a) OBJETIVO GERAL DO MÓDULO. Identificar e descrever as alterações biológicas, psicológicas e sociais no processo de envelhecimento; apreender o conhecimento gerontológico para aplicação nas práticas da enfermagem gerontológica, visando à promoção da saúde e prevenção de limitações no processo de envelhecimento. b) IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. O estudante de enfermagem terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre processo de envelhecimento. Sabe-se que o atendimento nos diferentes estabelecimentos de saúde está aumentando o número de pacientes, sendo na sua maioria idosos. Nesse sentido, o estudante de enfermagem entenderá como é o processo de envelhecimento e suas repercussões na saúde da pessoa idosa. c) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA. Os estudantes de enfermagem irão integrar os conhecimentos desta disciplina com as outras disciplinas alocadas no ciclo do cuidado.
Aspectos demográficos e epidemiológicos. Principais conceitos utilizados na área do envelhecimento. Políticas Públicas para o envelhecimento. Envelhecimento humano. Aspecto multidimensional (biológico, psicológico e social). Síndromes geriátricas. A família cuidadora e o cuidador informal. Idadismo.
1. Envelhecimento populacional: aspectos demográficos e epidemiológicos; 2. Principais conceitos utilizados na área do envelhecimento; 3. Políticas Públicas para o envelhecimento - com ênfase na Política Nacional do idoso, Estatuto do Idoso e Direitos da Pessoa idosa; 4. Envelhecimento humano – aspecto multidimensional (biológico) Avaliação cognitiva e capacidade funcional – Simulação perda sensorial e uso de simulador de envelhecimento; 5. Envelhecimento humano – aspecto multidimensional (psicológico e social) – escalas de avaliação e violência – Simulação 6. Síndromes geriátricas (queda, fragilidade e sarcopenia) 7. Idadismo 8. A família cuidadora e o cuidador informal - perspectiva do cuidado de enfermagem no domicílio.
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA. Brunner & Suddarth - Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica - 2 Vols, 14a edição. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2020. Freitas EV, Py L. Tratado de geriatria e gerontologia. 5ta edição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2022. Perracini MR, Fló CM. Funcionalidade e envelhecimento, 2da edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2019. Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. 14ta edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2021 Estatuto do Idoso. Brasília: Ministério da Saúde, 2003 Alcântara AO, Camarano AA, Giacomini K. Política nacional do idoso: velhas e novas questões. 2016. 7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR. Necessidades dos cuidadores na atenção domiciliar a idosos. Rev Latino-Am Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 25, e2870, 2017. Dardengo CFR, Mafra SCT. Os conceitos de velhice e envelhecimento ao longo do tempo: contradição ou adaptação?. Revista de Ciências Humanas, 2018,18(2):1-23. Ministerio da saúde. Caderneta de saúde da pessoa idosa. 2017. Frota RNA, Siqueira Neto JI, Balthazar MLF, Nitrini R. Neurologia cognitiva do envelhecimento: do conhecimento básico à abordagem clínica. 2016. Minayo McS, Silva RM, Praça CC. Cuidar da pessoa idosa dependente: desafios para as famílias, o estado e a sociedade. 2022