GERAL DO MÓDULO Iniciar o processo investigatório com a finalidade de consumir, produzir e divulgar pesquisas, integrando-o ao processo de trabalho do enfermeiro e preparo e apresentação de seminários. ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: Introduzir os fundamentos teóricos, metodológicos, éticos e legais que norteiam o processo de pesquisa. Explicar o desenvolvimento do processo de pesquisa nas abordagens quantitativa e qualitativa. Orientar a execução de um pré-projeto de pesquisa. Enfocar a prática investigativa como um dos processos de trabalho desenvolvidos pelo enfermeiro. Instigar o consumo e a divulgação de pesquisas. Referente à ação discente: Conhecer os fundamentos teóricos, metodológicos, éticos e legais que norteiam a investigação científica quantitativa e qualitativa. Analisar o processo de pesquisa nas abordagens quantitativa e qualitativa. Realizar um pré-projeto de pesquisa. Conhecer o processo de pesquisa como um dos processos de trabalho desenvolvidos pelo enfermeiro. Consumir e divulgar pesquisas.
Processo histórico do conhecimento, da ciência e da pesquisa. Pesquisa nas vertentes quantitativa e qualitativa. Aspectos éticos e legais da pesquisa.
O processo histórico do conhecimento, da ciência e da pesquisa. A crise do paradigma científico dominante. Os fundamentos teóricos das pesquisas quantitativa e qualitativa. A pesquisa como um processo de trabalho do enfermeiro. As bases metodológicas nas pesquisas quantitativa e qualitativa. O delineamento da pesquisa quantitativa. As principais vertentes na pesquisa qualitativa. Busca bibliográfica on-line. Os aspectos éticos e legais da pesquisa. A divulgação da pesquisa e a socialização do conhecimento. PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: - Preparo e apresentação de seminários. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. Conhecer os pressupostos teóricos, metodológicos, éticos e legais que norteiam a investigação científica quantitativa e qualitativa, bem como o processo de pesquisa como um dos processos de trabalho desenvolvidos pelo enfermeiro. Além disso, no 5º semestre o aluno iniciará a tutoria acadêmica. SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Trata-se de conteúdo transversal que permeia os demais eixos integrativos do PPP. PROGRAMA SEGUINTE Ciclo da Prática Profissional. PORQUE APRENDER ESTE CONTEÚDO? Para o consumo e elaboração de pesquisas e para a construção do conhecimento
Appolinário F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Pioneira Thompson Learning; 2006. Bardin N L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2000. Chizzotti A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 7ª ed. São Paulo: Cortez; 2005. Parte I. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196/96. Dispõe sobre normas de pesquisa envolvendo seres humanos. Bioética 1996; 4(2 supl.): 15-25. Demo P. Metodologia científica em ciências sociais. 3ª ed. São Paulo: Atlas; 1995. Lobiondo-Wood G, Haber J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001. Marconi MA, Lakatos EM. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas; 2003. Merighi MAB, Praça NS. Abordagens teórico-metodológicas qualitativas: a vivência da mulher no período reprodutivo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2003. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9ª ed. São Paulo: Hucitec; 2006. Pedro Reiz. Manual de técnicas de redação científica. 4ª ed. São Paulo: Editora Hyria; 2017. Pedro Reiz. Redação científica moderna. 2ª ed. São Paulo: Editora Hyria; 2017. Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, utilização e avaliação. 5ª ed. Porto Alegre: Art Med, 2004. Rudio FV. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes; 1986. Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 21ª ed. São Paulo: Cortez; 2000 Referências utilizadas nas PCCs: Anastasiou G.C, Alves L P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2012. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Aranha MLA, Martins MHP. Filosofando: introdução à filosofia. 3ª ed. São Paulo: Moderna; 2003. Ciampone MHT, Chiesa AM. Princípios gerais para abordagem de variáveis qualitativas e o emprego da metodologia de grupos focais. In: Antunes MJ, Egry EY et al, organizadoras. Série Didática: Enfermagem no SUS – A classificação Internacional das práticas de enfermagem em saúde coletiva. – CIPESC. Brasília, 1999, v 3, p. 306-24. Felli VEA, Kurgcant P. A saúde do trabalhador de enfermagem: um estudo no enfoque do materialismo histórico e dialético. RevPaulEnf 2000; 19(3):41-8. Massarollo, MCKB, Spinetti SR, Fortes PAC. Ética e pesquisa em saúde. In: Oguisso T, Zoboli ELCP (Org.). Ética e Bioética: desafios para a enfermagem e a saúde. Barueri: Manole; 2006. cap.10 p.170-186. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Manual operacional para Comitês de Ética em Pesquisa. Brasília: Ed. MS, 2002.