OBJETIVOS GERAIS: - Experimentar a Capoeira, sobretudo a Capoeira Angola, sua cultura e suas subjetividades - Compreender os elementos de movimento, históricos e culturais da Capoeira como prática corporal, com vistas ao domínio da prática para fins educacionais, escolares e não escolares OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Apropriação das técnicas, gestos, espacialidades e sociabilidades que compõem a Capoeira; - Ser capaz de demonstrar com fim didático as técnicas e gestos fundamentais da Capoeira, - Aprender aspectos fundamentais da musicalidade da Capoeira e o manuseio dos instrumentos que compõem a Roda; - Experimentar a Roda de Capoeira, participando de sua realização; - Refletir, a partir da experiência corporal as diferentes possibilidades pedagógicas por onde se deu e se dá a "pedagogia" do ensino de Capoeira, - Sistematizar o ensino da capoeira da escola básica e programas de cunho educacional, considerando o pensar a atividade docente em educação física a partir de uma diferente matriz, advinda do saber Oral Africano-Brasileiro; - Analisar o desenvolvimento sócio-histórico, sociais da capoeira no Brasil a partir da prática e do contato com o pensamento que formou a Capoeira; - Aprofundar à(o) aluna(o) conhecimentos relacionados à origem, desenvolvimento e difusão da Capoeira; - Compreender a interação entre os aspectos do desenvolvimento histórico e filosófico da Capoeira com a atuação do profissional nos diversos locais de sua prática; - Identificar bibliografia diversificada sobre o desenvolvimento da Capoeira no Brasil e no mundo; - Relacionar a capoeira na escola com as leis federais 10.639/03 e 11.645/08.
Conhecer para fins educativos a Capoeira nos seus elementos técnicos, históricos, culturais e sociais, entendendo-a como como sistema de combate corporal simbólico da matriz Africano-Brasileira.
- História das Escravidões; (a) Aspectos da Escravidão na Antiguidade; (b) Aspectos da Escravidão no Continente Africano; (c) Modernidade e a Escravidão Colonial Europeia - Diáspora Africana no Brasil; - “Capoeira Escrava” - Aspectos da Capoeira no Período Colonial e Imperial Brasileiro. - Capoeira e Questões Atuais - Movimentos, toques e cânticos da Capoeira, com seus instrumentos musicais característicos. - Roda de Capoeira - Capoeira na escola e da escola - Esportivização da Capoeira; - Mercadorização da Capoeira; - Temas transversais e capoeira (Masculinidade, Branquitude, Sexismo e Racismo); - Subjetivação do Praticante de Capoeira no Período Contemporâneo.
Básica: COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. Coleção Magistério 2° grau – série formação do professor. SOARES, Carlos Eugênio Líbano. A negregada instituição:” os capoeiras” no Rio de Janeiro 1850- 1890. 1993. MOURA, Clóvis, História do negro brasileiro, São Paulo, Ed. Ática, 1992. ARAÚJO, B. C. L. C.; SANTOS, B. T. P.; MATEUS, P. H. B. "Sou discípulo que aprende, sou mestre que dá lição...", a docência sob a lógica capitalista: a mercadoria aula de capoeira e seu processo de alienação do seu produtor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 17., 2011, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Curitiba: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2011. Disponível em: Araújo, Rosangela Costa. Ginga: uma epistemologia feminista. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017, ISSN 2179-510X DARDOT, PIERRE; LAVAL, CHRISTIAN. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad: Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016. BROWN, Wendy. Cidadania Sacrificial: Neoliberalismo, capital humano e políticas de austeridade. Trad: Juliane Bianchi Leão. Copenhague: Zazie Edições, 2018. Complementar: PIRES, Antônio Liberac Cardoso Simões. A capoeira no jogo das cores: criminalidade, cultura e racismo na cidade do Rio de Janeiro (1890-1937). 1996. 231f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: PIRES, Antônio Liberac Cardoso Simões. Movimentos da cultura afro-brasileira: a formação histórica da capoeira contemporânea 1890-1950. 2001. 435p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: ARAÚJO, B. C. L. C. A capoeira na sociedade do capital: à docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: COURANT, Ansel Joseph. Conscientização branca em espaços de Capoeira: percepções de privilégio entre brancos que convivem com Negros. Salvador, 2018, 232f. CLÓVIS MOURA. Sociologia do Negro Brasileiro. São Paulo. Editora Ática, 1988. BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. Trad: Mario A. Marino; Eduardo Altheman C. Santos. São Paulo: Politeia, 2019. LOSURDO, Domenico. Contra História do Liberalismo. São Paulo: Ideias & Letras, 2006a. LOSURDO, Domenico.