Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0394 - Educação Física na Adolescência I
Physical Education in the Adolescence I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos conhecimentos que possibilitem a construção de um Modelo de Educação Física na Adolescência - MODEFADOL.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1819294 - Umberto Cesar Correa
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta e analisa os seguintes aspectos:  (i) características e necessidades dos adolescentes quanto à atividade física; (ii) características dos contextos de atividade física para adolescentes;(iii) formas de elaboração de programa e aula/sessão; (iv) modelos de intervenção.
 
 
 
Programa
1. Caracterização dos adolescentes em seus contextos

2. Elaboração de aulas/sessões e programas

3. Modelos de intervenção
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo
Critério
Nota igual ou maior do que 5
Norma de Recuperação
Não oferecida
 
Bibliografia
     
Corrêa, U.C. Pedagogia do Movimento na Adolescência: o Modefadol. In: Correia, W.R. & Basso, L.. (Org.). Pedagogia do movimento do corpo humano. 1ed. Varzea Paulista: Fontoura, 2013, pp. 67-88.

Corrêa, U.C. Invariantes para o planejamento da educação física no ciclo II do ensino fundamental. In: Correia, W.R.; Rodrigues, B.M.. (Orgs.). Educação física no ensino fundamental: da inspiração à ação. 1ed. Varzea Paulista: Fontoura, 2015, pp. 113-120.

Corrêa, U.C., Correia, W.R. & Tani, G. Towards the teaching of motor skills as a system of growing complexity. In: M. Koopmans; D. Stamovlasis. (Orgs.). Complex Dynamical Systems in Education: Concepts, Methods and Applications. 1ed. New York: Springer, 2016, pp. 93-103.

Godbout, P.; Samson, J. & Bérubé, G. The service component of the physical activity sciences. In: C. Bouchard; B.D. McPherson y A.W. Taylor (Eds.) Physical activity sciences. Champaign, IL: Human Kinetics Books, pp.131-137, 1992.

Randall, L.E. Systematic supervision for physical education. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers,1992. 
Wall, A.E. & Reid, G. Physical activity in childhood and youth. In: C. Bouchard; B.D. McPherson y A.W. Taylor (Eds.) Physical activity sciences. Champaign, IL: Human Kinetics Books, pp.138-147, 1992.
 

Clique para consultar os requisitos para EFP0394

Clique para consultar o oferecimento para EFP0394

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP