Possibilitar a caracterização e análise das qualidades distintivas da arte marcial chinesa “Ving Tsun/Kung Fu”, com vistas ao incremento dos conhecimentos relativos ao contexto da cultura corporal de movimento necessários a formação dos profissionais de Educação Física, do Esporte e da Educação/Pedagogia.
estudo das qualidades distintivas da arte marcial Ving Tsun/Kung Fu como sistema de inteligência estratégica chinês de combate corporal simbólico.
História do pensamento clássico chinês (“Período Arcaico e Reinos Combatentes”). Sociedade e Cultura Chinesa: alguns desafios contemporâneos. Kung Fú: aspectos conceituais e etimológicos. Ving Tsun/Kung Fu: aspectos etimológicos. Ving tsun: dimensões históricas e genealogia. Inteligência Marcial: conceituação e implicações para o desenvolvimento humano. Caracterização do Ving Tsun/Kung Fu como sistema estratégico chinês de combate simbólico. Ving Tsun/Kung Fu: conceitos, princípios e aplicações Defesa pessoal ampliada: subsídios para o desenvolvimento da inteligência estratégica/marcial.
BACK A.; KIM, D. The future course of the Eastern martial arts. Quest, v.36, p.7-14, 1984. BOTTENBURG, M.V.; HEILBRON, J. De-sportization of fighting contests - the origins and dynamics of no holds barred events and the theory of sportization. International Review for the Sociology of Sport, Otago, v. 41, n.3-4, 259-282, 2006. BROWN, D.; JOHNSON, A. The social practice of self-defense martial arts: applications for physical education. Quest, Champaign, v.52, p.246-59, 2000. CHENG, A. História do Pensamento Chinês. Petrópolis,RJ: Vozes, 2006. CORREIA, W.R.; FRANCHINI, E. Produção Acadêmica das Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate. Rio Claro/SP, Motriz: vol16, 01, p.01-09, 2010. DEL VECCHIO F. B.; FRANCHIN E. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo de educação física. In: SAMUEL DE SOUZA NETO; DAGMAR HUNGER (Org.). Formação profissional em Educação Física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, 2006, v. 1, p. 99-108. DONOHUE, J.J. Modern educational theories and traditional Japanese martial arts training methods. Journal of Asian Martial Arts, v.14, n.2, p.8-29, 2005. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1993. FREUD, S. O malestar da civilização. Rio de Janeiro, Imago, 1979. MORAIS, R. Violência e Educação. Campinas/SP, Papirus1995. THEEBOOM, M.; KNOP, P. Asian martial arts and approaches of instruction in Physical Education. European Journal of Physical Education, Berlin, v. l4, n.2, p.146-161, 1999.