1. Identificar as necessidades sociais relacionadas a cultura corporal de movimento de crianças na primeira infância; 2. Refletir sobre a função do Bacharel em Educação Física na estruturação de atividades e programas de educação física para crianças na primeira infância em empresas e instituições que prestam serviços à população infantil; 3. Conhecer as evidências dos efeitos de programas e atividades relacionadas à educação física no desenvolvimento de crianças ne primeira infância; 4. Considerar as competências, necessidades e expectativas infantil para a elaboração de programas de educação física para crianças na primeira infância. 5. Analisar, selecionar e organizar os principais objetivos e estratégias mais adequadas para a elaboração de programas de educação física focado nas necessidades sociais de crianças na primeira infância.
Conhecimentos sobre o conceito de infância, desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, moral e social da criança na primeira infância e as implicações pedagógicas para a elaboração, implementação e avaliação de um programa de educação física. Análise de programas em clubes e academias, construindo critérios de adequação.
1. As necessidades sociais de crianças na primeira infância referente a cultura corporal de movimento; 1.1. Identificação das necessidades sociais tradicionais relacionadas a saúde, educação e cultura; 1.2. Serviços prestados pelos bacharéis em educação física as necessidades sociais de crianças na primeira infância; 2. Movimento e a primeira infância: natureza e propósito. 2.1. A natureza e papel do movimento para a criança. 2.2. Aprendizagens do, sobre e através do movimento: Princípios de interação e hierarquia. 2.3. Evidências do efeito de programas de educação física no desenvolvimento ao longo da infância. 3. Competências e necessidades de crianças na primeira infância 3.1. Aquisição e desenvolvimento de habilidades motoras. 3.1.1. Perspectivas teóricas de desenvolvimento motor e aprendizagem motora e implicações para programas de atividade motora na infância. 3.2. Desenvolvimento cognitivo e suas implicações nas atividades motoras de primeira infância. 3.2.1. O período sensório-motor e o pré-operatório: os tipos de jogos e brincadeiras. 3.2.2. Perspectivas teóricas do ato de brincar e implicações para programas de atividade motora na infância. 3.3. Desenvolvimento afetivo-social e suas implicações nas atividades motoras de primeira infância. 3.3.1. O autoconceito, atitudes, agressividade e as competências motoras percebidas e reais 3.3.2. Interações sociais na primeira infância: formas de agrupamento infantis 3.4. Desenvolvimento moral e suas implicações nas atividades motoras de primeira infância 3.4.1. O egocentrismo infantil e suas manifestações no juízo moral, na linguagem e na representação do mundo. 3.4.2. O desenvolvimento das regras do jogo; 3.4.3. A moral de coerção e a moral de cooperação. 4. O papel da observação do movimentar-se/brincar na estruturação do conhecimento do professor 4.1. Métodos sistematizados e a sistematizados de avaliação da criança 4.2. Da observação à avaliação de competências, expectativas e necessidades da criança. 4.3. Avaliações do domínio: motor, afetivo-social, moral e cognitivo. 5. Os conteúdos da cultura corporal de movimento. 5.1. Natureza, história e implicações da ginástica, luta, jogo, esporte e dança no âmbito dos programas de educação física para criança na primeira infância; 5.2. Os conteúdos e as expectativas das crianças na primeira infância: implicações para a atuação; 6. Pedagogia do movimento na primeira infância 6.1. Pedagogia educacional escolar e as novas formas de interação professor e aluno; 6.2. Estruturação ambiente 6.2.1. Organização de materiais, prática e metas 6.2.2. Feedback e CR 6.3. Negociando com os pais 6.3.1. As concepções de infâncias e atuação profissional 6.3.2. As expectativas dos pais na estruturação dos objetivos e método
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