Público
Relação de Convocados
Relação de Matriculados
____________________
Calendário Escolar
2022
2021
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2021-2022
Edital 2022-2023
PEEG
PAP
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Educação Física e Esporte
Pedag do Mov do Corpo Humano
Disciplina: EFP0137 - Dimensões Históricas da Educação Física e do Esporte
Historical Dimensions of Physical Education and Sport
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
0
Carga Horária Total:
60 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
15/07/2017
Desativação:
Objetivos
Capacitar o aluno a compreender e analisar a história da atividade física em diversas épocas através do estudo de suas manifestações em diversas culturas e seu desenvolvimento na sociedade. Compreender o fenômeno esporte, a definição dos campos de atuação profissional da Educação Física, tanto na Licenciatura, quanto no Bacharelado e do Bacharel em Esporte através dos tempos.
Docente(s) Responsável(eis)
7351248 - Ana Cristina Zimmermann
Programa Resumido
Compreensão e análise da Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e do Bacharelado em Esporte enquanto desenvolvimento da profissão e dos fenômenos sócio/e educacional. A pesquisa histórica na Educação física e no Esporte. Conceitos, origens e evolução na área.
Programa
Definição de termos; descrição das formas de pesquisa histórica. Pesquisa histórica na atividade física, educação física e esporte: considerações sobre a metodologia e importância do estudo destas áreas. A atividade física nas civilizações orientais e ocidentais da antiguidade. A atividade física na Grécia e Roma da antiguidade. A atividade física no Período Medieval e na Idade Moderna. A atividade física no Brasil: do período colonial aos dias atuais. O Desenvolvimento da Educação Física a partir dos Sistemas Nacionais Europeus de Ensino: Alemão, Sueco, Francês, Austríaco. A Educação Física Escolar. O Esporte Olímpico: Origem e Evolução O surgimento do conceito contemporâneo do Esporte. O esporte como instrumento de educação e as influências da competitividade com exigências de rendimento. Surgimento dos órgãos reguladores: CONFEF, e CREF.
Avaliação
Método
Serão utilizadas aulas expositivas, seminários e discussões de vídeos, além de prova escrita.
Critério
- Apresentação de trabalhos 0-10 (peso 3) - Avaliação escrita 0-10 (peso 3) - Fichamentos e relatórios 0-10 (peso 4)
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
Bibliografia
ARANTES, Ana Cristina. História da Educação Física no Brasil. Revista digital – Buenos Aires – Año 13 – No 124 – Setembro de 2008. FREEMAN, W. H. Physical education and sport in a changing society. 4a edição, New York, McMillan Publishing Company, 1992. GENOVEZ, P. F.. O desafio de Clio: o esporte como objeto de estudo da História. Lecturas: Educacion Física Y Deportes, Buenos Aires, ano 2, n. 9, 1998. (http://www.sirc.ca/revista). GRIFFI, Grampiero. História da educação física e do esporte. Gerurgia, Luzzatto Editores, 1989. MARINHO, Irineu Penna. – História da Educação Física e do Esporte no Brasil. Tipografia Batista, Rio de Janeiro, 1958 MÉRITO, ENCICLOPÉDIA Esporte. Vol. 8, pág. 292, 1961. MECHIKOFF, R & ESTER, S. A history and philosophy of sport and physical education. Madison, WC, WCB Brown & Benchmark Publishers, 1993. MELLO, Victor de. Andrade. Porque devemos estudar história da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? MOTRIZ, Volume 3(1), pg. 56-61, 1997. ________. História da História da Educação Física e do Esporte no Brasil: panorama, perspectivas e propostas. Revista Eletrônica de História do Brasil, Juiz de Fora, v.1, n.1, 1997. (http://www.ufjf.br/~clionet/rehb). RAMOS, Jair Jordão. Os exercícios físicos na história e na arte – do homem primitivo aos nossos dias. São Paulo, SP, IBRASA, 1983. SIMÕES, Eleonora; PORCIUNCULA, Eduarda; LEAL; Flávia; BUENO, Marcos Cordeiro. Educação física escolar: um diálogo com sua história, desafios e possibilidades. Revista Didática Sistêmica, Edição Especial - Evento Extremos do Sul, págs. 219- 233, setembro de 2013. STEINHILBER, Jorge. Profissional de Educação Física Existe? Ed. Sprint, Rio de Janeiro, 1996. THOMAS, J. R. & NELSON, Jack. K. Métodos de pesquisa em atividade física. Tradução: Petersen, R. D. S.; Rodrigues, F. S.; Dornelles, M. S.; Larronda, A. C.; Oliveira, M. A.. TUBINO, Manoel José. Gomes. O que é esporte. São Paulo, Editora Brasiliense, 1993. _______, Manoel G. O Esporte no Brasil: do período colonial aos nossos dias. São Paulo: Ibrasa, 1996. Outras leituras sugeridas: Anais do I Encontro nacional de história do esporte, lazer e educação física, Campinas, SP, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 2000. Anais do VIII Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. 2002 e 2004. Anais do X Congresso Nacional de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança, Curitiba, 2006.
Clique para consultar os requisitos para EFP0137
Clique para consultar o oferecimento para EFP0137
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP