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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0477 - Educação Física na Segunda Infância II
Physical Education in Middle Childhood II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a capacidade do aluno para:
a) Elaborar e implementar programas de educação para crianças de 2a. infância;
b) Organizar-se para o ensino;
c) Planejar e aplicar sessões de educação física a crianças de 2a. infância;
d) Avaliar e aperfeiçoar o planejamento e a aplicação de programas e de sessões de educação física para crianças de 2a. infância;
e) Manter -se atualizado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52429 - Andrea Michele Freudenheim
 
Programa Resumido
Aprofundamento de conhecimentos em relação à fundamentação teórico-prática apresentada e analisada em Educação Física na Segunda Infância I. Conexões entre as principais características da criança de 2ª infância nos domínios motor, afetivo-social e cognitivo e suas implicações na elaboração, implementação e avaliação de programa de educação física para as crianças da Associação Beneficiente Aquarela, na Vila Nova Jaguaré - São Paulo.
 
 
 
Programa
1. Adequação de Programa de Educação Física a grupo específico de crianças da Associação Beneficiente Aquarela.
1.1. Estabelecimento de valores e referencial teórico
1.2. Estabelecimento de objetivos
1.2. Estabelecimento de conteúdo
1.3. Estabelecimento de estratégia
1.4. Estabelecimento de avaliação
2. Implementação do programa a grupo específico de crianças Associação Beneficiente Aquarela.
2.1. Avaliação diagnóstica das crianças
2.2. Planejamento e implementação das sessões
2.3. Observação e avaliação da atuação em cada sessão quanto a: administração, comunicação, atividades/tarefas e aspectos gerais.
2.4. Melhorando a implementação a partir das avaliações, discussões das sessões e de recomendações de leituras.
3. Avaliação
3.1. Avaliando a atuação no conjunto de sessões quanto a: administração, comunicação, atividades/tarefas e aspectos gerais.
3.2. Avaliação final das crianças.
3.3. Avaliação do programa
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teórico-práticas (laboratório didático na Associação Beneficiente Aquarela), discussões em sala, recomendações de leitura e elaboração de tarefas.
Critério
Tarefas : Seminário, Programa de educação física, Relatórios de aula e Trabalho final (apresentação e documento) . Pesos a critério do docente.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
BÁSICAS
ALBERTI, H.; ROTHENBERG, L. (1984) Ensino de jogos esportivos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico.
BEE, H.C., BOYD, D. (2011). A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed (12ª.ed).
BURTON, A.W. (1998) Movement skill assessment. Champaign; Illinois: Human Kinetics.
GALLAHUE, D.L. DONNELLY, F.C. Educação Física desenvolvimentista para todas as idades. Phorte: São Paulo, 2008.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J.C. (2001) Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte. (Cap. 23)
GIMENEZ, R. Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores da síndrome de Down. Revista Paulista de Educação Física, v. 18, p. 101-116, 2004.
GRAHAM, G. (1992) Teaching children physical education: becoming a master teacher. Champaign; Illinois: Human Kinetics.
KIRKENDALL, D.R. Measurement and evaluation for physical educators. Illinois: Human Kinetics, 1987.
KNUDSON, D.V.; CRAIG, S.M. (2001). Análise qualitativa do movimento humano. São Paulo: Manole.
MALDONADO, M.T. Comunicação entre pais e filhos: a linguagem do sentir. Petrópolis, Vozes, 1986.
ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SANCHEZ, F.S. (1986) Bases para una didactica de la educación fisica y el deporte. Madrid: Gymnos.
VALENTINI, N.; TOIGO, A.M. (2004) Ensinando Educação Física nas séries iniciais: desafios & estratégias. Anoas: Unilaslle, Salles,.
WEFFORT, M. F. (1995) Observação, registro, reflexão: instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico.

COMPLEMENTARES:
FREUDENHEIM, A. M.; WULF, G.; MADUREIRA, F.; CORRÊA, U.C.; PASETTO, S.C. (2010) . An external focus of attention results in greater swimming speed.. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 5, p. 533-542, 2010.
CORRÊA, U. C. ;SOUZA JÚNIOR, O.P.(2009). Effects of goal difficulty and temporality in motor skill acquisition using the Bachman ladder. Perceptual and Motor Skills, v. 109, p. 817-823.
CORRÊA, U. ;WALTER, C. (2009) A auto-aprendizagem motora: um olhar para alguns dos fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras. Leituras em biodinâmica e comportamento motor: conceitos e aplicações. Recife: Edupe.p. 231-262.
MASSIGLI, M.; NUNES, M.E.S.; FREUDENHEIM, A.M., CORRÊA, U.C. (2011) Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso), v. 25, p. 39-48.
OLIVEIRA, D.L.; CORRÊA, U. C; GIMENEZ, R.; BASSO, L.; TANI, G. (2009). Relative frequency of knowledge of results and task complexity in the motor skill acquisition. Perceptual and Motor Skills, v. 109, p. 831-840.
SOUZA JÚNIOR, O.P.; WALTER, C; FREUDENHEIM, A. M.; SANTOS, S.; CORRÊA, U. C. (2010). O auto-estabelecimento de metas na aprendizagem de habilidades motoras. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 5, p. 1-10.
 

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