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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Orientação Profissional
 
Disciplina: ENO0175 - Liderança do Enfermeiro e Ambiente de Trabalho Seguro
Nurse Leadership for a healthy work environment

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
a) OBJETIVO GERAL DO MÓDULO.
Reconhecer o papel do enfermeiro líder na promoção e proteção da saúde do trabalhador e gestão de risco de acidentes ocupacionais.
b) IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
É sabido que o enfermeiro no exercício de sua profissão é responsável por uma equipe, composta por técnicos e auxiliares de enfermagem e que, de acordo com a lei 7.498, de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, cabe privativamente ao enfermeiro atividades como: chefia de serviço e de unidade
de enfermagem; organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares; planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem; cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de
base científica e capacidade de tomar decisões. Todas essas atividades requerem do enfermeiro a habilidade de liderar técnicos e auxiliares em torno de objetivos comuns favorecendo melhores resultados para o paciente.
Nesse aspecto, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Bacharelado em Enfermagem traz no ciclo da prática profissional a administração aplicada à enfermagem, entretanto, a disciplina não abarca aspectos da liderança e sua influência na saúde do trabalhador e gestão de risco de acidentes. Os enfermeiros recém-formados são convidados a ocuparem cargos de grande importância para a Enfermagem e para o sistema de saúde e para tanto devem estar preparados para gerir pessoas em um ambiente saudável. Um dos desafios para o processo de trabalho gerencial do enfermeiro é aprender a ser um líder, portanto, propiciar espaços para discussão de modelos efetivos de liderança em enfermagem, nos quais os discentes possam se apoiar, ofertando a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades de liderança é um dos caminhos para formar líderes que promovam e protejam a saúde dos trabalhadores de enfermagem.

c) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA.
Eixo integrativo: Ciclo da Prática Profissional e Ciclo do Cuidado.
Modelos efetivos de liderança favorecem a prática do cuidado, a gestão de conflitos, melhorando o relacionamento interpessoal e a comunicação em enfermagem, o que favorece a integração das equipes, propiciando um ambiente de trabalho saudável. Inserir o desenvolvimento de habilidades de liderança no currículo de graduação em enfermagem possibilitará o desenvolvimento de habilidades próprias da dimensão gerencial do trabalho em enfermagem.

d) OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS.
I. Referentes à ação docente:
- Propiciar um espaço de debates e discussões acerca dos estilos de liderança e a relação no clima organizacional influenciando na saúde dos profissionais de enfermagem.
- Sensibilizar o discente quanto as estratégias de gestão de equipes buscando a melhoria da qualidade de vida no trabalho por meio de habilidades de liderança.
II. Referentes à ação discente:
- Analisar os estilos de liderança e a relação no clima organizacional influenciando na saúde dos profissionais de enfermagem.
- Exercitar e propor estratégias de gestão de equipes buscando a melhoria da qualidade de vida no trabalho por meio de habilidades de liderança.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5566925 - Chennyfer Dobbins Abi Rached
2923751 - Patricia Campos Pavan Baptista
 
Programa Resumido
É notório que o clima organizacional influencia na segurança e saúde do trabalhador. Proteger os trabalhadores contra acidentes e problemas de saúde não é apenas um dever legal e ético, é um sinal de que a organização busca a qualidade de vida no trabalho. A literatura aponta que alguns estilos de liderança podem contribuir para aumentar ou reduzir riscos de saúde e segurança ocupacional como acidentes de trabalho e doença ocupacional.
A formação do enfermeiro requer o desenvolvimento de competências para o exercício da liderança, sendo enfatizada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o exercício da enfermagem. Acredita-se que a o desenvolvimento da liderança durante a formação inicial dos estudantes favoreça sua atuação
como profissional. Assim, a disciplina optativa esta voltada aos estudantes de enfermagem e pretende instrumentalizar o aluno para a análise dos aspectos de liderança na gestão da saúde do trabalhador. Para tanto, caracteriza-se o processo de gestão de pessoas propondo a discussão sobre o engajamento no
trabalho, bem como o relacionamento profissional, a integração e gestão da equipes. Pretende-se contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança e na melhoria da qualidade de vida no trabalho, vindo ao encontro da missão do Projeto Acadêmico da Escola de
Enfermagem da USP vigente que visa valorizar a interdisciplinaridade, a integralidade e a liderança.
 
The organizational climate influences the safety and health of workers. Protecting workers against accidents and health problems is not only a legal and ethical duty but also a sign that the organization seeks quality of life at work. The literature points out that some styles of leadership style can favor occupational health and safety risks, leading to accidents at work and occupational disease. Nursing training requires developing skills, which is emphasized as one of the skills in the National Curriculum Guidelines (NCGs) for nursing practice, Leadership. It is believed that student leadership development during their training favors their initial performance as a professional. Therefore, universities can adopt different strategies during the teaching-learning process. Thus, this optional course is aimed at nursing students and intends to equip the student to analyze aspects of Leadership in managing workers' health. Therefore, the people management process is characterized by proposing a discussion about work engagement, professional relationships, integration, and team management. It is intended to contribute to the development of nursing professionals with a focus on Leadership and improving the quality of life at work, meeting the mission of the Academic Project of the School of Nursing at USP in force, which aims to value interdisciplinarity, integrality, and Leadership.
 
 
Programa
1. Estilos de liderança diferenciados.
2. Desenvolvimento de liderança e engajamento de equipes para um ambiente saudável.
3. Papel do líder na manutenção da saúde do trabalhador e gestão de risco de acidentes ocupacionais.
4. Clima Organizacional e as implicações na saúde do trabalhador.

METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA.
Exposição dialogada.
Observação dirigida.
Simulação realística.

FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO.
- Exposição dialogada.
- Observação dirigida.
- Leitura / discussão grupo (Simulação realística)
- World Café
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Presença 2. World Café 3. Auto-avaliação e avaliação dos demais componentes do grupo
Critério
A avaliação será constituída pela média aritmética das notas: - Presença (Frequência = 70% e participação nas discussões com contribuições, interpretações e esclarecimentos) - 0 a 5 pts - World Café - O World Café é um processo criativo baseado em diálogos entre indivíduos, numa elaboração coletiva e colaborativa para responder questões de grande relevância. Os participantes são divididos em grupos para conversar sobre um determinado tema previamente escolhido. As questões contextualizadas irão demandar a utilização de raciocínio lógico e interpretativo, por meio da análise crítica de informações, conclusão por indução e/ou dedução, assim, pretende-se avaliar a aquisição de competências, habilidades e conhecimentos essenciais ao desenvolvimento da liderança. 0 a 10 pts - Auto-avaliação e avaliação dos demais componentes do grupo - 0 a 5 pts
Norma de Recuperação
A disciplina oferecerá recuperação através de prova ou trabalho escrito aos alunos que obtiverem nota inferior a 5,0 e igual ou superior a 3,0, com frequência igual ou superior a 70%.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
1) Balsanelli AP, David DR, Ferrari TG. Liderança do enfermeiro e sua relação com o ambiente de trabalho hospitalar. Acta paul enferm [Internet]. 2018Mar;31(Acta paul. enferm., 2018 31(2)). Available from: https://doi.org/10.1590/1982-
0194201800027
2) Felli, VE; Baptista, PCP; Rached, CDA. Qualidade de Vida no Trabalho e Saúde do Trabalhador de Enfermagem. In: Paulina Kurcgant. (Org.). Gerenciamento em Enfermagem. 4aed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022
3) Kurgant, P; Massarollo, MCKB; Rached, CDA. Cultura e Poder nas Organizações em Saúde. In: Paulina Kurcgant. (Org.). Gerenciamento em Enfermagem. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022
4) Rached, CDA; Baptista, PCP. A importância da Liderança Baseada em Valor. In: ABEn - Euclélia Gomes Vale; Simone Aparecida Peruzzo; Vanda Elisa Andres Felli. (Org.). PROENF Programa de Atualização em Enfermagem: Gestão: Ciclo
9. 6aed. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2022
5) Rached CDA, Santos J do N, Ferreira VCG, Sousa G de C. Projeto Desenvolver: Liderança e Ambiente de Trabalho Seguro. JHMReview [Internet]. 25º de janeiro de 2021 [citado 20º de janeiro de 2023];7(2). Disponível em: https://www.ijhmreview.org/ijhmreview/article/view/269
6) Rached, C D A; Santos JN ; FERREIRA, V. C. G. . Bases Teórica dos Estilos de Liderança: Uma breve revisão. INTERNATIONAL JOURNAL OF HEALTH MANAGEMENT REVIEW - JHMREVIEW, v. 6, p. 1-9, 2020.
7) Yamassake, RT. ; Baptista, PCP ; Albuquerque VA ; Anselmo, V., Rached CDA. Satisfação no trabalho vs. clima organizacional: estudo transversal em profissionais de enfermagem brasileiros [Job satisfaction vs. organizational
climate: a cross-sectional study of Brazilian nursing personnel] [Satisfacción laboral vs clima organizacional: estudio transversal en profesionales de enfermería brasileños]. UERJ, v. 29, p. e62718, 2021.

Bibliografia Complementar:

1) Barbosa, D. B. F. ; Guedes, L. C. S. ; Rached, C D A ; Teixeira, C. A. A. ; Santos, L. V. dos ; Souza Almeida T . Leadership Styles of Hospital Nurses: Impacts on the Work Process and Organizational Climate. Trends Nur Health Care Res, v.
1, p. 1-8, 2021.
2) Díaz MPM ; Mosteiro MB ; Borges E ; Baptista, PCP ; Queirós C ; Zaballos MS ; Felli, VEA ; Abreu M ; Silva FJ ; Correia SF . Presenteeism in nurses: comparative study of Spanish, Portuguese and Brazilian nurses. International Nursing Review,
v. 00, p. 1-10, 2020.
3) Fusari MEK, Meirelles BHS, Lanzoni GM de M, Costa VT. Best leadership practices of nurses in hospital risk management: case study. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2021;42(Rev. Gaúcha Enferm., 2021 42(spe)). Available from:
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200194
4) Mabona JF, van Rooyen D, Ten Ham-Baloyi W. Best practice recommendations for healthy work environments for nurses: An integrative literature review. Health SA [Internet]. 2022 Apr;25(27):1788. doi: 10.4102/hsag.v27i0.1788.
5) MondiniI CCSD, Cunha ICKO, Trettene AS, Fontes CMB, BachegaI MI, Cintra FMR, Liderança autêntica entre profissionais de enfermagem: conhecimento e perfil. Revista Brasileira de Enfermagem. 2020; 73.4: 1-7. doi:https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0888
6) Pazetto BA, Rossi DD, Balsanelli FTG. Liderança do enfermeiro e sua relação com o ambiente de trabalho hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem. 2018; 31.2: 187-193. doi: https://doi.org/10.1590/1982-0194201800027
7) Rached, C D A; Sousa GC ; MELO, F. A. B. ; CARLONI., P. R. R. F. R. ; Domercant H . The nurse: relationship between leadership style, values and Quality of Work Life. Journal of Positive Psychology and Wellbeing, v. 6, p. 1,
2022.
8) Sousa GC ; Rached, Chennyfer Dobbins Abi . A influência dos valores pessoais e profissionais na liderança de enfermagem: uma revisão integrativa. JHMREVIEW, v. 07, p. 44-51, 2021
 

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