a) OBJETIVO GERAL DO MÓDULO. Reconhecer o papel do enfermeiro líder na promoção e proteção da saúde do trabalhador e gestão de risco de acidentes ocupacionais. b) IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. É sabido que o enfermeiro no exercício de sua profissão é responsável por uma equipe, composta por técnicos e auxiliares de enfermagem e que, de acordo com a lei 7.498, de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, cabe privativamente ao enfermeiro atividades como: chefia de serviço e de unidade de enfermagem; organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares; planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem; cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões. Todas essas atividades requerem do enfermeiro a habilidade de liderar técnicos e auxiliares em torno de objetivos comuns favorecendo melhores resultados para o paciente. Nesse aspecto, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Bacharelado em Enfermagem traz no ciclo da prática profissional a administração aplicada à enfermagem, entretanto, a disciplina não abarca aspectos da liderança e sua influência na saúde do trabalhador e gestão de risco de acidentes. Os enfermeiros recém-formados são convidados a ocuparem cargos de grande importância para a Enfermagem e para o sistema de saúde e para tanto devem estar preparados para gerir pessoas em um ambiente saudável. Um dos desafios para o processo de trabalho gerencial do enfermeiro é aprender a ser um líder, portanto, propiciar espaços para discussão de modelos efetivos de liderança em enfermagem, nos quais os discentes possam se apoiar, ofertando a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades de liderança é um dos caminhos para formar líderes que promovam e protejam a saúde dos trabalhadores de enfermagem. c) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA. Eixo integrativo: Ciclo da Prática Profissional e Ciclo do Cuidado. Modelos efetivos de liderança favorecem a prática do cuidado, a gestão de conflitos, melhorando o relacionamento interpessoal e a comunicação em enfermagem, o que favorece a integração das equipes, propiciando um ambiente de trabalho saudável. Inserir o desenvolvimento de habilidades de liderança no currículo de graduação em enfermagem possibilitará o desenvolvimento de habilidades próprias da dimensão gerencial do trabalho em enfermagem. d) OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS. I. Referentes à ação docente: - Propiciar um espaço de debates e discussões acerca dos estilos de liderança e a relação no clima organizacional influenciando na saúde dos profissionais de enfermagem. - Sensibilizar o discente quanto as estratégias de gestão de equipes buscando a melhoria da qualidade de vida no trabalho por meio de habilidades de liderança. II. Referentes à ação discente: - Analisar os estilos de liderança e a relação no clima organizacional influenciando na saúde dos profissionais de enfermagem. - Exercitar e propor estratégias de gestão de equipes buscando a melhoria da qualidade de vida no trabalho por meio de habilidades de liderança.
É notório que o clima organizacional influencia na segurança e saúde do trabalhador. Proteger os trabalhadores contra acidentes e problemas de saúde não é apenas um dever legal e ético, é um sinal de que a organização busca a qualidade de vida no trabalho. A literatura aponta que alguns estilos de liderança podem contribuir para aumentar ou reduzir riscos de saúde e segurança ocupacional como acidentes de trabalho e doença ocupacional. A formação do enfermeiro requer o desenvolvimento de competências para o exercício da liderança, sendo enfatizada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o exercício da enfermagem. Acredita-se que a o desenvolvimento da liderança durante a formação inicial dos estudantes favoreça sua atuação como profissional. Assim, a disciplina optativa esta voltada aos estudantes de enfermagem e pretende instrumentalizar o aluno para a análise dos aspectos de liderança na gestão da saúde do trabalhador. Para tanto, caracteriza-se o processo de gestão de pessoas propondo a discussão sobre o engajamento no trabalho, bem como o relacionamento profissional, a integração e gestão da equipes. Pretende-se contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança e na melhoria da qualidade de vida no trabalho, vindo ao encontro da missão do Projeto Acadêmico da Escola de Enfermagem da USP vigente que visa valorizar a interdisciplinaridade, a integralidade e a liderança.
1. Estilos de liderança diferenciados. 2. Desenvolvimento de liderança e engajamento de equipes para um ambiente saudável. 3. Papel do líder na manutenção da saúde do trabalhador e gestão de risco de acidentes ocupacionais. 4. Clima Organizacional e as implicações na saúde do trabalhador. METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA. Exposição dialogada. Observação dirigida. Simulação realística. FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO. - Exposição dialogada. - Observação dirigida. - Leitura / discussão grupo (Simulação realística) - World Café
Bibliografia Básica: 1) Balsanelli AP, David DR, Ferrari TG. Liderança do enfermeiro e sua relação com o ambiente de trabalho hospitalar. Acta paul enferm [Internet]. 2018Mar;31(Acta paul. enferm., 2018 31(2)). Available from: https://doi.org/10.1590/1982- 0194201800027 2) Felli, VE; Baptista, PCP; Rached, CDA. Qualidade de Vida no Trabalho e Saúde do Trabalhador de Enfermagem. In: Paulina Kurcgant. (Org.). Gerenciamento em Enfermagem. 4aed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022 3) Kurgant, P; Massarollo, MCKB; Rached, CDA. Cultura e Poder nas Organizações em Saúde. In: Paulina Kurcgant. (Org.). Gerenciamento em Enfermagem. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022 4) Rached, CDA; Baptista, PCP. A importância da Liderança Baseada em Valor. In: ABEn - Euclélia Gomes Vale; Simone Aparecida Peruzzo; Vanda Elisa Andres Felli. (Org.). PROENF Programa de Atualização em Enfermagem: Gestão: Ciclo 9. 6aed. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2022 5) Rached CDA, Santos J do N, Ferreira VCG, Sousa G de C. Projeto Desenvolver: Liderança e Ambiente de Trabalho Seguro. JHMReview [Internet]. 25º de janeiro de 2021 [citado 20º de janeiro de 2023];7(2). Disponível em: https://www.ijhmreview.org/ijhmreview/article/view/269 6) Rached, C D A; Santos JN ; FERREIRA, V. C. G. . Bases Teórica dos Estilos de Liderança: Uma breve revisão. INTERNATIONAL JOURNAL OF HEALTH MANAGEMENT REVIEW - JHMREVIEW, v. 6, p. 1-9, 2020. 7) Yamassake, RT. ; Baptista, PCP ; Albuquerque VA ; Anselmo, V., Rached CDA. Satisfação no trabalho vs. clima organizacional: estudo transversal em profissionais de enfermagem brasileiros [Job satisfaction vs. organizational climate: a cross-sectional study of Brazilian nursing personnel] [Satisfacción laboral vs clima organizacional: estudio transversal en profesionales de enfermería brasileños]. UERJ, v. 29, p. e62718, 2021. Bibliografia Complementar: 1) Barbosa, D. B. F. ; Guedes, L. C. S. ; Rached, C D A ; Teixeira, C. A. A. ; Santos, L. V. dos ; Souza Almeida T . Leadership Styles of Hospital Nurses: Impacts on the Work Process and Organizational Climate. Trends Nur Health Care Res, v. 1, p. 1-8, 2021. 2) Díaz MPM ; Mosteiro MB ; Borges E ; Baptista, PCP ; Queirós C ; Zaballos MS ; Felli, VEA ; Abreu M ; Silva FJ ; Correia SF . Presenteeism in nurses: comparative study of Spanish, Portuguese and Brazilian nurses. International Nursing Review, v. 00, p. 1-10, 2020. 3) Fusari MEK, Meirelles BHS, Lanzoni GM de M, Costa VT. Best leadership practices of nurses in hospital risk management: case study. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2021;42(Rev. Gaúcha Enferm., 2021 42(spe)). Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200194 4) Mabona JF, van Rooyen D, Ten Ham-Baloyi W. Best practice recommendations for healthy work environments for nurses: An integrative literature review. Health SA [Internet]. 2022 Apr;25(27):1788. doi: 10.4102/hsag.v27i0.1788. 5) MondiniI CCSD, Cunha ICKO, Trettene AS, Fontes CMB, BachegaI MI, Cintra FMR, Liderança autêntica entre profissionais de enfermagem: conhecimento e perfil. Revista Brasileira de Enfermagem. 2020; 73.4: 1-7. doi:https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0888 6) Pazetto BA, Rossi DD, Balsanelli FTG. Liderança do enfermeiro e sua relação com o ambiente de trabalho hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem. 2018; 31.2: 187-193. doi: https://doi.org/10.1590/1982-0194201800027 7) Rached, C D A; Sousa GC ; MELO, F. A. B. ; CARLONI., P. R. R. F. R. ; Domercant H . The nurse: relationship between leadership style, values and Quality of Work Life. Journal of Positive Psychology and Wellbeing, v. 6, p. 1, 2022. 8) Sousa GC ; Rached, Chennyfer Dobbins Abi . A influência dos valores pessoais e profissionais na liderança de enfermagem: uma revisão integrativa. JHMREVIEW, v. 07, p. 44-51, 2021