Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0138 - Trabalho de Conclusão de Curso I
Monography in Physical Education I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de:
(a) Dissertar sobre o sentido e o significado do trabalho de conclusão de curso (TCC) no âmbito dos estudos da escola e da educação física escolar;
(b) identificar possibilidades de elaboração e encaminhamento de TCC no universo de estudos e intervenções na escola tendo como referência o componente curricular educação física;
(c) Dispor de ferramentas teórico-metodológicos para elaboração do TCC.
(d) Compreender textos acadêmicos e científicos e redigi-los com objetividade, concisão, propriedade, correção e clareza, ampliando e consolidando o emprego linguístico estabelecido pela norma padrão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
51901 - Osvaldo Luiz Ferraz
 
Programa Resumido
O trabalho de conclusão de curso é um instrumento crucial para a formação do futuro professor uma vez que o leva problematizar sua futura prática e a fazer uma aproximação entre os conhecimentos pedagógicos e didáticos que balizam e orientam a intervenção na escola. A presente disciplina apresenta ao estudante os sentidos e significados do TCC no âmbito dos estudos da escola com especial referência à educação física mediando a relação do estudante com o desenvolvimento de conhecimentos, métodos, técnicas, auxiliando na compreensão e produção de textos relativos a esse componente curricular.
 
 
 
Programa
1) Conceitos de ciência e técnica e os estudos sobre a escola, (2) Pesquisas Pedagógicas em Educação Física Escolar, (3) O qualitativo e o quantitativo na pesquisa e desenvolvimento pedagógico, (4) Possibilidades de pesquisa e desenvolvimento na educação física escolar, (5) Caracterização do trabalho de conclusão de curso (TCC) no âmbito da escola, (6) Modelos de TCC e Orientações básicas para elaboração de TCC, (7) SIBiUSP e Recursos informacionais, (8) Adequação de dos registros linguísticos (revisão da forma, conteúdo, estilo e uso da língua portuguesa – sintaxe: concordância verbal e nominal, regências verbal e nominal).
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas, apresentação e discussão de temas dos próprios estudantes e seminários.
Critério
Tarefas (50%) e Seminários (50%) Aplicar-se-ão os artigos 81, 82, 83 e 84 do Regimento Geral da Universidade de São Paulo.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
AZANHA, J.M. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 2011. 
ANDRÉ, M E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
BEVERIDGE, W.I.B. Sementes da descoberta científica. São Paulo: T.A. Queiroz, Edison; EDUSP, 1981.
DENZIN, N.K.; LINCON, Y.S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006.
ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Editora Perspectiva, 1989.
EEFEUSP 40 anos da Pós-Graduação da Escola de Educação Física e Esporte da USP. São Paulo: Rev Bras Educ Fís e Esporte, agosto, 31, no. Especial, 2017.
EEFEUSP Diretrizes para elaboração de dissertações e teses. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte da USP. IN:
http://www.eefe.usp.br/sites/default/files/diretrizes%20teses%20e%20dissertac_o_es%20eefe_14052014%281%29.pdf
EEFEUSP 70 anos da Escola de Educação Física e Esporte da USP. São Paulo: Revista Paulista de Educação Física, v.18, agosto, no. Especial, 2004.
FAULSTICH, E. L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis, Vozes Editora, 2014.
FERRAZ, O.L. Pesquisa pedagógicas em educação física e esporte. Curitiba, CRV, 2016.
GATTI, B.A.A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
HOFFMAN, S.J.; HARRIS, J.C. Cinesiologia: o estudo da atividade física. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
KOCHE, V.S.; BOFF, O.M.B.; MMARINELLO, A.F. Leitura e Produção Textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis, Vozes, 2010. 
 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Programa de Formação de Professores. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação da USP, 2004.
TANI, G. Leituras em educação Física. São Paulo: Phorte Editora, 2011.
THOMAS, J. R., & NELSON, J. K. Métodos de Pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para EFP0138

Clique para consultar o oferecimento para EFP0138

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP