1. Compreender a velhice dentro do processo de desenvolvimento humano.2. Conhecer as principais características do desenvolvimento do idoso, relativo aos aspectos sócio-afetivo, cognitivo e motor e as respectivas implicações para a Educação Física.3. Compreender as necessidades, objetivos, e significados de tarefas desenvolvimentistas do idoso e sua relação com a atividade motora.4. Dominar os conhecimentos que dão suporte à escolha de tarefas motoras adequadas à população idosa.5. Refletir criticamente sobre o papel da educação física na terceira idade, bem como sobre o papel do profissional que atua com esta população.
Apresentação e análise da fundamentação teórico-prática com respeito à atividade motora com ênfase no processo de desenvolvimento do idoso. Natureza, propósitos, significado do movimento e importância da Educação Física para o idoso. Identificação das principais características de desenvolvimento e suas implicações na atividade motora do idoso. Orientação para a escolha, seleção e organização de atividades motoras adequadas à essa faixa etária.
• Desenvolvimento / envelhecimento: demografia, classificações e conceito. • Desenvolvimento de atitudes positivas frente ao velho e à velhice.• Desenvolvimento psicológico, social, cognitivo e motor: Implicações para a Educação Física.• Envelhecimento: Saúde & Doença.• Capacidades motoras, treinamento e envelhecimento.• Comportamento motor durante no envelhecimento.• Processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras de indivíduos idosos.• Modelos de intervenção em Educação Física para populações idosas.• Levantamento e adequação de conteúdos e utilização de materiais: capacidade aeróbia, força, flexibilidade, equilíbrio.• Importância da avaliação: Anamnese e Questionário.• Avaliação da capacidade funcional.• Aplicação de uma bateria de testes e entrevista de um grupo de idosos.
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