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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Orientação Profissional
 
Disciplina: ENO0500 - Estágio Curricular I - Administração em Enfermagem
Curricular Internship I (Nursing Administration)

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 9
Carga Horária Total: 300 h ( Estágio: 270 h , Práticas como Componentes Curriculares = 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 14/07/2018

Objetivos
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO 
Analisar e exercitar o processo de trabalho gerencial em enfermagem, relacionando-o com a estrutura e dinâmica organizacional do serviço de saúde e de enfermagem.


IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
O ensino do processo de trabalho gerencial em enfermagem, fundamentado em teorias e saberes específicos instrumentaliza o estudante para o planejamento, organização e avaliação da assistência e da unidade/ serviço, por meio da articulação dos recursos humanos, físicos, ambientais, materiais e financeiros, na perspectiva de transformação da realidade de saúde.


SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Práticas de gerenciamento em enfermagem nas instituições de saúde

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:

Referentes à ação docente:
1. Articular as bases teóricas e conceituais do gerenciamento com a estrutura e dinâmica organizacional dos Serviços de saúde e de enfermagem.
2. Contextualizar o processo de gerenciamento de recursos humanos em saúde e em enfermagem.
3. Instrumentalizar os estudantes para a coordenação de equipes de saúde e de enfermagem.
4. Incentivar a autonomia do estudante e a integração entre alunos, professores e profissionais.
5. Introduzir os fundamentos teóricos e metodológicos do processo de avaliação da qualidade dos serviços de saúde.


Referente à ação discente:
1. Relacionar a estrutura e dinâmica organizacional dos serviços com o gerenciamento em enfermagem.
2. Analisar o processo de gerenciamento de recursos humanos em saúde e em enfermagem.
3. Desenvolver competências para a coordenação de equipes de saúde e de enfermagem.
4. Conhecer os fundamentos teóricos e metodológicos do processo de avaliação da qualidade dos serviços de saúde.
5. Desenvolver a autonomia e a integração com indivíduos e grupos.
6. Vivenciar ações relacionadas ao processo de gerenciamento em situações da prática de enfermagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5566925 - Chennyfer Dobbins Abi Rached
5823491 - Maristela Santini Martins
 
Programa Resumido
Conceitos, metodologias e instrumentos do processo de trabalho gerencial em enfermagem. Ferramentas gerenciais no processo de trabalho do enfermeiro. Planejamento, organização e avaliação da assistência/serviço. Liderança e Supervisão. Gerenciamento de recursos humanos.
 
Concepts, methodologies, and instruments of the process in nursing management work. Planning, organization and evaluation of health care. Management of human and financial resources.
 
 
Programa
Planejamento Normativo e Planejamento Estratégico Situacional  (1, 2, e 3)
Qualidade e avaliação de serviços de saúde e de enfermagem (4)
Gerenciamento de RH: política de RH em saúde, dimensionamento e distribuição de pessoal, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, liderança e supervisão, trabalho em equipe e relações de trabalho (1, 2 e 3)
Ética no gerenciamento (2,3,5 e 6)

PROGRAMA SEGUINTE
Estágio Curricular II

PORQUE APRENDER ESTE CONTEÚDO?
Experienciar o processo de trabalho gerencial em enfermagem
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atuação em campo de prática, Exercício de Planejamento Estratégico e Seminário.
Critério
Atuação em campo de prática (pré-requisito para aprovação na disciplina-peso 5), seminários (peso1), Exercício (peso1).
Norma de Recuperação
Não há recuperação, pois trata-se de uma disciplina de estágio em campo.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1. Baptista PCP. Incapacidade no trabalho: a compreensão de Gerentes de Enfermagem. Livre docência (tese). 2014 Sao Paulo USP.
2. Bonfim, Daiana, Fugulin, Fernanda Maria Togeiro, Laus, Ana Maria, Peduzzi, Marina, & Gaidzinski, Raquel Rapone. (2016). Time standards of nursing in Primary Health Care: an observational study. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 50(1), 118-126.
3. Campos GW de S, Domitti AC. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para a gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad Saúde Pública 2007; 23(2):399-407.
4. Chiavenato I.  Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração, 3.edição. Manole, 2015. Cap. 15
5. Donabedian A. The quality of medical care: how can it be assessed? JAMA 1988; 260 (12): 1743-48.
6. Donabedian A. The role of outcomes in quality assessment and assurance. QRB Qual Rev Bull. 1992; 18 (11) 356-60.
7. Felli VEA, Peduzzi M. O trabalho gerencial em enfermagem. In: Paulina Kurcgant. (Org.). Gerenciamento em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
8. Massarollo MCKB; Fernandes MFP; Santos MJ. Ética e Gerenciamento em Enfermagem. In: Kurgant P (org). Gerenciamento em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2016.
9. Kurcgant P. Liderança em enfermagem. In: Kurcgant P, coordenadora. Administração em Enfermagem. São Paulo: EPU; 1991. p.165-178.
10. Marquis BL, Huston CJ. Administração e liderança na enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2005.
11. Peduzzi M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia Rev. Saúde Pública 2001; 35(1):103-9.
12. Rodrigues MV; Carâp LJ; El-Warrack LO; Rezende TB. Qualidade e acreditação em saúde. Rio de Janeiro: FGV; 2011.
13. Watcher R M. Compreendendo a segurança do paciente. Porto Alegre: Artmed, 2010.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1. Felli VEA, Baptista PCP. Saúde do trabalhador de enfermagem. Barueri, SP: Manole, 2015.
2. Fugulin FMT; Gaidzinski RR; Kurcgant P. Sistema de classificação de pacientes: identificação do perfil assistencial dos pacientes das unidades de internação do HU-USP. Rev Latino Americana 2005; 13 (1): 72-78.
3. Gartner FR, Nieuwenhuijsen K, van Dijk FJH, Sluiter JK. The impacto f common mental disorders on the work functioning of nurses allied haelth professional: a systematic review. International Journal Nursing studies 2010;47(8):1047-61.
4. UNESCO. Programa Tematico - Programa de Educacion en Ética. División de Ética de La Ciencia y la Tecnologia. Programa de Bioética y Ética de la Ciencia (UNESCO-Montevideo). Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura; 2008.
 

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