995. - Daolio, Jocimar. Educação Física e o Conceito de Cultura. Campinas: Autores Associados, 2007. - Durand, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002. - Geertz, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989. - Gumbrecht, Hans. Elogio da beleza Atlética. São Paulo: Cia das Letras, 2007. - Huizinga, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2005. - Journal of the Philosophy of Sport, Revista, vários volumes, Print ISSN: 0094-8705 Online ISSN:1543-2939 - Levi-Strauss, Claude. A Antropologia diante dos problemas do mundo moderno. São Paulo: Cia das Letras, 2012. - Maffesoli, Michel. O Elogio da Razão Sensível. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 1998. - Magnani, José Guilherme. Souza, Bruna. (orgs) Jovens na Metrópole. São Paulo: Ed. Terceiro Nome, 2007. - Mauss, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: CosacNaify, 2003. - Merleau-Ponty, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006. - Merleau-Ponty, Maurice. O Olho e o espírito. São Paulo, Cosac & Naify, 2004. - Morin, Edgar. O Problema Epistemológico da complexidade. São Paulo, Publicações Europa-América, 1996. - Revista de Antropologia da USP, vários volumes, ISSN: 1678-9857 - Santiago, Leónea; Fumes, Neiza (orgs) Diferentes Olhares Sobre a Educação Fìsica na Escola. Maceió: Edufal, 2005. - Silva, Vagner Gonçalves da. O Antropólogo e sua magia. São Paulo: Edusp. 2005. - Toledo, Luiz Henrique de. Costa, Carlos Eduardo (orgs). Visão de Jogo, Antropologia das Práticas Esportivas.São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2009. - Wacquant, L. Corpo e alma: notas etnográficas de um aprendiz de boxe. Tradução Ângela Ramalho. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 2002 (“Prólogo”, “A rua e o ringue”). - Wisnick, José Miguel. Veneno Remédio, o Futebol e o Brasil. São Paulo, Cia das Letras, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para EFP0131

Clique para consultar o oferecimento para EFP0131

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP