OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Esta disciplina tem como objetivo geral tornar o aluno capaz de: compreender a importância do brincar para as crianças e realizar prática da brincadeira nas situações de cuidado à saúde da criança.IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. Esta disciplina proporcionará o aprendizado acerca do brincar no cuidado à criança em serviços de saúde.SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMAOs conhecimentos aprendidos serão aplicados em todas as circunstâncias de cuidado à criança, tanto nos serviços da atenção básica como na atenção especializada.OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:Referentes à ação docente:A docente tem como objetivos:1. Resgatar os conhecimentos e as experiências prévias dos estudantes sobre a importância do brincar para a criança2. Discorrer e refletir sobre o significado do brincar para a criança 3. Apresentar as funções e os tipos de brincadeiras4. Caracterizar o brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil5. Orientar e acompanhar as etapas do planejamento e a implementação da prática de brincar com a criança em serviço de saúde: características da criança, objetivo da brincadeira, materiais lúdicos utilizados, avaliação da prática de brincar6. Introduzir o tema Espaço Lúdico e discutir sua importância em serviços de saúdeReferente à ação discente:Que ao término da disciplina o aluno seja capaz de:1. Reconhecer o significado e a importância do brincar para a criança2. Identificar as funções e os tipos de brincadeiras3. Diferenciar o brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil4. Planejar e implementar o brincar com a criança em serviço de saúde5. Reconhecer a importância do espaço lúdico em serviços de saúde
A importância e o significado do brincar para as crianças. Funções e tipos de brincadeira. O brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil. O brincar como cuidado à criança. Espaços lúdicos.
A importância e o significado do brincar para as crianças.Brincar como direito da criança e a Enfermagem.O brincar conforme as fases de desenvolvimento infantil.Funções e tipos de brincadeiras.Produção de objetos lúdicos com materiais descartáveis.O brincar como cuidado à criança: planejamento e prática de brincar com a criança em serviço de saúde.Espaços lúdicos: o que são, para que servem e como organizá-los.
BIBLIOGRAFIA BÁSICABenjamin W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Trad. De Marcus Vinícius Massari. São Paulo: Summus; 1984.Brito TRP, Resck ZMR, Moreira DS, Marques SM. As práticas lúdicas no cotidiano do cuidar em enfermagem pediátrica. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2009 out-dez;13(4):802-08. Conselho Federal de Enfermagem(BR). Resolução COFEN n 295, de 24 de outubro de 2004: dispõe sobre a utilização da técnica do Brinquedo/Brinquedo Terapêutico pelo enfermeiro na assistência à criança hospitalizada [internet]. Brasília(DF); 2004. Disponível em: http :// site. Portalcofen.gov.br/node/4331. Crepaldi R. Brincando com sucata. São Paulo: FEUSP/FAFE/LABRIMP; 2009. (Col. Pontão de Cultura, cad.8)Friedmann A. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Edições Sociais; 1998.Jasen MF, Santos RM, Favero L. Benefícios da utilização do brinquedo durante o cuidado de enfermagem prestado à criança hospitalizada. Rev Gaucha Enferm., Porto Alegre(RS) 2010 jun; 31(2):247-53.Kramer S (org). Infância e produção cultural. Campinas: Papirus; 1998.Maia EBS, Ribeiro CA, Borba RIH. Brinquedo Terapêutico: benefícios vivenciados por enfermeiros na prática assistencial à criança e família. Rev. Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre(RS). 2008 mar;29(1): 39-46.Maia EBS, Ribeiro CA, Borba RIH. Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para i uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança. Rev. Escola Enfermagem USP. 2011; 45(4):839-46.Miltre RMA, Gomes R. A promoção do brincar no contexto da hospitalização infantil como ação de saúde. Ciência & Saúde Coletiva. 2004; 9(1):147-154.Santos SMP. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes; 1997.Viegas D. (org) Brinquedoteca hospitalar: isto é humanização. Rio de Janeiro: WAP; 2007.Waksman RD, Harada MJCS. Escolha de brinquedos seguros e o desenvolvimento infantil. Rev Paulista Pediatria. 2005; 23(1): 41-48. Waksman RD, Harada MJCS. Escolha de brinquedos seguros para casa, ambulatório e hospital. Rev Paulista Pediatria. 2005; 23(4):192-197.Ribeiro CA, Borba RIH, Rezende MA. O brinquedo na assistência à saúde da criança. In: Fujimori E, Ohara CUS. Enfermagem e saúde da criança na atenção básica. Barueri: Manole; 2009. Cap. 13: 287 - 327BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARHuizinga J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo, Perspectiva; 2007.Winnicott D. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago; 1975.