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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica
 
Disciplina: ENP0115 - Procedimentos Terapêuticos no Cuidado à Criança e ao Adolescente na Experiência de Doença
Therapeutic Procedures in Caring for Children and Adolescents in the Illness Experience

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
OBJETIVOS GERAIS DO MÓDULO
1.	Conhecer e aprimorar as bases teóricas e práticas de procedimentos terapêuticos realizados com a criança e adolescente na experiência de doença;
2.	Realizar procedimentos terapêuticos de enfermagem à criança e adolescente em situação de doença;
3.	Aprimorar a prática clínica do aluno na área de Enfermagem Pediátrica.

IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
A disciplina possibilita ao aluno incorporar e vivenciar a execução de procedimentos terapêuticos realizados com a criança e adolescente na experiência de doença em instituições hospitalares e ambulatoriais, por meio da prática simulada em laboratório.

ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS

Referentes á ação docente:
1.	Instrumentalizar o aluno em sua formação técnico-científica voltada para os principais procedimentos terapêuticos da criança e adolescente em situação de doença;
2.	Possibilitar a prática baseada em evidência nos cuidados dos principais procedimentos terapêuticos realizados na criança e adolescentes em situação de doença;
3.	Instrumentalizar o aluno a desenvolver habilidades práticas para realização dos principais procedimentos terapêuticos na criança e adolescente em situação de doença por meio da prática simulada em laboratório.

Referentes à ação discente:
1.	Integrar e aplicar o conhecimento prático e teórico para execução dos principais procedimentos terapêuticos realizados na criança e adolescente em situação de doença;
2.	Realizar os procedimentos terapêuticos fundamentado no Cuidado Centrado na Família;
3.	Realizar as etapas do processo de enfermagem para execução dos procedimentos terapêuticos; 
4.	Respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos em enfermagem pediátrica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
169774 - Elaine Buchhorn Cintra Damião
 
Programa Resumido
Bases teóricas e práticas dos principais procedimentos terapêuticos realizados com crianças e adolescentes em situação de doença, tendo como referencial teórico o Cuidado Centrado na Família e as fases do desenvolvimento da criança e do adolescente
 
 
 
Programa
BASES TEORICAS:
1.1. Fundamentação teórica baseada na Prática Baseada em Evidência (PBE) para administração de medicamentos por via intravenosa;
1.2. Fundamentação teórica baseada na PBE para sondagem gástrica, enteral e alimentação enteral;
1.3. Fundamentação teórica baseada na PBE para cateterização vesical;
1.4. Fundamentação teórica baseada na PBE para o cuidado com ostomias;
1.5. Fundamentação teórica baseada na PBE para a instalação de tração cutânea e seus cuidados;
1.6. Fundamentação teórica baseada na PBE para o cuidado com cateteres centrais, manejo de bombas de infusão e infusões parenterais;
1.7. Fundamentação teórica baseada na PBE para administração de oxigenoterapia e os cuidados com a criança com cânula oro ou naso-traqueal e traqueostomia.
1.8 Fundamentação teórica sobre a abordagem da criança e família baseado no cuidado centrado na família para realização de procedimentos terapêuticos. 
PRÁTICAS SIMULADAS:
2.1. Procedimento prático de sondagem gástrica, sondagem enteral e manejo da alimentação enteral;
2.2. Procedimento prático de cateterização vesical de alívio e demora;
2.3. Procedimento prático de cuidados de enfermagem com gastrostomia, traqueostomia e ostomias enterais;
2.4. Procedimento prático da técnica de monitorização da glicemia capilar;
2.5. Procedimento prático de manuseio e manutenção de cateteres centrais (intracath, duplo lúmen, triplo lúmen, ccip, port-o-cath), manuseio de bombas de infusão e administração soluções parenterais;
2.6. Procedimento prático de administração intravenosa de medicamentos com o uso da bureta em situações específicas;
2.7. Procedimento prático de enemas;
2.8. Procedimento prático de aspiração de vias aéreas superiores, cânula oro ou naso-traqueal e traqueostomia.

		
SITUAÇÕES NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA.
Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante em situações de cuidado simuladas em laboratório para aplicação nos cenários da atenção especializada em pediatria.
	
PORQUE APRENDER ESTE CONTEÚDO? 
Porque fundamenta a prática e o raciocínio clínico do cuidado de enfermagem na atenção especializada em pediatria.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS: Módulo Ciclo das Necessidades.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leituras sistematizadas na plataforma moodle, trabalhos individuais, ensino prático em laboratório utilizando a simulação de situações reais e demonstração
Critério
Provas escritas, relatórios individuais dos laboratórios práticos e participação nas atividades programadas
Norma de Recuperação
Frequência mínima de 70% e nota entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
1. Hockenberry, M.J.; Winkelstein,W. Wong Fundamentos de enfermagem Pediátrica. 8ed. Rio de Janeiro, Elsevier; 2011.
2. Bowden, V. Procedimentos de enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan; 2013.
 

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