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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Orientação Profissional
 
Disciplina: ENO0221 - Pesquisa em Enfermagem
Nursing Research

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
GERAL DO MÓDULO

Iniciar o processo investigatório com a finalidade de consumir, produzir e divulgar pesquisas, integrando-o ao processo de trabalho do enfermeiro e preparo e apresentação de seminários.


ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:


Referentes à ação docente:
Introduzir os fundamentos teóricos, metodológicos, éticos e legais que norteiam o processo de pesquisa. 
Explicar o desenvolvimento do processo de pesquisa nas abordagens quantitativa e qualitativa. 
Orientar a execução de um pré-projeto de pesquisa. 
Enfocar a prática investigativa como um dos processos de trabalho desenvolvidos pelo enfermeiro. 
Instigar o consumo e a divulgação de pesquisas. 

Referente à ação discente:
Conhecer os fundamentos teóricos, metodológicos, éticos e legais que norteiam a investigação científica quantitativa e qualitativa. 
Analisar o processo de pesquisa nas abordagens quantitativa e qualitativa. 
Realizar um pré-projeto de pesquisa. 
Conhecer o processo de pesquisa como um dos processos de trabalho desenvolvidos pelo enfermeiro. 
Consumir e divulgar pesquisas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2923751 - Patricia Campos Pavan Baptista
 
Programa Resumido
Processo histórico do conhecimento, da ciência e da pesquisa. Pesquisa nas vertentes quantitativa e qualitativa. Aspectos éticos e legais da pesquisa.
 
The historical process of knowledge, science and research. Quantitative and qualitative research. The ethical and legal aspects of research.
 
 
Programa
O processo histórico do conhecimento, da ciência e da pesquisa.
A crise do paradigma científico dominante.
Os fundamentos teóricos das pesquisas quantitativa e qualitativa.
A pesquisa como um processo de trabalho do enfermeiro.
As bases metodológicas nas pesquisas quantitativa e qualitativa.
O delineamento da pesquisa quantitativa.
As principais vertentes na pesquisa qualitativa.
Busca bibliográfica on-line.
Os aspectos éticos e legais da pesquisa.  
A divulgação da pesquisa e a socialização do conhecimento.

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: 
- Preparo e apresentação de seminários.


IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
Conhecer os pressupostos teóricos, metodológicos, éticos e legais que norteiam a investigação científica quantitativa e qualitativa, bem como  o processo de pesquisa como um dos processos de trabalho desenvolvidos pelo enfermeiro. Além disso, no 5º semestre o aluno iniciará a tutoria acadêmica.
  
SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA 

Trata-se de conteúdo transversal que permeia os demais eixos integrativos do PPP.


PROGRAMA SEGUINTE

Ciclo da Prática Profissional.

PORQUE APRENDER ESTE CONTEÚDO?

Para o consumo e elaboração de pesquisas e para a construção do conhecimento
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição dialogada; leitura dirigida; grupos de discussão; seminários, comunicação mediada por computador; estudos de caso; busca bibliográfica e elaboração de plano de pesquisa.
Critério
Relatórios individual e grupal; plano de pesquisa
Norma de Recuperação
Nota superior a 3,0 e frequência minina de 70%.
 
Bibliografia
     
Appolinário F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Pioneira Thompson Learning; 2006. 
Bardin N L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2000. 
Chizzotti A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 7ª ed. São Paulo: Cortez; 2005. Parte I. 
Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196/96. Dispõe sobre normas de pesquisa envolvendo seres humanos. Bioética 1996; 4(2 supl.): 15-25. 
Demo P. Metodologia científica em ciências sociais. 3ª ed. São Paulo: Atlas; 1995. 
Lobiondo-Wood G, Haber J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001. 
Marconi MA, Lakatos EM. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas; 2003. 
Merighi MAB, Praça NS. Abordagens teórico-metodológicas qualitativas: a vivência da mulher no período reprodutivo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2003. 
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9ª ed. São Paulo: Hucitec; 2006. 
Pedro Reiz. Manual de técnicas de redação científica. 4ª ed. São Paulo: Editora Hyria; 2017.
Pedro Reiz. Redação científica moderna. 2ª ed. São Paulo: Editora Hyria; 2017.
Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, utilização e avaliação. 5ª ed. Porto Alegre: Art Med, 2004. 
Rudio FV. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes; 1986. 
Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 21ª ed. São Paulo: Cortez; 2000

Referências utilizadas nas PCCs:
Anastasiou G.C, Alves L P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Aranha MLA, Martins MHP. Filosofando: introdução à filosofia. 3ª ed. São Paulo: Moderna; 2003. 
Ciampone MHT, Chiesa AM. Princípios gerais para abordagem de variáveis qualitativas e o emprego da metodologia de grupos focais. In: Antunes MJ, Egry EY et al, organizadoras. Série Didática: Enfermagem no SUS – A classificação Internacional das práticas de enfermagem em saúde coletiva. – CIPESC. Brasília, 1999, v 3, p. 306-24. 
Felli VEA, Kurgcant P. A saúde do trabalhador de enfermagem: um estudo no enfoque do materialismo histórico e dialético. RevPaulEnf 2000; 19(3):41-8. 
Massarollo, MCKB, Spinetti SR, Fortes PAC. Ética e pesquisa em saúde. In: Oguisso T, Zoboli ELCP (Org.). Ética e Bioética: desafios para a enfermagem e a saúde. Barueri: Manole; 2006. cap.10 p.170-186. 
Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Manual operacional para Comitês de Ética em Pesquisa. Brasília: Ed. MS, 2002.
 

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