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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0398 - Monografia em Educação Física I
Monography in Physical Education I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1996 Desativação:

Objetivos
Orientar os alunos para a elaboração de trabalho científico com fins de realização de monografia na área de Educação Física.
Ao final do desenvolvimento do programa da Disciplina espera-se que o aluno seja capaz de:

a) Dominar os princípios básicos para elaboração do trabalho científico;
b) Identificar as possibilidades de investigação científica na área de Educação Física;
c) Apresentar um projeto de monografia elaborado individualmente, tendo como base um tema específico da Educação Física;
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
89542 - Edison de Jesus Manoel
 
Programa Resumido
Corresponde a primeira fase do desenvolvimento, por parte do aluno, de trabalho final do Curso de Bacharelado em Educação Física. Através dela, o aluno, orientado por um docente, deverá definir um tema de determinada área específica da Educação Física, e iniciará a elaboração de um trabalho de monografia sobre esse tema, que deverá ser desenvolvido e completado no decorrer das atividades previstas nas disciplinas Monografia em Educação Física II e III.
 
 
 
Programa
a. Natureza da ciência 
b. Natureza da pesquisa científica
Características da monografia
Tipos e etapas de pesquisa científica
c. A educação física como um campo de conhecimentos
Educação física: uma ciência em evolução
Ciências do movimento humano e da educação física
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) aulas: apresentação de temas e discussões relacionadas com o conteúdo programático; e
b) trabalhos individuais.
Critério
a) Projeto de monografia - peso = 8
b) Apresentação de trabalho - peso = 2

Aplicar-se-ão os artigos 81, 82, 83, e 84 do Regimento Geral da Universidade de São Paulo.

Norma de Recuperação
Não obtendo aprovação no período correspondente ao semestre letivo, até uma semana antes da data máxima de retificação de matrícula, o aluno deverá participar das atividades previstas e orientadas pelo professor responsável pelo desenvolvimento da Disciplina.
 
Bibliografia
     
Bastos, L. R., Paixão, L., & Fernandes, L. M. (1982). Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses e dissertaçÍes. Rio de Janeiro: Zahar.
Bertalanffy, L. von (1977). Teoria geral dos sistemas. Petrópolis: Editora Vozes.
Beveridge, W.I.B. (1981). Sementes da descoberta científica. São Paulo: T.A. Queiroz, Edison; EDUSP.
Bronowski, J. (1983). A escalada do homem. São Paulo: Martins Fontes.
Brooks, G. (ed.) (1982). Perspectives for the academic discipline of physical education. Champaign, Ill.: Human Kinetics.
Bunge, M. (1980). Ciência e desenvolvimento. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP.
Checkland, P. (1981). Systems thinking, systems practice. Chichester: John Wiley & Sons.
Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano (1999). Manual para elaboração da monografia. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.
Filho, I. (1995). A monografia na universidade. Campinas: Papirus Editora.
Hegenberg, L. (1973). Explicações científicas: Introdução à filosofia da ciência. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Editora Pedagógica Universitária.
Jantsch, E. (1980). The self-organizing universe: Scientific and human implications of an emerging paradigm of evolution. Oxford: Pergamon Press.
Kerlinger, F. N. (1980). Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: EPU/EDUSP.
Kuhn, T.S. (1982). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.
Laszlo, E. (1972). The systems view of the world. New York: George Braziller.
Lawson, H. (1985). An invitation to physical education. Champaign, Ill.: Human Kinetics.
Lewin, R. (1993). Complexity: Life on the edge od chaos. London: Phoenix.
Manoel, E. de J. (1995). Aspectos macroscópicos e microscópicos da formação de pesquisadores e o estudo do comportamento motor humano. Caderno Documentos, no. 1, 1-9.
Manoel, E. de J. (1996). Comportamento motor e educação física: As duas faces de Jano. Motriz, v.2, 43-48.
Manoel, E. de J. (no prelo). A dinâmica do estudo e da promoção da atividade motora humana: Transição de fase na EEFE- USP ? Revista Paulista de Educação Física.
Passos, S. (org.) (1988). Educação física na universidade. Brasília, Editora da UnB.
Prigogine, I. & Stengers, I. (1986). A nova aliança. Brasília: Editora da UnB.
Salomon, D. V. (1974). Como fazer uma monografia: elementos de metodologia do trabalho científico. Belo Horizonte: Interlivros.
Severino, A. J. (1980). Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Autores Associados.
Tani, G. (1984). A formação do professor de educação física e a pesquisa. Revista Corpo & Movimento, 3, 28.
Tani, G. (1996). Vivências práticas no curso de graduação em Educação Física: Necessidade, luxo ou perda de tempo ? Caderno Documentos, no. 2, 1-22.
Thomas, J. R., & Nelson, J. K. (1990). Research methods in physical activity. Champaign: Human Kinetics.
Waddington, C. H. (1977). Instrumental para o pensamento. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo: EDUSP.
 

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