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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0131 - Dimensões Antropológicas da Educação Física e do Esporte
Anthropological Dimensions of Physical Education and Sport

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1 - Possibilitar aos alunos da Educação Física, do Esporte e demais interessados uma formação básica em Antropologia na sua interface com o movimento humano.
2 - Oportunizar o acesso a instrumentos metodológicos de pesquisa da área antropológica e filosófica quando aplicadas aos fenômenos do corpo e do movimento.
3 - Promover reflexões relativas à área científica de Educação Física (Bacharel e Licenciatura), Esporte e Lazer estabelecendo perspectivas para o aprofundamento conceitual, teórico e metodológico em consonância com futuras inserções profissionais do corpo discente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1946661 - Soraia Chung Saura
 
Programa Resumido
A área de humanidades da Educação Física, do Esporte e Lazer apresenta atualmente questões instigantes para se pensar os conceitos que envolvem o corpo e o movimento humano. A partir da materialidade das pesquisas antropológicas, suas metodologias e variabilidades, ampliam-se os diálogos possíveis com a ciência, a arte e a filosofia. Elementos empíricos como atividades físicas, visitas e proposições do coletivo de alunos,
fornecem subsídios para discussões teóricas e científicas, com elaboração de projetos a serem desenvolvidos. Almeja-se assim, uma discussão da identidade ontológica da área com compromisso ético-científico.
 
 
 
Programa
1. Antropologia, Ética, Ciência e Processos Subjetivos - O que é antropologia e suas interfaces com Educação Física e Esporte
- Novos paradigmas, pós-modernismo. O que é a Ética neste contexto? Gênero.
- Corpo e Movimento como fonte de conhecimento – a subjetividade e a elaboração de sentido como categorias de conhecimento
- A centralidade do motivo lúdico na antropologia
- Elaboração de memorial
2. Gestos, Imagens e Recorrências: a observação e a escuta.
- Modalidades e Práticas como fenômenos
- Corporeidade, Gestualidade, reverberação e recorrência
- A perspectiva de quem vê e de quem sente – o ponto de vista nativo
- A entrevista
3. Trabalho de Campo, descrições e narrativas científicas.
- Descrição densa
- Inspirações de trabalhos de campo – da prática à proposição
- A escrita e as imagens poéticas
- A Ética
- Observação e escrita
4. Educação Física, Esporte e Lazer: a dimensão da presença e do sentido.
- Lazer e Jogos Tradicionais
- Bacharelados e Licenciaturas
- Elaboração de Projeto
- A avaliação complexa e processual
• As Práticas como Componentes Curriculares são desenvolvidas a partir das atividades, a saber:
a) Observação de uma realidade universitária e desenvolvimento de um trabalho de campo.
b) Observação de uma realidade escolar e desenvolvimento de um conteúdo prático.
c) Participação no “Festival de Jogos Tradicionais e Lazer na Rua”, desenvolvido junto a escola pública, com elaboração de materiais para atividades aplicadas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. aulas expositivas 2. atividades programadas – práticas, trabalho de campo e visitas 3. leituras de textos 3. discussões em grupo 4. apresentação de trabalhos
Critério
Trabalhos em Grupo Elaboração de textos Elaboração de Projeto
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
- Almeida, Rogério de. Ferreira-Santos, Marcos. Aproximações ao Imaginário. São Paulo, Kepós, 2012.
- Bachelard, Gaston. Fragmentos de uma poética do fogo. São Paulo, Brasiliense, 1988.
- Bachelard, Gaston. A Água e os Sonhos. São Paulo, Martins Fontes, 2002.
- Bachelard, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo, 2008.
- Biondi, Karina. 2010. Junto e misturado. Uma etnografia do PCC. São Paulo: Terceiro Nome.
- Cohn, Clarice. Antropologia da Criança. São Paulo: Zahar, 2009.
- Daolio. Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.
- Daolio, Jocimar. Educação Física e o Conceito de Cultura. Campinas: Autores Associados, 2007.
- Durand, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
- Geertz, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989.
- Gumbrecht, Hans. Elogio da beleza Atlética. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
- Huizinga, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2005.
- Journal of the Philosophy of Sport, Revista, vários volumes, Print ISSN: 0094-8705 Online ISSN:1543-2939
- Levi-Strauss, Claude. A Antropologia diante dos problemas do mundo moderno. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
- Maffesoli, Michel. O Elogio da Razão Sensível. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 1998.
- Magnani, José Guilherme. Souza, Bruna. (orgs) Jovens na Metrópole. São Paulo: Ed. Terceiro Nome, 2007.
- Mauss, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: CosacNaify, 2003.
- Merleau-Ponty, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
- Merleau-Ponty, Maurice. O Olho e o espírito. São Paulo, Cosac & Naify, 2004.
- Morin, Edgar. O Problema Epistemológico da complexidade. São Paulo, Publicações Europa-América, 1996.
- Revista de Antropologia da USP, vários volumes, ISSN: 1678-9857
- Santiago, Leónea; Fumes, Neiza (orgs) Diferentes Olhares Sobre a Educação Fìsica na Escola. Maceió: Edufal, 2005.
- Silva, Vagner Gonçalves da. O Antropólogo e sua magia. São Paulo: Edusp. 2005.
- Toledo, Luiz Henrique de. Costa, Carlos Eduardo (orgs). Visão de Jogo, Antropologia das Práticas Esportivas.São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2009.
- Wacquant, L. Corpo e alma: notas etnográficas de um aprendiz de boxe. Tradução Ângela Ramalho. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 2002 (“Prólogo”, “A rua e o ringue”).
- Wisnick, José Miguel. Veneno Remédio, o Futebol e o Brasil. São Paulo, Cia das Letras, 2008.
 

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