OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Instrumentalizar o licenciando de enfermagem quanto aos aspectos teórico-metodológicos do processo ensino aprendizagem para atuar no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem. Planejar, desenvolver e avaliar ações educativas relacionadas com as práticas de enfermagem e de saúde. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PROFESSOR, NESTE MOMENTO DO CURSO Capacitar o licenciando de enfermagem para o exercício profissional no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem. Sedimentar o que significa e como se dá o processo de tornar-se professor. Construir conhecimentos teóricos para fundamentar a prática, a partir da análise da realidade. FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Esses conhecimentos específicos integrados com outros saberes pedagógicos permitirão a formação do professor para desenvolver ações e projetos educacionais no contexto do ensino médio, da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem bem como na formação continuada em enfermagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA Referentes à ação docente 1. Historiar a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem no Brasil e suas implicações nas práticas atuais; 2. Apresentar as legislações e concepções pedagógicas da educação relacionadas ao ensino médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 3. Contextualizar o processo ensino aprendizagem no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem nas dimensões educacional, política, social, cultural, ética e legal; 4. Apresentar os conceitos e as dimensões da Gestão na Educação Profissional de Nível Médio em Enfermagem; 5. Contextualizar as políticas e práticas da formação continuada em enfermagem em instituições de saúde públicas e privadas; 6. Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e à formação continuada em enfermagem e suas implicações para a assistência de enfermagem; 7. Apresentar os elementos que compõem um projeto político pedagógico da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 8. Apresentar os elementos que compõe a identidade docente para atuar no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 9. Apresentar as bases teórico-metodológicas para a prática docente; 10. Discutir as diferentes competências para atuação do professor na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada; 11. Discutir as tendências pedagógicas e suas aplicações na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada de profissionais de enfermagem; 12. Discorrer sobre os princípios andragógicos e suas implicações na prática docente; 13. Descrever as etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo ensino aprendizagem; 14. Discutir o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem; 15. Apresentar diferentes estratégias de ensino e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem; 16. Apresentar o processo de supervisão em campo da prática; 17. Orientar a elaboração de materiais pedagógicos e o uso de tecnologias educacionais. Referentes à ação discente 1. Conhecer o cenário atual da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem no Brasil e suas implicações para as práticas atuais a partir da reflexão sobre os fatos históricos; 2. Compreender as legislações e concepções pedagógicas da educação relacionadas ao ensino médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 3. Analisar o processo ensino aprendizagem no ensino médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem nas dimensões educacional, política, social, cultural, ética e legal; 4. Refletir sobre os conceitos e as dimensões da Gestão na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem; 5. Relacionar as prioridades políticas e necessidades práticas da formação continuada em enfermagem em instituições de saúde públicas e privadas; 6. Adotar uma postura crítico-reflexiva frente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e à formação continuada em enfermagem e suas implicações para a assistência de enfermagem; 7. Participar de discussões sobre a elaboração de um projeto político pedagógico da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 8. Construir sua identidade docente para atuar no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem; 9. Identificar o processo de construção das bases teórico-metodológicas para a prática docente; 10. Desenvolver as competências cognitivas, atitudinais e psicomotoras da prática pedagógica em enfermagem e em saúde; 11. Analisar as tendências pedagógicas e suas aplicações na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada de profissionais de enfermagem relacionando-as à historicidade da profissão; 12. Conhecer os princípios andragógicos e suas implicações na prática docente 13. Compreender o planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações educativas; 14. Discutir o uso das Tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem; 15. Discutir estratégias de ensino e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem no processo ensino aprendizagem em enfermagem; 16. Compreender o processo de supervisão em campo da prática; 17. Desenvolver o processo ensino-aprendizagem mediado por recursos tecnológicos e materiais multimídias.
Aspectos políticos, econômicos, sociais e éticos do ensino médio e Educação profissional de nível técnico em Enfermagem. Legislações e concepções pedagógicas. Bases teórico-metodológicas para elaboração do Projeto Político Pedagógico e Planejamentos em Educação. Programas de Aprendizagem. Processo Ensino Aprendizagem. Tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem. Processo de Avaliação. Bases teórico-metodológicas da formação docente. Perfil e competências educativas e de Enfermagem. Políticas e práticas de formação continuada em Enfermagem. Elaboração de material didático-pedagógico e de multimídias.
CONTEÚDOS - Processo ensino aprendizagem no ensino médio e profissionalizante em enfermagem nas dimensões educacional, política, social, cultural, ética e legal. - Gestão na Educação Profissional de Nível Médio em Enfermagem - Políticas e práticas da formação continuada em enfermagem em instituições de saúde públicas e privadas; - Professor Reflexivo e sua prática pedagógica - Bases teórico-conceituais para construção de Projeto Político Pedagógico. - Construção da Identidade Docente - Metodologia Dialética - Teoria da Aprendizagem Significativa - Supervisão de estágio - Andragogia - Planejamento, execução e avaliação do Processo Ensino Aprendizagem. - Plano de aula. - Tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem. - Estratégias de ensino - Ambientes virtuais de aprendizagem - Supervisão de estágio - Interação professor aluno - Elaboração de material pedagógico e tecnologias educacionais. - Ambiente virtual como cenário de aprendizagem: conceitos e experiências PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: Realização de busca bibliográfica sobre o tema da aula a ser ministrada pelo licenciando - carga horária: 05 horas; Planejamento da aula - carga horária: 05 horas; Elaboração do plano de aula - carga horária: 05 horas; Elaboração de materiais didáticos para as atividades de ensino-aprendizagem- carga horária: 10 horas; Execução da aula no papel de regente - carga horária: 05 horas; Elaboração e análise de instrumento de avaliação da aula - carga horária: - carga horária: 05 horas Elaboração de portfólio digital: "Linha do tempo da construção da identidade docente"- carga horária: 25 horas Apresentação e discussão do portfólio - carga horária: 05 horas OBSERVAÇÃO: Todas as atividades são realizadas sob a supervisão docente
Bibliografia Básica: 1. Anastasiou G.C, Alves L P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7 ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006. 2. Brasil. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez, 1996. Seção 1, p. 27833 – 41. 3. Brasil. Parecer n. 16/99 aprovado em 5 de outubro de 1999. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico. Conselho Nacional da Educação. Brasília (DF), set de 1996. Documenta 456. 4. Rios TA. Ética e competência. 14 ed, São Paulo: Cortez; 2004. 5. Prado C; Peres HHC; Leite MMJ. Tecnologia da informação e da comunicação em enfermagem. São Paulo: Editora Atheneu, 2011. 163 p. 6. Prado C (Org). Capacitação docente. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2013. 7. Alfinito S, Paschoal T, Maduro-Abreu A, Cantal CBR. Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil [Internet]. Brasília, DF: Universidade de Brasília; 2012. Disponível em: http://aprender.ead.unb.br/pluginfile.php/66861/mod_folder/content/0/Livro_EaD_Aplica%C3%A7%C3%B5es_e_tend%C3%AAncias.pdf?forcedownload=1 8. Barbosa RLL. Formação de educadores: desafios e perspectivas [Internet]. São Paulo: Editora da UNESP; 2003. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/up000019.pdf 9. Bertocchi S. Novos modos de aprender e ensinar [Internet]. Vol. 1. São Paulo: Fundação Telefônica; 2013. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/wp-content/uploads/pdfs/130328_novos_modos_de_aprender_e_ensinar_v2.pdf 10. Christensen CM, Horn MB, Staker H. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos [Internet]. Clayton Christensen Institute; 2013. Disponível em: http://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf Referências utilizadas nas PCCs: 1. Prado C, Afonso VLM. Plano de aula: ferramenta docente na prática pedagógica. In: Prado C (Org). Práticas Pedagógicas em Enfermagem: processo de reconstrução permanente. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2013.p. 103-115. 2. Takahashi RT, Fernandes MFP. Plano de aula: conceitos e metodologia. Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo, v. 17, n.1, p. 114-18, 2004. 3. Anastasiou LGC, Pessage L. Processo de ensinagem na universidade: estratégias de trabalho em aula. Editora Univille, 2007, 7ª. Edição. 4. Heimann C, Prado C. Um “novo” olhar para as “velhas” estratégias de ensino e aprendizagem. In: Prado C (Org). Práticas Pedagógicas em Enfermagem: processo de reconstrução permanente. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2013.p. 117-130. 5. Hainsworth D. Materiais instrucionais. In: Bastable SB, organizadora. O enfermeiro como Educador: princípios de ensino-aprendizagem para a prática de Enfermagem. 3ª Ed. Artmed; 2010. p. 495-536. 6. Luckesi CC. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 7. Vaz DR, Prado C. Prática pedagógica reflexiva de licenciados de enfermagem: o portfólio como instrumento. REEUSP, 48(6):1103-10. 8. Vaz, D. R. Prática reflexiva de licenciandos de Enfermagem no estágio curricular supervisionado: o portfólio como instrumento. [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2013. 9. Martins CA, Sousa MIP, Oliveira FK, Moreira, RG, Santana JR. Cultura Imagética e suas implicações na educação a distância. In: Anais Congresso ABED; 2009. Disponível em: www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/2782009115724.pdf. 10. Freitas MLM, Carvalho MA. A construção da identidade do professor como profissional reflexivo. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.1/GT1_23_2002.pdf. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1. Bastable, SB. O enfermeiro como educador. 3ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 2. Fadel LM, Ulbricht VR, Batista CR, Vanzin T. Gamificação na educação [Internet]. São Paulo: Pimenta Cultural; 2014. Disponível em: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/docdigital/PimentaCultural/gamificacao_na_educacao.pdf 3. Fundação Telefônica. As 20 chaves educativas para 2020: Como deveria ser a educação do século XXI?. In: Resumo de Encontro Internacional de Educação; 2013. Madrid [Internet]. São Paulo: Fundação Telefônica; 2013. Disponível em: https://publiadmin.fundaciontelefonica.com/index.php/publicaciones/add_descargas?tipo_fichero=pdf&idioma_fichero=pt_br&title=Prueba+Brasil&code=440&lang=br&file=20_claves_educativas_para_el_2020_pt.pdf 4. Lima JM. O jogo como recurso pedagógico no contexto educacional [Internet]. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2008. Disponível em: http://www.culturaacademica.com.br/_img/arquivos/O%2520Jogo%2520como%2520recurso%2520pedag%25F3gico%2520fINAL.pdf 5. Melo Neto JA. Tecnologia educacional: formação de professores no labirinto de ciberespaço [Internet]. Rio de Janeiro: MEMVAVMEM; 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000434.pdf 6. Ramos MBJ, Faria ET. Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas [Internet]. Porto Alegre: Edipucrs; 2011. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0076-9.pdf 7. Silva MJV, Silva Filho YV, Adler IK, Lucena BF, Russo B. Design Thinking: inovação em negócios [Internet]. 1. ed. Rio de Janeiro: MJV Press; 2012. Disponível em: http://livrodesignthinking.com.br/livro_dt_MJV.pdf