OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Compreender o processo e os tipos de pesquisa clínica em Enfermagem.IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. Compreender o processo e os tipos de pesquisa clínica em Enfermagem.SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMAAprender a consumir pesquisa clínica.OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:Referentes à ação docente: - Descrever as etapas e os princípios metodológicos e éticos dos ensaios clínicos.- Descrever os procedimentos estatísticos básicos utilizados em pesquisa clínica.- Discutir a produção científica dos diferentes níveis de qualidade das evidências.Referente à ação discente: - Compreender as etapas e os princípios metodológicos e éticos dos ensaios clínicos.- Identificar os procedimentos estatísticos básicos utilizados em pesquisa clínica.- Reconhecer na produção científica os diferentes níveis de qualidade das evidências.
O vínculo entre a prática clínica e a pesquisa na Enfermagem. Delineamento da pesquisa clínica e sua utilização. Tipos de desenho. Diretrizes éticas da pesquisa. Fundamentos de estatística: tipos de dados, estatística descritiva e inferencial, representação tabular e gráfica. Classificação das evidências científicas e sua importância na interpretação da literatura científica.
- O vínculo entre a prática clínica e a pesquisa na Enfermagem.- Delineamento da pesquisa clínica e sua utilização. Tipos de desenho. Diretrizes éticas da pesquisa.- Fundamentos de estatística: tipos de dados, estatística descritiva e inferencial, representação tabular e gráfica.- Classificação das evidências científicas e sua importância na interpretação da literatura científica. PORQUE APRENDER ESTE CONTEÚDO?A proposição da disciplina deve-se à importância da pesquisa clínica para a produção de evidências científicas em Enfermagem e sua utilização na prática assistencial. Os conteúdos a serem desenvolvidos visam à introdução do aluno neste campo, sobretudo, capacitando-o para iniciar a interpretação crítica do conhecimento gerado pela pesquisa clínica na área de Enfermagem
BIBLIOGRAFIA BÁSICA1. Beiguelman B. Curso prático de bioestatística. 5º ed. Ribeirão Preto: FUNPEC; 2002.2. Campana AO, Padovani CR, Iaria CT, Freitas CBD, Paiva SAR de, Hossne WA. Investigação científica na área médica. São Paulo: Manole; 2001.3. Castro AA. Planejamento da pesquisa. São Paulo: AAC; 2001. Disponível em: http://www.evidencias.com/planejamento e disponível em: http://www.metodologia.org e disponível em: 4. Centro Cochrane do Brasil. Disponível em: 5. Drummond JP, Silva E. Medicina baseada em evidências. São Paulo: Atheneu, 1998.6. Doria Filho U. Introdução à bioestatística para simples mortais. 3a ed. São Paulo: Negócio; 1999.7. Fletcher RH, Fletcher SW. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2006.8. Gomes MM. Medicina baseada em evidências: princípios e práticas. Rio de Janeiro: Rechmann & Affonso; 2001.9. Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady D, Hearst N, Newman TB. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2008.10. Jekel JF, Elmore JG, Katz DL. Epidemiologia, bioestatística e medicina preventiva. Porto Alegre: Artmed; 2002.11. Medronho RA, Bloch KV, Luiz RR, Werneck GL. Epidemiologia. 2ª ed. São Paulo: Atheneu; 2009.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR12. Nobre M, Bernado W. Prática clínica baseada em evidência. Rio de Janeiro: Elsevier; 2006.13. Sackett DL Straus SE Richardison WS, Rosenberg W, Hagnes RB. Medicina baseada em evidências: prática e ensino. 2.ª Ed. Porto Alegre: Artmed; 2003.14. Vieira S, Hossne WA. Metodologia científica para a área de saúde. Rio de Janeiro: Campus; 2001.15. Vieira S. Bioestatística: tópicos avançados. Rio de Janeiro: Campus; 2003.