Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0473 - Educação Física na Terceira Idade I
Physical Education and Old Age I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
1. Compreender a velhice dentro do processo de desenvolvimento humano.
2. Conhecer as principais características do desenvolvimento do idoso, relativo aos aspectos sócio-afetivo, cognitivo e motor e as respectivas implicações para a Educação Física.
3. Compreender as necessidades, objetivos, e significados de tarefas desenvolvimentistas do idoso e sua relação com a atividade motora.
4. Dominar os conhecimentos que dão suporte à escolha de tarefas motoras adequadas à população idosa.
5. Refletir criticamente sobre o papel da educação física na terceira idade, bem como sobre o papel do profissional que atua com esta população.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3134781 - Flavio Henrique Bastos
 
Programa Resumido
Apresentação e análise da fundamentação teórico-prática com respeito à atividade motora com ênfase no processo de desenvolvimento do idoso. Natureza, propósitos, significado do movimento e importância da Educação Física para o idoso. Identificação das principais características de desenvolvimento e suas implicações na atividade motora do idoso. Orientação para a escolha, seleção e organização de atividades motoras adequadas à essa faixa etária.
 
 
 
Programa
•	Desenvolvimento / envelhecimento: demografia, classificações e conceito. 
• Desenvolvimento de atitudes positivas frente ao velho e à velhice.
• Desenvolvimento psicológico, social, cognitivo e motor: Implicações para a Educação Física.
• Envelhecimento: Saúde & Doença.
• Capacidades motoras, treinamento e envelhecimento.
• Comportamento motor durante no envelhecimento.
• Processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras de indivíduos idosos.
• Modelos de intervenção em Educação Física para populações idosas.
• Levantamento e adequação de conteúdos e utilização de materiais: capacidade aeróbia, força, flexibilidade, equilíbrio.
• Importância da avaliação: Anamnese e Questionário.
• Avaliação da capacidade funcional.
• Aplicação de uma bateria de testes e entrevista de um grupo de idosos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e aulas práticas.
Critério
Provas escritas, atividades individuais e em grupo.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ACSM (1998). Exercise and physical activity for older adults. Medicine Science Sports Exercise, 30(6), 992-1008.
Baltes, P.B. (1987). Theoretical propositions of life-span developmental psychology: On the dynamics between growth and decline. Developmental Psychology, 23(5), 611-626.
Bastos, F.H.; Freudenheim, A.M.; Santos, S. (2007). Efeito da prática no planejamento de ações motoras em idosos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.7, n.1.
Bee, H.L. (1996). The journey of adulthood (3rd Ed.). New Jersey: Prentice Hall. Capítulo 3, Theories of adult change or development, 52-8.1
Boyke. J., Driemeyer, J, Gaser, C., Büchel, C. & May, A. (2008). Training-Induced Brain Structure Changes in the Elderly. The Journal of Neuroscience, 28, 7031–7035.
Cech, D. & Martin, S. T. (1995). Functional movement development across the life span. Philadelphia: W.B. Saunders Company. 3-17
Chodzko-Zajko, W., Proctor, D.N., Fiatarone Singh, M.A., Minson, C.T., Nigg, C.R., Salem, G.J. & Skinner, J.S. (2009). ACSM Position Stand: Exercise and Physical Activity for Older Adults. Medicine & Science in Sports & Exercise, 41 (7), 1510-1530.
Corso, J.F. (1981). Aging sensory systems and perception. New York: Praeger
Debert G G (1999). A reinvenção da velhice. São Paulo: EDUSP
Draganski, B.; Gasert. C.; Bush, V.; Schuierert, G.; Bogahn, U. & May, A. (2004). Changes in grey matter induced by training. Nature, 427, 311-312
Erikson, E.H. (1976). Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar,
Farinatti, (2008). Envelhecimento: promoção da saúde e exercício. Rio de Janeiro: Manole.
Magill, R.A. & Grodesky, J.M. (2005). Applying motor learning principles to program design (284-299). In: Jones, C.J. & Rose, D.J. (eds.), Physical activity instruction of older adults. Champaign: Human Kinetics.
Nelson et al (2007). Physical activity and public health in older adults: recommendation from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. CIRCULATION, 116, 1094-1115.
Neri, A.L. (2007). Idosos no Brasil: Vivências, desafios e expectativas na terceira idade. São Paulo: EDIÇÕES SESC SP/SESC NACIONAL/FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO.
Okuma, S.S. (1998). O idoso e a exercício físico: fundamentos e pesquisa (2ª. Ed.). Campinas: Papirus
Perracini & Ramos (2002). Fatores associados a quedas em uma coorte de idosos residentes na comunidade Rev Saúde Pública, 36,709-716.
Rikli, R. & Jones, J. (1999). Development and validation of a functional fitness test for community-residing older adults. Journal of Aging and Physical Activity, 7, 129-161.
Rikli, R. & Jones, J. (1999). Functional fitness normative scores for community-residing older adults. Journal of Aging and Physical Activity, 7, 60-94.
Rikli, R. & Jones, J. (2001). Senior fitness test manual. Champaign: Human Kinetics. 161p.
Santos, S. (2002). O processo ensino-aprendizagem da atividade motora na velhice. Anais do V Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade “Educação Física e Envelhecimento: perspectivas e desafios” (p. 25-28). São Paulo: EEFEUSP.
Santos, S. (2005). Desenvolvimento motor ao longo da vida (pp. 339-349). In: V.J.Barbanti; A.C.Amadio; J.O.Bento & A.T.Marques, Esporte e atividade física: interação entre rendimento e atividade física. São Paulo: Manole.
Shephard, R.( 2003). Aging, Physical Activity, and Health. Champaign: Human Kinetics.
Spirduso, Francis & MacRae, (2005). Physical dimensions of aging. Champaign: Human Kinetics
Spirduso, W.W. (1995). Physical dimensions of aging. Champaign: Human Kinetics.
 

Clique para consultar os requisitos para EFP0473

Clique para consultar o oferecimento para EFP0473

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP