Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Pedag do Mov do Corpo Humano
 
Disciplina: EFP0492 - Educação Física na Idade Adulta II
Physical Education in Adulthood II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Aprofundar os conhecimentos em relação à fundamentação teórica apresentada e analisada em Educação Física na Idade Adulta I 
Possibilitar ao aluno planejar, implementar e avaliar um programa de treinamento individualizado e em grupo.
Possibilitar ao aluno refletir criticamente sobre a importância da atividade física na idade adulta nos diferentes campos de atuação profissional, bem como sobre o papel do profissional que atua com esta população.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1261251 - Monica Yuri Takito
 
Programa Resumido
Elaborar, aplicar e avaliar programa de atividade física para adultos de forma individualizada e em grupo.
Analisar os diferentes métodos de desenvolvimento dos componentes da aptidão física utilizado com adultos nos diferentes campos de atuação profissional.
Orientação para a escolha, seleção, e organização de tarefas e atividades motoras adequadas às diferentes idades dessa faixa etária.
Programas de atividades motoras na idade adulta.
 
 
 
Programa
Elaboração de um programa de treinamento - Prescrição, aplicação e avaliação de treinamento individualizado visando a melhoria da aptidão física.
Elaboração de um programa de educação física para adultos (identificação de objetivos, seleção de conteúdos e estratégias e avaliação). Além das melhorias das capacidades físicas e habilidades motoras, necessárias para realização de uma variedade de atividades físicas, o mesmo deve propiciar ao cliente a aprendizagem de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais visando a autonomia para a prática regular de exercícios físicos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Debates, aulas práticas, leituras selecionadas e trabalhos.
Critério
ATIVIDADES DISCENTES
Participação em aulas práticas, participação em discussões e debates, preparação de relatórios de atividades práticas e trabalhos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO
Trabalho em grupo e seminário. Os alunos deverão elaborar um trabalho de conclusão da disciplina que versará sobre um problema na aplicação de um programa de educação física para adultos. Serão atribuídas notas para o trabalho escrito, apresentação e discussão (argüição oral)
Será avaliada a participação nas diversas etapas do processo de elaboração, implementação e avaliação do programa somada aos relatórios individuais e em grupo.
Norma de Recuperação
Em função das características da disciplina, não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
GARBER, C. E. et al. American College of Sports Medicine position stand. Quantity and quality of exercise for developing and maintaining cardiorespiratory, musculoskeletal, and neuromotor fitness in apparently healthy adults: guidance for prescribing exercise. Med Sci Sports Exerc [S.I.], v. 43, n. 7, p. 1334-59, Jul10.1249/MSS.0b013e318213fefb
00005768-201107000-00026 [pii].
BISHOP, D. Warm up II: performance changes following active warm up and how to structure the warm up. Sports Med [S.I.], v. 33, n. 7, p. 483-98, 20033372 [pii].
______. Warm up I: potential mechanisms and the effects of passive warm up on exercise performance. Sports Med [S.I.], v. 33, n. 6, p. 439-54, 20033365 [pii].
American College of Sports Medicine Position Stand. Exercise and physical activity for older adults. Med Sci Sports Exerc [S.I.], v. 30, n. 6, p. 992-1008, Jun 1998
OLIVEIRA, A. S. et al. Physiological and neuromuscular profile during a bodypump session: acute responses during a high-resistance training session. J Strength Cond Res [S.I.], v. 23, n. 2, p. 579-86, Mar 200910.1519/JSC.0b013e318196b757.
DENADAI, B. S. G. C. C. Prescrição do treinamento aeróbio: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
TANAKA, H. et al. Age-predicted maximal heart rate revisited. J Am Coll Cardiol [S.I.], v. 37, n. 1, p. 153-6, Jan 2001S0735-1097(00)01054-8 [pii].
HEYWARD, V. H. Advanced fitness assessment & prescription. Champaign: Human Kinetics, 1994.
MEDICINE, A. C. O. S. ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription. 8th. ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2010.
ISSURIN, V. B. New horizons for the methodology and physiology of training periodization. Sports Med [S.I.], v. 40, n. 3, p. 189-206, Mar 12 [pii]
10.2165/11319770-000000000-00000.
 

Clique para consultar os requisitos para EFP0492

Clique para consultar o oferecimento para EFP0492

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP