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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Enfermagem Médico-cirúrgica
 
Disciplina: ENC0240 - Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso em Cuidados Clínicos e Cirúrgicos
Nursing care of the Adult and Elderly in chronic conditions

Créditos Aula: 14
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 210 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 75 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO 
Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas, crônicas, prevalentes no estado de São Paulo, tendo por base os diagnósticos de enfermagem, os preceitos ético-legais e a prática baseada em evidências. Promover o ensino dos fundamentos teóricos e pedagógicos para o preparo e a apresentação de estudos de caso.

 IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. 
O enfermeiro atua na atenção especializada no Sistema Único de Saúde. Para atuar nesse cenário de prática, com base no perfil do egresso definido para o Bacharelado de Enfermagem da EEUSP, a formação do enfermeiro requer a aprendizagem de um conjunto de saberes específicos voltada para a resolubilidade de problemas de saúde do adulto e do idoso, em tratamento clínico e cirúrgico, segundo as especificidades dos sujeitos e os perfis epidemiológicos. O desenvolvimento deste programa depende dos conteúdos desenvolvidos nos programas que o precedem e é propedêutico para o Ciclo da Prática Profissional.

SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA 
Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante a situações clínicas e cirúrgicas simuladas e reais nos cenários da atenção especializada como oportunidade para sintetizar e aplicar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes pertinentes ao cuidado integral do adulto e idoso com doença crônica, com base na análise crítica do contexto envolvido.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:

Referentes à ação docente:
a) Discorrer sobre a inserção da atenção especializada e do papel do enfermeiro no contexto do SUS.  
b) Discorrer sobre os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos prevalentes no Estado de São Paulo;  
c) Estabelecer as bases teóricas e conceituais para a elaboração de diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso com problemas crônicos de saúde;  
d) Estimular a utilização dos princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do Déficit de Autocuidado no cuidado do adulto e idoso;  
e) Promover a articulação de teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem;  
f) Estimular o desenvolvimento de operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico;  
g) Explicitar os princípios e as ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial;  
h) Instrumentalizar os estudantes para as intervenções de enfermagem no contexto da Atenção Especializada visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar,  
i) Instrumentalizar os estudantes para a avaliação dos resultados das intervenções de Enfermagem
j) Estimular a aplicação dos princípios de biossegurança na prática assistencial;  
k) Discorrer sobre a terapêutica medicamentosa farmacológica visando à segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento;  
l) Estimular o estudante para a aplicação de ações educativas a pessoas e grupos visando a adoção de atitudes e comportamentos de vida saudáveis, numa perspectiva de diálogo, corresponsabilidade e respeito aos valores e direitos;  
m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito da atenção especializada;  
n) Instrumentalizar o estudante para o cuidado da pessoa e da família no processo de morrer;  
o) Estimular atitudes de respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais;  
p) Estimular atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética;  
q) Promover reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais.  
r) Direcionar o estudante para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos voltados para a manutenção da melhor imagem profissional
s) Promover o ensino dos fundamentos teóricos e pedagógicos para o preparo e a apresentação de estudos de caso relacionados à assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas

Referente à ação discente:
a) Analisar a inserção da atenção especializada e do papel do enfermeiro no contexto do Sistema Único de Saúde;  
b) Descrever os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos mais prevalentes no Estado de São Paulo;  
c) Estabelecer diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso com problemas crônicos de saúde;  
d) Aplicar os princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do Déficit de Autocuidado no cuidado do adulto e idoso;  
e) Articular teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem;  
f) Desenvolver operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico;  
g) Identificar  os  princípios  e  ferramentas  da  prática  baseada  em  evidências  como  suporte  da prática assistencial;  
h) Propor  e  realizar  intervenções  de  enfermagem  visando  alcançar  as  melhores  condições possíveis de saúde e bem estar,  
i) Avaliar os resultados das intervenções de Enfermagem 
j) Aplicar os princípios de biossegurança na prática assistencial;  
k) Participar da terapêutica medicamentosa visando a segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento;  
l) Realizar ações educativas ao adulto e ao idoso visando a adoção de atitudes e comportamentos de vida saudáveis, numa perspectiva de diálogo, corresponsabilidade e respeito aos valores e direitos;  
m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito da atenção especializada;  
n) Cuidar da pessoa e família no processo de morrer; 
o) Demonstrar respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais;  
p) Demonstrar atitude e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética;  
q) Identificar possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais;  
r) Demonstrar comportamentos relacionados à manutenção da melhor imagem profissional.
s) Demonstrar habilidades no preparo e na apresentação de estudos de caso relacionados à  assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6866720 - Jack Roberto Silva Fhon
9255133 - Ramon Antônio Oliveira
 
Programa Resumido
Bases teóricas, conceituais e metodológicas do cuidado ao adulto e idoso em situações clínicas e cirúrgicas; respostas humanas às enfermidades e aos processos de vida; resultados do paciente sensíveis às intervenções de enfermagem; intervenções de enfermagem; cuidado de enfermagem ao adulto e idoso em situações clínicas e cirúrgicas. Cuidado de enfermagem a adultos e idosos com doenças crônicas, em tratamento clínico e cirúrgico, nos ambulatórios, unidades hospitalares médico-cirúrgicas e reabilitação. Aplicação de fundamentos teóricos e pedagógicos para o preparo e apresentação de estudos de caso.
 
 
 
Programa
CONHECIMENTOS PRÉVIOS (MODULO): Ciclo das Necessidades

Núcleo Conceitual: 
Aspectos epidemiológicos relacionados à saúde do adulto e idoso no Estado de São Paulo.  
Mecanismos, manifestações e tratamento das enfermidades crônicas mais prevalentes no adulto e idoso Estado de São Paulo. 
Respostas humanas a enfermidades crônicas e processos de vida. 
Instrumentos e Métodos de avaliação do adulto e idoso na Atenção Especializada. 
Intervenções de enfermagem para as respostas humanas a enfermidades crônicas e processos de vida.  
Intervenções de enfermagem relacionadas às enfermidades crônicas, do adulto e idoso, realizadas em ambulatórios e unidades de internação clínica e cirúrgica, de atendimento domiciliar e de reabilitação. 
Assistência de enfermagem no processo de morrer

Núcleo Procedimental: 
Segurança do ambiente para o atendimento de pacientes adultos e idosos. 
Cuidado de enfermagem ao adulto e idoso em tratamento clínico em ambulatórios e unidades 
de internação e reabilitação. 
Cuidado de enfermagem ao adulto e idoso em tratamento cirúrgico em unidades de internação.
Organização e apresentação de estudos de caso relacionados à assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com uso de material educativo.

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Quatro visitas para levantamento de caso (Hospital) - carga horária: 18 horas;
Realização de busca bibliográfica (4 casos) - carga horária: 08 horas;
Período de Estudo (4 estudos de caso) - carga horária: 16 horas;
Planejamento da aula (4 aulas) - carga horária: 05 horas;
Elaboração da apresentação na forma de slides (4 aulas) - carga horária: 10 horas
Apresentação e discussão de 4 Estudos de caso - carga horária: 20 horas
OBSERVAÇÃO: Todas as atividades são realizadas sob a supervisão docente

PROGRAMA SEGUINTE
Ciclo da Prática Profissional

PORQUE APRENDER ESTE CONTEÚDO?
Para que o estudante preste assistência ao adulto e idoso em diferentes cenários de prática no âmbito da Enfermagem na Atenção Especializada

Carga horária teórica:  102 horas
Carga horária prática (campo de estágio): 73 horas
Carga horária de laboratório: 35 horas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação processual e desempenho em provas escrita, teórico-prática e prova prática, e no campo de prática.
A avaliação processual será realizada no decorrer do semestre letivo, por meio da tutoria, e terá caráter diagnóstico, permitindo que o estudante faça reflexões e receba orientações sobre a construção de seu conhecimento no processo ensino-aprendizagem.
Critério
Participação em seminários e desempenho nas provas e em campo de prática
Norma de Recuperação
Estarão aptos a realizar recuperação os alunos que apresentem nota entre 3,0 e 4,9 e frequência igual ou superior a 70%.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA

- Abebe F, Schneider M, Asrat B, Ambaw F. Multimorbidity of chronic non-communicable disease in low-and middle- income countries: a scoping review. Journal of comorbidity, 2020;10:1-13
- Brunner & Suddarth - Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica - 2 Vols, 14a edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.
- Butcher HK, Bulechek GM, Dochterman J, Wagner CM. Nursing Interventions Classification (NIC). 7ª ed. St. Louis, Missouri: Elsevier; 2018.
- Herdman TH, Von Krog G. NANDA International. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2021-2023. Porto Alegre: Artmed; 2022.
- Johnson M, et al. Ligações NANDA, NOC, NIC: condições clínicas: suporte ao raciocínio e assistência de qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
- Fischbach FT, Dunning III MB. Exames laboratoriais e diagnósticos em enfermagem. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 
- Lizarondo L. Experiências de sobreviventes de acidente vascular encefálico, suas famílias e cuidadores não remunerados no estabelecimento de metas para reabilitação. JBI EBP database, 2019;21(4):1-4
- Ministério da Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas e agravos não transmissíveis no Brasil 2021-2030. Secretaria de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis.2021.
- Moorhead S, Swanson E, Johnson M, Maas ML. Nursing Outcomes Classification (NOC): Measurement of Health Outcomes. 6ª ed. St Louis, Missouri: Elsevier; 2018.
- Potter AP. Fundamentos de enfermagem: Fatos essenciais, 9ª edição. Rio de Janeiro, GEN Guanabara Koogan, 2017



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

- Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Capítulo 2 – Medidas de Prevenção de Infecção do Trato Urinário. In: Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Anvisa 2017.
- Barroso WKS, Rodrigues CS, Bortolotto LA, Gomes MM, Brandão AA, Feitosa ADM, et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arq Bras Cardiol. 2021; 116(3):516-658.
- Beeckman D et al (2020) Best practice recommendations for holistic strategies to promote and maintain skin integrity. Wounds International. Available online at www.woundsinternational.com (versão em português)
- Bickley LS, Szilagyi PG, Hoffman RM. Bates - Propedêutica médica. 13ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2022. 
- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Guia de atenção à reabilitação da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília : Ministério da Saúde, 2021.
- Carvalho RT, Rocha JÁ, Franck EM. Cuidados paliativos – falências orgânicas. 1ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 2019. ISBN 978-85-388-1061-2
- Carvalho-Pinto RM, et al. Recomendações para o manejo da asma grave da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia – 2021. J Bras Pneumol. 2021;47(6):e20210273. Disponível em https://dx.doi.org/10.36416/1806-3756/e20210273
- De Maeseneer MG et al., European Society for Vascular Surgery (ESVS). 2022 Clinical Practice Guidelines on the Management of Chronic Venous Disease of the Lower Limbs, European Journal of Vascular and Endovascular Surgery, https://doi.org/10.1016/j.ejvs.2021.12.024
- De Paula MAB; Moraes JT (Orgs). Consenso Brasileiro de Cuidado às Pessoas Adultas com Estomias de Eliminação. 1. ed. São Paulo : Segmento Farma Editores, 2021.
- Diccini S. Enfermagem em neurologia e neurocirurgia. 2 ed. Rio de janeiro: Atheneu; 2017. 
- Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. Disponível em www.diabetes.org.br
- European Pressure Ulcer Advisory Panel, National Pressure Injury Advisory Panel and Pan Pacific Pressure Injury Alliance. Prevenção e tratamento de úlceras/lesões por pressão: guia de consulta rápida. (edição em português brasileiro). Emily Haesler (Ed.). EPUAP/NPIAP/PPPIA: 2019. Disponível em www.sobest.org.br
- Faro ACME, Monteiro CR. Cuidados ao paciente com lesões músculo esqueléticas e articulares traumáticas. In: Iveth Yamaguchi Whitaker. (Org.). Pronto Socorro: atenção hospitalar às emergências. 1ed.Barueri: Manole, 2015, p. 559-577.
- Freitas EV, Py L. Tratado de geriatria e gerontologia. 5a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022.
- Perracini MR, Fló CM. Funcionalidade e envelhecimento, 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
- GOLD Committees. Global Strategy for the Diagnosis, management and prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease (GOLD) – Revised 2011. The Global Initiative for Chronic Obstructive Pulmonary Disease Inc. Disponivel em http://www.goldcopd.org/ 
- Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. 14a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
- LeBlanc K, Beeckman D, Campbell K et al (2021) Best practice recommendations for prevention and management of periwound skin complications. Wounds International. Available online at: www.woundsinternational.com
- LeBlanc K, et al. Best practice recommendations for the prevention and management of skin tears in aged skin. Wounds International 2018. Available to download from www.woundsinternational.com (versão em português)
- Lopes AC. Tratado de clínica médica. 2ª ed. São Paulo: Roca; 2010.
- Marcondes-Braga FG, Moura LAZ, Issa VS, Vieira JL, Rohde LE, Simões MV, et al. Atualização de Tópicos Emergentes da Diretriz de Insuficiência Cardíaca – 2021. Arq Bras Cardiol. 2021; 116(6):1174-1212. Disponível em https://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/0066-782X-abc-116-06-1174/0066-782X-abc-116-06-1174.x27815.pdf
- Montera MW, Marcondes-Braga FG, Simões MV, Moura LAZ, Fernandes F, Mangine S, et al. Diretriz de Miocardites da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2022. Arq Bras Cardiol. 2022; 119(1):143-211. Disponível em https://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/0066-782X-abc-119-01-0143/0066-782X-abc-119-01-0143.x55156.pdf
- Oliveira APV, Gomes GC, Romeu BR, Dei Svaldi JS, Machado GS. Protocolo assistencial de enfermagem a portadores de traqueostomia em ventilação mecânica. Hu Rev [Internet]. 22º de agosto de 2016 [citado 26º de agosto de 2021];42(1). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2353
- Porth CM, Matfin G. Fisiopatologia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2010. 2v. 
- Riella MC. Princípios de nefrologia e distúrbios hidroeletrolíticos. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2018.
- Santos VLCG, Cesaretti IUR. Assistência em estomaterapia: cuidando de pessoas com estomia. 2ed. São Paulo: Atheneu, 2015.
- Sibbald G, et al. Wound Bed Preparation 2021. Advances in skin & wound care. 2021;(april): 183-195.
- Tarasoutchi F, Montera MW, Ramos AIO, Sampaio RO, Rosa VEE, Accorsi TAD, et al. Atualização das Diretrizes Brasileiras de Valvopatias – 2020. Arq Bras Cardiol. 2020; 115(4):720-775. Disponível em https://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/1678-4170-abc-115-04-0720/1678-4170-abc-115-04-0720.x27815.pdf
- Timerman A, Ferreira JFM, Bertolami M. Manual de Cardiologia. São Paulo, Atheneu, 2012.
 

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