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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0390 - Educação Física na Primeira Infância I
Physical Education in Early Childhood I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
1.	Identificar as necessidades sociais relacionadas a cultura corporal de movimento de crianças na primeira infância;
2.	Refletir sobre a função do Bacharel em Educação Física na estruturação de atividades e programas de educação física para crianças na primeira infância em empresas e instituições que prestam serviços à população infantil;  
3.	Conhecer as evidências dos efeitos de programas e atividades relacionadas à educação física no desenvolvimento de crianças ne primeira infância;  
4.	Considerar as competências, necessidades e expectativas infantil para a elaboração de programas de educação física para crianças na primeira infância.
5.	Analisar, selecionar e organizar os principais objetivos e estratégias mais adequadas para a elaboração de programas de educação física focado nas necessidades sociais de crianças na primeira infância.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3091572 - Luciano Basso
 
Programa Resumido
Conhecimentos sobre o conceito de infância, desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, moral e social da criança na primeira infância e as implicações pedagógicas para a elaboração, implementação e avaliação de um programa de educação física. Análise de programas em clubes e academias, construindo critérios de adequação.
 
 
 
Programa
1.	As necessidades sociais de crianças na primeira infância referente a cultura corporal de movimento;
1.1.	 Identificação das necessidades sociais tradicionais relacionadas a saúde, educação e cultura; 
1.2.	Serviços prestados pelos bacharéis em educação física as necessidades sociais de crianças na primeira infância;
2.	Movimento e a primeira infância: natureza e propósito.
2.1.	A natureza e papel do movimento para a criança.
2.2.	Aprendizagens do, sobre e através do movimento: Princípios de interação e hierarquia.
2.3.	Evidências do efeito de programas de educação física no desenvolvimento ao longo da infância.
3.	Competências e necessidades de crianças na primeira infância
3.1.	Aquisição e desenvolvimento de habilidades motoras.
3.1.1.	Perspectivas teóricas de desenvolvimento motor e aprendizagem motora e implicações para programas de atividade motora na infância.
3.2.	Desenvolvimento cognitivo e suas implicações nas atividades motoras de primeira infância.
3.2.1.	O período sensório-motor e o pré-operatório: os tipos de jogos e brincadeiras.
3.2.2.	Perspectivas teóricas do ato de brincar e implicações para programas de atividade motora na infância.
3.3.	Desenvolvimento afetivo-social e suas implicações nas atividades motoras de primeira infância.
3.3.1.	O autoconceito, atitudes, agressividade e as competências motoras percebidas e reais
3.3.2.	Interações sociais na primeira infância: formas de agrupamento infantis
3.4.	Desenvolvimento moral e suas implicações nas atividades motoras de primeira infância
3.4.1.	O egocentrismo infantil e suas manifestações no juízo moral, na linguagem e na representação do mundo.
3.4.2.	O desenvolvimento das regras do jogo; 
3.4.3.	A moral de coerção e a moral de cooperação.
4.	O papel da observação do movimentar-se/brincar na estruturação do conhecimento do professor
4.1.	Métodos sistematizados e a sistematizados de avaliação da criança
4.2.	Da observação à avaliação de competências, expectativas e necessidades da criança.
4.3.	Avaliações do domínio: motor, afetivo-social, moral e cognitivo. 
5.	Os conteúdos da cultura corporal de movimento.
5.1.	Natureza, história e implicações da ginástica, luta, jogo, esporte e dança no âmbito dos programas de educação física para criança na primeira infância; 
5.2.	Os conteúdos e as expectativas das crianças na primeira infância: implicações para a atuação;
6.	Pedagogia do movimento na primeira infância
6.1.	Pedagogia educacional escolar e as novas formas de interação professor e aluno;
6.2.	Estruturação ambiente 
6.2.1.	Organização de materiais, prática e metas
6.2.2.	Feedback e CR
6.3.	Negociando com os pais 
6.3.1.	As concepções de infâncias e atuação profissional
6.3.2.	As expectativas dos pais na estruturação dos objetivos e método  
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teórico-práticas, observação de atividades motoras no programa comunitário Aprendendo a Nadar, recomendações de leitura, apresentação de trabalhos e elaboração de tarefas.
Critério
1. Prova escrita - em duas fases (70%). 2. Elaboração de trabalho (20%). 3. Tarefas que correspondem às atividades discentes (10%).
Norma de Recuperação
Será aplicada prova escrita, em data a ser fixada pelo docente, observando-se o disposto no art. 1o. da Resolução COG-3583, de 29/09/89.
 
