Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0135 - Produção de Conhecimento para Educação Física Escolar
The Production of Knowledge for School Physical Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Oferecer subsídios metodológicos para elaboração de projetos de pesquisa e/ou de intervenção pedagógica para a Educação Física Escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1796831 - Walter Roberto Correia
 
Programa Resumido
O presente componente curricular tem por propósito o oferecimento de uma instrumentalização metodológica de licenciandos, com vistas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e de intervenção pedagógica em Educação Física Escolar.
 
 
 
Programa
1) Educação Física Escolar como objeto de investigação científica;

2) Educação Física Escolar como campo de intervenção social;

3) A produção de conhecimento para Educação Física Escolar: “O Estado da Arte”;

4) Educação Física Escolar como campo de conhecimentos aplicados para intervenção pedagógica na perspectiva das tendências e teorias pedagógicas contemporâneas;

5) Caracterização da “Pesquisa Pedagógica” em Educação Física Escolar;

6) Relações entre o saber a ensinar e para ensinar em Educação Física Escolar;

7) Educação Física Escolar: relações entre os saberes docentes e o saberes discentes;

8) Educação Física Escolar: saberes e práticas docentes;

9) Educação Física Escolar: projetos de investigação sobre a prática pedagógica;

10) Educação Física Escolar: projetos para ação pedagógica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O conteúdo será desenvolvido por meio de aulas expositivas, análise de literatura, seminários e a configuração de projeto de pesquisa ou intervenção pedagógica.
Critério
Comparecimento assíduo e pontual nas aulas( Mínimo de 70%), apresentação de um projeto de pesquisa ou intervenção pedagógica para efeito de avaliação final e global da disciplina.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
BETTI, M.; FERRAZ, O. L.; DANTAS, L.E.P.B.T.; Educação física escolar: estado da arte e direções futuras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo: vol. 25, ed. especial, dezembro de 2011.

BETTI, M. Educação física e sociedade. São Paulo, Movimento, 1989.

BOAVENTURA, S.S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Editora Afrontamento. 2001.

BOGDAN, R. BILKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1999.

BRACHT, V. Educação Física e Ciência: cenas de um casamento infeliz. Iju: Editora Unijui, 2003.

BRACHT, V., CAPARROZ, F. E. O tempo e o lugar de uma didática da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas: v.28, n.2, p. 21-37, jan. 2007.

COLETIVO AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo, Cortez, 1992.

CORREIA, W.R. Educação Física Escolar: entre inquietudes e impertinências. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo: vol.26, nº1, jan/mar, 2012.

DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

DEMO, P. Ciência Rebelde: para continuar aprendendo, cumpre desestruturar. São Paulo: Atlas, 2012.

______. Praticar Ciência: metodologias do conhecimento científico. São Paulo: Saraiva, 2011.

GILL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GHEDIN, E.; SANTORO FRANCO, M.A. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí:UNIJUÍ, 2000.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LUDKE, M.; ANDRE, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

MACHADO, N.J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo, Cortez, 1995.

MOREIRA, W.W. Educação Física escolar: uma abordagem fenomenológica. Campinas, Editora da UNICAMP, 1992.

SILVA, João Batista F. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo, Scipione, 1989.

SILVA, S.A.P.S. A pesquisa qualitativa em educação física. Revista Paulista de Educação Física, v.10, n.1, p. 87-98, 1996.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico - crítica: primeiras aproximações. São Paulo, Cortez, Autores Associados, 1991.

TANI, G. Leituras em Educação Física: retratos de uma jornada. São Paulo: Editora Forte, 2011.

_____. Perspectivas para a educação física escolar. Revista Paulista de Educação Física, v.5, n.1/2, p.61-69, 1991.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

NETO, V.M.; BOSSLE, F.; SILVA, L.O.; SANCHOTENE, M.U. Quem aprende? Pesquisa e formação em Educação Física Escolar. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para EFP0135

Clique para consultar o oferecimento para EFP0135

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP