Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Orientação Profissional
 
Disciplina: ENO0150 - Saúde do Trabalhador de Enfermagem
The Nurses’ Health

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
1. Reconhecer a saúde como direito e determinada pelas condições de vida e trabalho, incluindo a perspectiva ética. 2. Analisar a relação entre o trabalho de enfermagem e a saúde do trabalhador 3. Identificar as cargas de trabalho e os processos de desgastes a que estão expostos os alunos e os trabalhadores de enfermagem. 4. Exercitar e propor estratégias de enfrentamento em relação às cargas de trabalho, buscando a melhoria da qualidade de vida
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2923751 - Patricia Campos Pavan Baptista
 
Programa Resumido
A disciplina visa instrumentalizar o aluno para a análise das condições de trabalho inseridas no processo saúde-doença vivenciado pelos trabalhadores de enfermagem. Para tanto, caracteriza os riscos ocupacionais e os acidentes de trabalho a que estão expostos esses trabalhadores e propõe a discussão preventiva desses acidentes
 
This course aims at providing students with the skills to analyze working conditions within the health-disease process experienced by nursing workers. To do this, it characterizes the occupational risks and work accidents to which nurses are exposed and encourages discussion about the prevention of such accidents.
 
 
Programa
Unidade I - A relação entre o trabalho de enfermagem e a saúde dos trabalhadores. -O conceito de: trabalho e seus elementos básicos, riscos e cargas de trabalho. -As cargas do trabalho de enfermagem: biológicas, físicas, químicas, mecânicas, fisiológicas e psíquicas. -O processo de desgaste do trabalhador de enfermagem e suas formas de expressão. -O perfil de morbidade dos trabalhadores de enfermagem: doenças e acidentes do trabalho. Unidade II - A qualidade de vida e a qualidade de vida no trabalho. - Os potenciais de riscos x potenciais de benefícios. - Estratégias de potencialização da saúde na formação e no trabalho. - O monitoramento da saúde do trabalhador com vistas à vigilância à saúde
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição dialogada.- Observação dirigida.- Palestra.- Leitura / discussão grupo- Seminário
Critério
Prova
- Participação nas discussões grupais
Norma de Recuperação
A disciplina oferecerá recuperação através de prova ou trabalho escrito aos alunos que obtiverem nota inferior a 5,0 e igual ou superior a 3,0, com freqüência igual ou superior a 70%.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Bálsamo AC, Felli VEA. Estudo sobre acidentes de trabalho com exposição líquidos corporais humanos em trabalhadores da saúde de um hospital universitário. RLAE 2006, v.14, p. 346-53.
Baptista, Patrícia Campos Pavan; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa, Silva, Arlete. Angústia de mulheres trabalhadoras de enfermagem que adoecem por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Rev. bras. enferm. [online]. 2011 64(3):438-444 .

Baptista PCP, Merighi MAB, Freitas GF de. El estudio de la fenomenología como una vía de acceso a la mejora de los cuidados de enfermería. Cultura de los cuidados. 2011; 15(29):p.9-15.
Brasil. Leis, Decretos, etc. Consolidação das leis do trabalho comentada. 37 ed. São Paulo: LTr; 2004. Cap.5 (Da Segurança e da Mediicina do Trabalho).
Brasil. Portaria n.1125/GM. Dispõe sobre os propósitos da Política Nacional sobre Saúde do Trabalhador para o SUS. DOU, 06 de julho de 2005.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Legislação em saúde: caderno de legislação em saúde do trabalhador / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. rev. e ampl. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 380 p. - (Série E. Legislação de Saúde).
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde do Trabalhador. LER/DORT e dor relacionada ao trabalho. Protocolos de atenção integral à saúde do trabalhador de complexidade diferenciada. Brasília, MS, organizado por Maeno M, Salerno V, Rossi DAG, Fuller R. et al.2006. 49p.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde do Trabalhador. Exposição a materiais biológicos. Protocolos de atenção integral à saúde do trabalhador de complexidade diferenciada. Brasília, MS, 2006. 74p.
Brasil. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde /Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; organizado por Elizabeth Costa Dias ; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001. 580 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos; n.114)
Dejours C. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
Felli VEA, Marzialle MHP, Robazzi MLC, Alexandre NMC. Assistência à saúde do trabalhador no contexto da saúde do adulto. Programa de Atualização em Enfermagem:saúde do adulto-PROENF. Porto Alegre:Artmed/Panamericana Editora, 2007. p.9-44
Felli VEA, Tronchin DM. A qualidade de vida no trabalho e a saúde do trabalhador de enfermagem. In: Kurcgant P. Gerenciamento em enfermagem. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010. p.85-103.
Laurell AC, Noriega M. Processo de produção e saúde: trabalho e desgaste operário. São Paulo: Hucitec; 1989.
Mendes R. (Org.). Patologia do trabalho: atualizada e ampliada. 2 ed. São Paulo: Atheneu; 2003.
Oliveira RA, Ciampone MHT. Qualidade de vida de estudantes de enfermagem: a construção de processos e intervenções. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 42, p. 57-65, 2008

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Centro de Documentação e Informação em Saúde do Trabalhador - www.cvs.saúde.sp.gov.br
Ministério da Saúde - www.msaúde.gov.br, www.datasus.gov.br
Secr. Estadual de Saúde -, www.saúde.sp.gov.br
Rede de Prevenção de Acidentes de Trabalho – REPAT www.eerp.usp.br/repat
Centers for Disease Control - www.cdc.gov
Risco Biológico - www.riscobiologico.org
 

Clique para consultar os requisitos para ENO0150

Clique para consultar o oferecimento para ENO0150

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP