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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Enfermagem Médico-cirúrgica
 
Disciplina: ENC0110 - Enfermagem nas Práticas Complementares de Saúde
Nursing in Complementary Health Practices

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
· Apresentar as práticas alternativas ou complementares de saúde mais utilizadas em nosso meio;
· Discutir as bases para integração de práticas de utilidade comprovada no sistema oficial de saúde;
· Caracterizar a concepção sistêmica da vida e o holístico do processo saúde-doença;
· Associar o papel do enfermeiro no referencial teórico holístico;
· Discutir as pesquisas desenvolvidas na área;
· Desenvolver práticas de relaxamento e de atenção à saúde
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1928598 - Ruth Natalia Teresa Turrini
 
Programa Resumido
A disciplina proporciona aos estudantes de enfermagem: espaço para a discussão sobre práticas complementares de saúde; visão ampla e crítica a respeito das práticas mais utilizadas em nosso meio, bases para integração de utilidade comprovada no sistema oficial de saúde, visão da concepção sistêmica da vida e o holístico do processo saúde-doença e a possibilidade de discussão sobre o papel do enfermeiro no referencial teórico holístico.
 
This course provides nursing students with: a space to discuss complementary health practices; a wide and critical view of the most common nursing practices, foundations for the integration of proven utilities in the official health system, a view of the systemic concept of life and the holistic aspect of the health-disease process, and the opportunity to develop discussions about the nurse’s role in the holistic theoretical framework.
 
 
Programa
Introdução: Apresentação do programa e orientação à dinâmica do curso.
Unidade I: O holismo como referencial teórico para assistência de enfermagem na área das Práticas Alternativas ou Complementares de saúde.
Unidade II: O homem e suas dimensões: física, emocional, mental e espiritual.
Unidade III: A revolução do dia a dia: o auto-conhecimento como caminho de evolução.
Unidade IV: As práticas complementares de saúde no ocidente e experiências em algumas partes do mundo, nos dias atuais.
Unidade V: O enfermeiro como terapeuta holístico: modalidades de assistência (tratamento por música, por imposição de mãos, massagem oriental, Terapia Floral, Iridologia, fitoterapia, entre outros).
Unidade VI: Importância da pesquisa na área de enfermagem nas Práticas Alternativas ou Complementares da Saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
· A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas, com leituras programadas e discussão em grupo. Serão convidados enfermeiros e outros profissionais de saúde que desenvolvem seu trabalho com as Práticas Complementares: serão ensinados exercícios práticos de relaxamento e meditação
Critério
· Freqüência, participação nos trabalhos práticos e elaboração de um trabalho escrito sobre uma Prática Complementar da escolha do aluno
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação
 
Bibliografia
     
Akiyama K. Práticas não convencionais em medicina no município de São Paulo. 2004 [Tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP.
Albuquerque RS. Efeitos da reflexologia na pré eclampsia: estudo experimental. [tese] São Paulo (SP): Universidade Federal de São Paulo – Departamento de EnfermagemEscola de Enfermagem da USP; 2003.
Barbosa MA. A fitoterapia como prática da saúde: o caso do hospital de terapia ayurvédica de Goiânia. [dissertação] Rio de Janeiro (RJ): Escola de Enfermagem Ana Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1990.
Barbosa MA. A utilização de terapias alternativas por enfermeiros brasileiros [tese] São Paulo (SP): Escola de Enfermagem da USP; 1994.
Berton AF. Intuição – da fenomenologia à Enfermagem – um estudo bibliográfico [dissertação] Ribeirão Preto (RP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 1998.
Capra F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix; 1986.
Carneiro MLM. A bionergia como caminho do processo saúde-doença ao processo saúde-enfermidade [tese] São Paulo (SP): Escola de Enfermagem da USP; 1999.
Dethlefesen T, Dahlke R. A doença como caminho. São Paulo: Cultrix; 1983.
Dobbro EL. A música como terapia complementar no cuidado de mulheres com fibromialgia [dissertação] São Paulo (SP): Escola de Enfermagem da USP; 1998.
Edde G. Cores para a sua saúde. São Paulo: Pensamento; 1994.
Gatti MFZ. A Música como intervenção redutora de ansiedade do profissional de saúde no serviço de emergência: utopia ou realidade: 2005 [Dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP.
Gerber R. Medicina Vibracional uma medicina para o futuro. São Paulo: Cultrix; 1988.
Krieger D. O toque terapêutico. São Paulo: Cultrix; 1993.
Medeiros LCM. As plantas medicinais e a enfermagem – a arte de assistir, de curar, de cuidar e de transformar os saberes [tese] Rio de Janeiro (RJ): Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2001.
Puggina ACG. O uso da música e de estímulos vocais em pacientes em estado de coma: relação entre estímulo auditivo, sinais vitais, expressão facial e Escalas de Glasgow e Rawsay. 2006. [Dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP.
Ribeiro MCP. A utilização das terapias complementares de saúde associadas à terapia convencional, por pacientes portadores de patologias oncológicas e onco-hematológicas [dissertação] São Paulo (SP): Escola de Enfermagem da USP.
Salles LA. A prevalência de sinais iridológicos nos indivíduos com Diabetes Mellitus. 2006. [Dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP.
Silva MJP, et al. Entendendo o toque terapêutico. Rev Bras Enferm 1991; 44(4): 69-73.
Silva MJP, Gimenes ONP. (coord). Florais – uma alternativa saudável. São Paulo: Gente; 1999.
Souza D de, Silva MJP. O holismo espiritualista como referencial teórico para enfermeiro. Rev Esc Enferm USP 1992; 26(2): 235-42.
Tisserand R. A arte da aromaterapia. São Paulo: Roca; 1993.
Weil P. O sentido da mudança e a mudança dos sentidos. Rio de Janeiro: Roda dos Tempos; 2000.
 

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