Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0140 - Tutoria Acadêmica e Vocacional para Educação Física e Esporte
Academic and Professional Tutoring for Physical Education and Sport

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Oferecer uma ambiência para reflexão e análise dos limites e possibilidades da vida acadêmica discente, bem como orientação educacional de cunho vocacional aos estudantes dos cursos de graduação em Educação Física e Esporte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1796831 - Walter Roberto Correia
 
Programa Resumido
A disciplina pretende propiciar que os alunos reflitam, analisem e discutam os propósitos, limites e possibilidades da vida acadêmica, tendo em vista não apenas as questões de sua vida profissional futura quanto as de cunho existencial presente.
 
 
 
Programa
Representações e imagens discentes sobre a identidade do "estudante universitário". Universidade e cotidiano: acolhendo os dilemas e as soluções discentes. Relações entre educação, convivência e ética na universidade. Interações entre a docência e a discência: repensando a questão dos saberes e poderes na universidade (legitimidades e abusos). Universidade na era da curadoria: a relevância de saber o que importa saber e conhecer. Vida e experiência discente na universidade: interações entre os tempos sociais e os tempos da psique. Trabalho e profissão: dimensões psíquicas e espirituais. Relações entre vida estudantil e vida pessoal: condicionantes para um equilíbrio possível. Perspectiva discente: relações entre os propósitos de vida com os objetivos acadêmicos e profissionais. Discussão dos conceitos e noções de talento, habilidade, competência e vocação. Vida acadêmica: reflexão, planejamento, organização, viabilização ou mudança. *Orientação educacional individual e coletiva a partir dos dilemas e demandas estudantis.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Abordagem qualitativa, processual, dialógica e destacadamente hermenêutica. Participação nas dinâmicas de grupo para auto-expressão de dilemas e demandas estudantis, estudos de casos e situações problema. Estudo, produção e análise textual.
Critério
Análise de textos: 20%; Participação nas dinâmicas de grupo (Assiduidade, pró- atividade, posicionamento pessoal referenciado e interativo, respeito às diferenças e atitude propositiva ao debate e para a compreensão): 60%; Dissertação Final: 20%
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
BAUMAN, Z. Sobre educação e juventude. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. CAMPBELL, J. Mito e transformação. São Paulo: Ágora, 2008. CORTELLA, M. S. Viver em paz para morrer em paz: se você não existisse, que diferença faria? São Paulo: Planeta, 2017. _____. Educação, convivência e ética: audácia e esperança. São Paulo: Cortez, 2015. _____. DIMENSTEIN, G. A era da curadoria: o que importa é saber o que importa. Campinas/SP: Papirus: 2015. _____. RIOS, T.A. Vivemos mais! Vivemos bem?: por uma vida plena. Campinas/SP papiros, 2013. _____. MANDELLI, P. Vida e carreira: um equilíbrio possível? Campinas, SP: papiros, 2011. _____. Qual é a tua obra: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007. GUGGENBUHL-CRAIG,A. O abuso do poder na psicoterapia: e na medicina, serviço social, sacerdócio e magistério. EDINGER, F.E. Ciência da alma: uma perspectiva junguiana. São Paulo: 2004 FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis: São Paulo: Editora UNESP, 2001. _____. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. HARARI, Y.N. Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia da Letras, 2016. HILLMAN, J. O código do ser: uma busca do caráter da vocação pessoal. São Paulo: Objetiva, 2001. HOLLIS, J. A passagem do meio: da miséria ao significado da meia-idade. São Paulo: Paulus, 1995. JUNG, C.G. A natureza da psique: a dinâmica do inconsciente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. _____. O desenvolvimento da personalidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. KAST, V. A alma precisa de tempo. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2016. KUPFER, M.C. Educação para o futuro: psicanálise e educação. São Paulo: Escuta, 2007. KUNDERA, M. A festa da insignificância. São Paulo: Companhia da Letras, 2014. SACKS, O. O rio da consciência. São Paulo: Companhia da Letras, 2017. TANI, G. Leituras em Educação Física: retratos de uma jornada. São Paulo: Phorte, 2011. THIBAUDIER, V. Jung: médico da alma. São Paulo: Paulus, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para EFP0140

Clique para consultar o oferecimento para EFP0140

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP