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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Orientação Profissional
 
Disciplina: ENO0700 - Estágio Curricular Supervisionado de Licenciatura em Enfermagem
Supervised Nursing Degree

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 13
Carga Horária Total: 405 h ( Estágio: 400 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO 
Propiciar ao licenciando de enfermagem elementos para o exercício da atividade docente na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e nos serviços de educação em instituições de saúde.

IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PROFESSOR NESTE MOMENTO DO CURSO.
O estágio curricular supervisionado, concentrado no nono semestre do curso, propiciará ao licenciando de enfermagem a sedimentação e aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Bacharelado em Enfermagem desta Escola, nas disciplinas cursadas na Faculdade de Educação da USP, e na disciplina “Ensinar e aprender em enfermagem: aspectos teórico-metodológicos”, do Curso de Licenciatura em Enfermagem na EEUSP para atuar como professor no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e nos setores de educação em instituições de saúde.

FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Os conhecimentos específicos desse programa integrados com outros saberes pedagógicos possibilitarão que a formação do professor seja trabalhada de forma plena. O licenciando de enfermagem deverá ter condições para desenvolver ações e projetos educacionais voltados à enfermagem e ao contexto da saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA

Referentes à ação docente

1. Supervisionar o licenciando de enfermagem em atividades pedagógicas desenvolvidas junto aos estudantes do ensino médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
2. Contextualizar o processo ensino aprendizagem no ensino médio e profissionalizante em enfermagem, correlacionando-o com questões políticas, sociais, culturais, éticas e legais;
3. Mediar visitas às escolas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem para identificar os princípios e pressupostos pedagógicos adotados no projeto pedagógico da escola;
4. Propiciar ao licenciando de enfermagem elementos para o exercício da atividade docente na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e nos serviços de educação em instituições de saúde;
5. Conduzir as discussões acerca da identidade e das competências do professor a partir de saberes necessários para atuar em situações da prática do ensino em campo da enfermagem;
6. Estimular a integração do licenciando com coordenadores, professores e estudantes do ensino médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e enfermeiros para que os mesmos possam conhecer e analisar o processo de ensino vigente nas escolas;
7. Discutir as estratégias de intervenção pedagógica aplicadas nas escolas;
8. Orientar o licenciando para o reconhecimento da gestão escolar, pedagógica e de formação continuada;
9. Estimular a integração do licenciando em enfermagem com coordenadores, professores e estudantes do ensino médio e profissionalizante em campos de prática;
10. Orientar a construção de materiais didáticos e multimídias como recursos para ministrar aulas teóricas e práticas;
11. Orientar a construção de projetos educacionais a serem desenvolvidos junto às Escolas com a colaboração e participação efetiva do licenciando de enfermagem.
12. Orientar a elaboração de relatório de atividades desenvolvidas no campo de prática

Referentes à ação discente

1. Supervisionar o estágio de estudantes de ensino médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
2. Experienciar o processo ensino aprendizagem no ensino médio e profissionalizante em enfermagem articulando-o com questões políticas, sociais, culturais e éticos- legais;
3. Identificar os princípios e pressupostos pedagógicos adotados no projeto pedagógico da escola;
4. Aplicar o conhecimento adquirido na formação docente para atuar em situações da prática do ensino;
5. Desenvolver competências para planejar, executar e avaliar atividades inerentes à prática do ensino;
6. Analisar o processo de ensino vigente nas escolas;
7. Analisar as estratégias de intervenção pedagógica aplicadas no âmbito das escolas;
8. Discutir sobre gestão escolar, pedagógica e formação continuada correlacionando com bases teórico-metodológicas;
9. Interagir com coordenadores, professores e estudantes do ensino médio e profissionalizante em enfermagem e enfermeiros dos serviços de educação continuada nas instituições de saúde para planejar, executar e avaliar as atividades inerentes à prática do ensino;
10. Construir material didático e multimídias como recurso pedagógico para aulas teóricas e práticas;
11. Participar da construção, desenvolvimento e avaliação de projetos educacionais junto as Escolas e Estabelecimentos de Saúde;
12. Elaborar relatórios das atividades desenvolvidas no campo de prática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7465839 - Débora Rodrigues Vaz
 
Programa Resumido
Práticas pedagógicas inerentes à formação do professor - planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações educativas. Supervisão de estágio na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e nos setores de educação de instituições de saúde.
 
 
 
Programa
1.	Processo ensino aprendizagem no campo de prática relacionado ao ensino médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem nas perspectivas educacional, política, social, cultural, ética e legal; 
2. Aspectos gerenciais e pedagógicos dos projetos educacionais vigentes em escolas;
3. Competências do professor e saberes necessários para atuar em campo de prática;
4. Planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo ensino aprendizagem em campo de prática;
5. Estratégias de intervenção pedagógica no âmbito da enfermagem e da saúde;
6. Supervisão de estágio;
7. Construção de competências para atuação docente em campo de prática;
8. Projetos educacionais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Metodologia Dialética por meio das estratégias:
• Estágio nas instituições de ensino e campos de prática
• Visita técnica
• Discussão
• Fóruns
• Estudo de caso
• Ambiente virtual de aprendizagem
Critério
• Participação nas atividades programadas nos campos de estágio.
• Desempenho no estágio.
• Relatórios individuais e/ou grupais.
• Portfólio reflexivo
Norma de Recuperação
não oferece
 
Bibliografia
     
BÁSICA:
1. Anastasiou GC, Alves L P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7 ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.
2. Bordenave JD, Pereira AM. Estratégia de ensino–aprendizagem. 8 ed. Petrópolis: Vozes; 2001.
3. Depresbiteris L. Avaliação educacional em três atos. 3 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
4. Luckesi CC. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 2ª. ed. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.
5. Silva Jr CA e Rangel M (Orgs). Nove olhares sobre a supervisão. 13 ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.
6. Takahashi RT, Fernandes MFP. Plano de aula: conceitos e metodologia. Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo, v. 17, n.1, p. 114-18, 2004.
7. Tardif M, Lessard C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
8. Carvalho AMP. Os estágios nos Cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. Coleção Ideias em Ação.
9. Prado C (Org). Capacitação docente. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2013.
10. Luck H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 14ª. ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2007.

COMPLEMENTAR

1. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. 15 ed. São Paulo: Paz e Terra; 2000. (Coleção Leitura);
2. Dayrele J. (org). Múltiplos olhares sobre a educação e cultura. 2ª. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
3. Araújo UF. Temas Transversais e a estratégia de projetos. São Paulo, Moderna, 2003.
 

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