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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0175 - Capoeira
Capoeira

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
OBJETIVOS GERAIS:
- Experimentar a Capoeira, sobretudo a Capoeira Angola, sua cultura e suas subjetividades
- Compreender os elementos de movimento, históricos e culturais da Capoeira como prática
corporal, com vistas ao domínio da prática para fins educacionais, escolares e não
escolares
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Apropriação das técnicas, gestos, espacialidades e sociabilidades que compõem a
Capoeira;
- Ser capaz de demonstrar com fim didático as técnicas e gestos fundamentais da Capoeira,
- Aprender aspectos fundamentais da musicalidade da Capoeira e o manuseio dos
instrumentos que compõem a Roda;
- Experimentar a Roda de Capoeira, participando de sua realização;
- Refletir, a partir da experiência corporal as diferentes possibilidades pedagógicas por onde
se deu e se dá a "pedagogia" do ensino de Capoeira,
- Sistematizar o ensino da capoeira da escola básica e programas de cunho educacional,
considerando o pensar a atividade docente em educação física a partir de uma diferente
matriz, advinda do saber Oral Africano-Brasileiro;
- Analisar o desenvolvimento sócio-histórico, sociais da capoeira no Brasil a partir da prática
e do contato com o pensamento que formou a Capoeira;
- Aprofundar à(o) aluna(o) conhecimentos relacionados à origem, desenvolvimento e
difusão da Capoeira;
- Compreender a interação entre os aspectos do desenvolvimento histórico e filosófico da
Capoeira com a atuação do profissional nos diversos locais de sua prática;
- Identificar bibliografia diversificada sobre o desenvolvimento da Capoeira no Brasil e no
mundo;
- Relacionar a capoeira na escola com as leis federais 10.639/03 e 11.645/08.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
911816 - Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas
 
Programa Resumido
Conhecer para fins educativos a Capoeira nos seus elementos técnicos, históricos,
culturais e sociais, entendendo-a como como sistema de combate corporal simbólico da
matriz Africano-Brasileira.
 
 
 
Programa
- História das Escravidões;
(a) Aspectos da Escravidão na Antiguidade;
(b) Aspectos da Escravidão no Continente Africano;
(c) Modernidade e a Escravidão Colonial Europeia - Diáspora Africana no Brasil;
- “Capoeira Escrava” - Aspectos da Capoeira no Período Colonial e Imperial Brasileiro.
- Capoeira e Questões Atuais
- Movimentos, toques e cânticos da Capoeira, com seus instrumentos musicais
característicos.
- Roda de Capoeira
- Capoeira na escola e da escola
- Esportivização da Capoeira;
- Mercadorização da Capoeira;
- Temas transversais e capoeira (Masculinidade, Branquitude, Sexismo e Racismo);
- Subjetivação do Praticante de Capoeira no Período Contemporâneo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação ativa nas aulas teóricas/exposições Demonstração dos movimentos básicos da Capoeira; Demonstração dos ritmos, toques e cânticos de Capoeira, com seus instrumentos musicais; Apresentação de algum dos temas abordados em seminário interno da disciplina.
Critério
Envolvimento nas discussões e práticas. Qualidade das performances do movimento – domínio e demonstração didática Autonomia na condução da roda. Domínio sobre o tema apresentado no seminário interno da disciplina.
Norma de Recuperação
Disciplina sem Recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica:
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
Coleção Magistério 2° grau – série formação do professor.
SOARES, Carlos Eugênio Líbano. A negregada instituição:” os capoeiras” no Rio de Janeiro 1850-
1890. 1993.
MOURA, Clóvis, História do negro brasileiro, São Paulo, Ed. Ática, 1992.
ARAÚJO, B. C. L. C.; SANTOS, B. T. P.; MATEUS, P. H. B. "Sou discípulo que aprende, sou
mestre que dá lição...", a docência sob a lógica capitalista: a mercadoria aula de capoeira e seu
processo de alienação do seu produtor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO
ESPORTE, 17., 2011, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Curitiba: Colégio Brasileiro de Ciências
do Esporte, 2011. Disponível em:

Araújo, Rosangela Costa. Ginga: uma epistemologia feminista. Seminário Internacional Fazendo
Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017, ISSN
2179-510X
DARDOT, PIERRE; LAVAL, CHRISTIAN. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade
neoliberal. Trad: Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
BROWN, Wendy. Cidadania Sacrificial: Neoliberalismo, capital humano e políticas de austeridade.
Trad: Juliane Bianchi Leão. Copenhague: Zazie Edições, 2018.
Complementar:
PIRES, Antônio Liberac Cardoso Simões. A capoeira no jogo das cores: criminalidade, cultura e
racismo na cidade do Rio de Janeiro (1890-1937). 1996. 231f. Dissertação (mestrado) -
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP.
Disponível em: 
PIRES, Antônio Liberac Cardoso Simões. Movimentos da cultura afro-brasileira: a formação
histórica da capoeira contemporânea 1890-1950. 2001. 435p. Tese (doutorado) - Universidade
Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível
em: 
ARAÚJO, B. C. L. C. A capoeira na sociedade do capital: à docência como mercadoria-chave na
transformação da capoeira no século XX. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em:

COURANT, Ansel Joseph. Conscientização branca em espaços de Capoeira: percepções de
privilégio entre brancos que convivem com Negros. Salvador, 2018, 232f.
CLÓVIS MOURA. Sociologia do Negro Brasileiro. São Paulo. Editora Ática, 1988.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no
ocidente. Trad: Mario A. Marino; Eduardo Altheman C. Santos. São Paulo: Politeia, 2019.
LOSURDO, Domenico. Contra História do Liberalismo. São Paulo: Ideias & Letras, 2006a.
LOSURDO, Domenico.
 

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