Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0138 - Trabalho de Conclusão de Curso I
Monography in Physical Education I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de: (a) Dissertar sobre o sentido e o significado do trabalho de conclusão de curso (TCC) no âmbito dos estudos da escola e da educação física escolar; (b) Identificar possibilidades de elaboração e encaminhamento de TCC no universo de estudos e intervenções na escola tendo como referência o componente curricular educação física; (c) Dispor de ferramentas teórico-metodológicos para elaboração do TCC.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
51901 - Osvaldo Luiz Ferraz
 
Programa Resumido
A educação física como dimensão da educação tem uma longa história iniciada no Século XVII. Todavia, só recentemente, a educação física tem recebido um tratamento acadêmico em associação ao desenvolvimento de novas plataformas e concepções acerca da formação de professores de educação física. O trabalho de conclusão de curso é um instrumento crucial para a formação do futuro professor uma vez que o leva problematizar sua futura prática e a fazer uma aproximação entre os conhecimentos pedagógicos e didáticos que balizam e orientam a intervenção na escola. A presente disciplina apresenta ao estudante os sentidos e significados do TCC no âmbito dos estudos da escola com especial referência à educação física mediando a relação do estudante com o desenvolvimento de conhecimentos, métodos e técnicas relativas a esse componente curricular.
 
 
 
Programa
1. Conceitos de ciência e técnica e os estudos sobre a escola 2. Pesquisas Pedagógicas em Educação Física Escolar 3. O qualitativo e o quantitativo na pesquisa e desenvolvimento pedagógico 4. Possibilidades de pesquisa e desenvolvimento na educação física escolar 5. Caracterização do trabalho de conclusão de curso (TCC) no âmbito da escola 6. Modelos de TCC e Orientações básicas para elaboração de TCC 7. SIBiUSP e Recursos informacionais
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas, apresentação e discussão de temas dos próprios estudantes e seminários.
Critério
Tarefas (50%) e Seminários (50%) Aplicar-se-ão os artigos 81, 82, 83 e 84 do Regimento Geral da Universidade de São Paulo.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
AZANHA, J.M. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 2011. ANDRÉ, M E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005. BEVERIDGE, W.I.B. Sementes da descoberta científica. São Paulo: T.A. Queiroz, Edison; EDUSP, 1981. DENZIN, N.K.; LINCON, Y.S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006. DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA DO MOVIMENTO DO CORPO HUMANO. Manual para elaboração da monografia. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, 1999. ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Editora Perspectiva, 1989. EEFEUSP 40 anos da Pós-Graduação da Escola de Educação Física e Esporte da USP. São Paulo: Rev Bras Educ Fís e Esporte, agosto, 31, no. Especial, 2017. EEFEUSP Diretrizes para elaboração de dissertações e teses. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte da USP. IN: http://www.eefe.usp.br/?pagina/mostrar/id/812. EEFEUSP 70 anos da Escola de Educação Física e Esporte da USP. São Paulo: Revista Paulista de Educação Física, v.18, agosto, no. Especial, 2004. FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2001. FEITOSA, V.C. redação de textos científicos. Campinas: Papirus, 1991. FERRAZ, O.L. Pesquisa pedagógicas em educação física e esporte. Curitiba, CRV, 2016. FILHO, I. A monografia na universidade. Campinas: Papirus Editora, 1995. GATTI, B.A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. HOFFMAN, S.J.; HARRIS, J.C. Cinesiologia: o estudo da atividade física. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. INÁCIO FILHO, G. A monografia na universidade. Campinas: Papirus, 1995. MANOEL, E.J. Aspectos macroscópicos e microscópicos da formação de pesquisadores e o estudo do comportamento motor humano. EEFEUSP: Caderno Documentos, n.1. 1995. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Programa de Formação de Professores. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação da USP, 2004. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000. TANI, G. Leituras em educação Física. São Paulo: Phorte Editora, 2011. THOMAS, J. R., & NELSON, J. K. Métodos de Pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para EFP0138

Clique para consultar o oferecimento para EFP0138

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP