OBJETIVOS GERAIS DO MÓDULO 1. Conhecer e aprimorar as bases teóricas e práticas de procedimentos terapêuticos realizados com a criança e adolescente na experiência de doença; 2. Realizar procedimentos terapêuticos de enfermagem à criança e adolescente em situação de doença; 3. Aprimorar a prática clínica do aluno na área de Enfermagem Pediátrica. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. A disciplina possibilita ao aluno incorporar e vivenciar a execução de procedimentos terapêuticos realizados com a criança e adolescente na experiência de doença em instituições hospitalares e ambulatoriais, por meio da prática simulada em laboratório. ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS Referentes á ação docente: 1. Instrumentalizar o aluno em sua formação técnico-científica voltada para os principais procedimentos terapêuticos da criança e adolescente em situação de doença; 2. Possibilitar a prática baseada em evidência nos cuidados dos principais procedimentos terapêuticos realizados na criança e adolescentes em situação de doença; 3. Instrumentalizar o aluno a desenvolver habilidades práticas para realização dos principais procedimentos terapêuticos na criança e adolescente em situação de doença por meio da prática simulada em laboratório. Referentes à ação discente: 1. Integrar e aplicar o conhecimento prático e teórico para execução dos principais procedimentos terapêuticos realizados na criança e adolescente em situação de doença; 2. Realizar os procedimentos terapêuticos fundamentado no Cuidado Centrado na Família; 3. Realizar as etapas do processo de enfermagem para execução dos procedimentos terapêuticos; 4. Respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos em enfermagem pediátrica.
Bases teóricas e práticas dos principais procedimentos terapêuticos realizados com crianças e adolescentes em situação de doença, tendo como referencial teórico o Cuidado Centrado na Família e as fases do desenvolvimento da criança e do adolescente
BASES TEORICAS: 1.1. Fundamentação teórica baseada na Prática Baseada em Evidência (PBE) para administração de medicamentos por via intravenosa; 1.2. Fundamentação teórica baseada na PBE para sondagem gástrica, enteral e alimentação enteral; 1.3. Fundamentação teórica baseada na PBE para cateterização vesical; 1.4. Fundamentação teórica baseada na PBE para o cuidado com ostomias; 1.5. Fundamentação teórica baseada na PBE para a instalação de tração cutânea e seus cuidados; 1.6. Fundamentação teórica baseada na PBE para o cuidado com cateteres centrais, manejo de bombas de infusão e infusões parenterais; 1.7. Fundamentação teórica baseada na PBE para administração de oxigenoterapia e os cuidados com a criança com cânula oro ou naso-traqueal e traqueostomia. 1.8 Fundamentação teórica sobre a abordagem da criança e família baseado no cuidado centrado na família para realização de procedimentos terapêuticos. PRÁTICAS SIMULADAS: 2.1. Procedimento prático de sondagem gástrica, sondagem enteral e manejo da alimentação enteral; 2.2. Procedimento prático de cateterização vesical de alívio e demora; 2.3. Procedimento prático de cuidados de enfermagem com gastrostomia, traqueostomia e ostomias enterais; 2.4. Procedimento prático da técnica de monitorização da glicemia capilar; 2.5. Procedimento prático de manuseio e manutenção de cateteres centrais (intracath, duplo lúmen, triplo lúmen, ccip, port-o-cath), manuseio de bombas de infusão e administração soluções parenterais; 2.6. Procedimento prático de administração intravenosa de medicamentos com o uso da bureta em situações específicas; 2.7. Procedimento prático de enemas; 2.8. Procedimento prático de aspiração de vias aéreas superiores, cânula oro ou naso-traqueal e traqueostomia. SITUAÇÕES NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA. Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante em situações de cuidado simuladas em laboratório para aplicação nos cenários da atenção especializada em pediatria. PORQUE APRENDER ESTE CONTEÚDO? Porque fundamenta a prática e o raciocínio clínico do cuidado de enfermagem na atenção especializada em pediatria. CONHECIMENTOS PRÉVIOS: Módulo Ciclo das Necessidades.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:1. Hockenberry, M.J.; Winkelstein,W. Wong Fundamentos de enfermagem Pediátrica. 8ed. Rio de Janeiro, Elsevier; 2011.2. Bowden, V. Procedimentos de enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan; 2013.