Bibliografia
     
1.	Abramovich, F. (Org.). O mito da infância feliz: antologia. São Paulo: Summus, 1983 (Coleção Novas Buscas em Educação, vol. 16).
2.	Arend, S. Developing the substrates of skillful movement. Motor Skills: Theory into Practice, v.4, n.1, p.3-10, 1980.
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4.	Ayoub, E. (2001). Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, 4, 53-60.
5.	BASSO, Luciano; et ali. Motivação dos alunos para as aulas de educação física: considerações e implicações para a atuação docente no ensino fundamental. In: Walter Roberto Correia; Barbara Muglia Rodrigues. (Org.). Educação Física no Ensino Fundamental: da inspiração à ação. Várzea Paulista: Editora Fontoura, 2015, p. 93-104.
6.	Bettelheim, B. A psicanálise dos contos de fada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
7.	Buschner, C. A. Teaching children movement concepts and skills: becoming a master teacher. Champaing, IL: Human Kinetics, 1994.
8.	Chateau, J. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.
9.	Correia, W. R., & Basso, L. (2013). Pedagogia do Movimento do Corpo Humano. Várzea Paulista: Editora Fontoura.
10.	Damazio, R.L. O que é criança. São Paulo: Brasiliense, 1991.
11.	Deheinzelin, M.; Lima, Z.V.C. Professor da Pré-Escola. São Paulo: Globo, 1991.
12.	Ferraz, O.L. O desenvolvimento da noção de regras no jogo de futebol. São Paulo, Revista Paulista de Educação Física, v.11, n.1, jan/jun, 1997.
13.	Freire, S.V. A prática e a consciência das regras: comparação entre dois métodos. Dissertação de mestrado apresentada à EEFUSP, 1984.
14.	Gallahue, D. L. & Donnelly, F. C. Educação física desenvolvimentista para todas as crianças. São Paulo: Phorte editora, 2008.
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16.	Godall, T. & Hospital, A. 150 propostas de atividades motoras para a educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
17.	Haywood, K. M.; Getchell, N. Desenvolvimento Motor ao longo da vida. 6ª edição. Porto Alegre: Artmed. 2016.
18.	Heywood, C. Uma história da infância: da idade média à época contemporânea no ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.
19.	Kamii, C.; Devries, R. Jogos em grupo na educação infantil. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.
20.	Kishimoto, T. O brincar e suas teorias. São Paulo, Pioneira, 1998.
21.	Lubans, D. R., Morgan, P. J., Cliff, D. P., Barnett, L. M., & Okely, A. D. (2010). Fundamental Movement Skills in Children and Adolescents Review of Associated Health Benefits. Sports Medicine, 40(12), 1019-1035
22.	Lubans, D. R., Plotnikoff, R. C., & Lubans, N. J. (2012). Review: A systematic review of the impact of physical activity programmes on social and emotional well-being in at-risk youth. Child and Adolescent Mental Health, 17(1), 2-13.
23.	Logsdon, B.J. Physical education for children: A focus on the teaching process. Philadelphia: Lea & Febiger, 1984.
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25.	Manoel, E. J. (1994). Desenvolvimento motor: Implicações para a Educação Física Escolar I. Revista Paulista de Educação Física, 8, 82-97.
26.	Piaget, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forenze-Universitária, 1984.
27.	Postman, N. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Grafhia,1999.
28.	Rodrigues, C. G. Educação física infantil: motricidade de 1 a 6 anos. São Paulo: Phorte, 2005.
29.	Schmidt, R.A. e Lee, T. Aprendizagem e performance motora: dos princípios a aplicação. 5ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
30.	Tani, G. (1987). Educação física na pré-escola e nas quatro primeiras séries do primeiro grau: uma abordagem desenvolvimentista I. Kinesis, 3, 19-41.
31.	Ulrich, D. A. (2000). Test of gross motor development II. Austin, Texas, Pro-Ed.
 

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