1. Elaborar programa de Educação Física para idosos2. Analisar, selecionar e organizar atividades motoras adequadas aos objetivos a serem atingidos pelo idoso.3. Aplicar metodologia e estratégias adequadas para o desenvolvimento de programas de educação física para o idoso.4. Desenvolver habilidades didático-pedagógicas para atuar com a população idosa em programas de educação física.
Aprofundamento de conhecimentos em relação à fundamentação teórico-prática apresentados e analisados em Educação Física na Terceira Idade I. Conexões entre as principais características dos processos de desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor e a adequação da prática de atividades motoras específicas da Educação Física, incluindo discussões sobre o desenvolvimento de capacidades e habilidade motora características dessa faixa etária.
• Planejamento e aplicação de atividades ou tarefas motoras para um programa de Educação Física para idosos em relação a: capacidade aeróbia, força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio; aos métodos de treinamento adequados ao idoso; às habilidades motoras com ênfase nos aspectos relacionados à aprendizagem motora.• Atividades de locomoção, manipulação e estabilização, através de tarefas individuais e coletivas (atividades ginásticas, rítmicas e jogos) no meio terrestre.• Aplicação da pedagogia do ensino/estruturação do processo didático em relação aos aspectos: da comunicação professor/aluno; da motivação dos alunos durante a atividade; da estruturação do ambiente de aula; e da organização das atividades ou tarefas motoras.• Elaboração e aplicação de programa de educação física para idosos individualizado presencial e para as férias.
ACSM (1998). Exercise and physical activity for older adults. Medicine Science Sports Exercise, 30(6), 992-1008.Chodzko-Zajko, W., Proctor, D.N., Fiatarone Singh, M.A., Minson, C.T., Nigg, C.R., Salem, G.J. & Skinner, J.S. (2009). ACSM Position Stand: Exercise and Physical Activity for Older Adults. Medicine & Science in Sports & Exercise, 41 (7), 1510-1530.Jones, C.J. & Rose, D.J. (2005). Physical activity instruction of older adults. Champaign: Human Kinetics.Nelson et al (2007). Physical activity and public health in older adults: recommendation from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. CIRCULATION, 116, 1094-1115.Neri, A.L. (2007). Idosos no Brasil: Vivências, desafios e expectativas na terceira idade. São Paulo: EDIÇÕES SESC SP/SESC NACIONAL/FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO.Souza, M.A.C. (2010). Esporte para idosos: uma abordagem inclusiva.Esporte para idosos: uma abordagem inclusiva. Edições SESC SP.156 p Spirduso, Francis & MacRae, (2005). Physical dimensions of aging. Champaign: Human Kinetics.*Apostila de exercícios elaborada durante o primeiro semester pelos próprios alunos.