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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica
 
Disciplina: ENP0132 - Brincar como Cuidado à Criança
The Use of Toys in Child Care

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO 
Esta disciplina tem como objetivo geral tornar o aluno capaz de: compreender a importância do brincar para as crianças e realizar prática da brincadeira nas situações de cuidado à saúde da criança.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
Esta disciplina proporcionará o aprendizado acerca do brincar no cuidado à criança em serviços de saúde.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Os conhecimentos aprendidos serão aplicados em todas as circunstâncias de cuidado à criança, tanto nos serviços da atenção básica como na atenção especializada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
A docente tem como objetivos:
1. Resgatar os conhecimentos e as experiências prévias dos estudantes sobre a importância do brincar para a criança
2. Discorrer e refletir sobre o significado do brincar para a criança
3. Apresentar as funções e os tipos de brincadeiras
4. Caracterizar o brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil
5. Orientar e acompanhar as etapas do planejamento e a implementação da prática de brincar com a criança em serviço de saúde: características da criança, objetivo da brincadeira, materiais lúdicos utilizados, avaliação da prática de brincar
6. Introduzir o tema Espaço Lúdico e discutir sua importância em serviços de saúde
Referente à ação discente:
Que ao término da disciplina o aluno seja capaz de:
1. Reconhecer o significado e a importância do brincar para a criança
2. Identificar as funções e os tipos de brincadeiras
3. Diferenciar o brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil
4. Planejar e implementar o brincar com a criança em serviço de saúde
5. Reconhecer a importância do espaço lúdico em serviços de saúde
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
57212 - Cecília Helena de Siqueira Sigaud Frizzo
 
Programa Resumido
A importância e o significado do brincar para as crianças. Funções e tipos de brincadeira. O brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil. O brincar como cuidado à criança. Espaços lúdicos.
 
The importance and meaning of playing for children. The functions and classifications of toys. The use of toys in different phases of the child’s development. Play as a relevant strategy for child care. Recreational areas.
 
 
Programa
A importância e o significado do brincar para as crianças.
Brincar como direito da criança e a Enfermagem.
O brincar conforme as fases de desenvolvimento infantil.
Funções e tipos de brincadeiras.
Produção de objetos lúdicos com materiais descartáveis.
O brincar como cuidado à criança: planejamento e prática de brincar com a criança em serviço de saúde.
Espaços lúdicos: o que são, para que servem e como organizá-los.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Frequência e participação nas atividades propostas, auto avaliação (instrumento específico), e relatório individual e escrito.
Critério
Frequência mínima de 70% e participação ativa do aluno observada na quantidade e qualidade de suas contribuições durante as atividades propostas na disciplina, auto avaliação conforme critérios pré-definidos e atribuição de nota pelo estudante, pertinência do texto escrito à luz dos conhecimentos trabalhados.
Norma de Recuperação
Frequência mínima de 70% e nota entre 3,0 e 4,9. Será oferecida recuperação por meio de leitura de documentos científicos recomendados e elaboração de trabalho individual e escrito.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Benjamin W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Trad. De Marcus Vinícius Massari. São Paulo: Summus; 1984.
Brito TRP, Resck ZMR, Moreira DS, Marques SM. As práticas lúdicas no cotidiano do cuidar em enfermagem pediátrica. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2009 out-dez;13(4):802-08.
Conselho Federal de Enfermagem(BR). Resolução COFEN n 295, de 24 de outubro de 2004: dispõe sobre a utilização da técnica do Brinquedo/Brinquedo Terapêutico pelo enfermeiro na assistência à criança hospitalizada [internet]. Brasília(DF); 2004. Disponível em: http :// site. Portalcofen.gov.br/node/4331.
Crepaldi R. Brincando com sucata. São Paulo: FEUSP/FAFE/LABRIMP; 2009. (Col. Pontão de Cultura, cad.8)
Friedmann A. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Edições Sociais; 1998.
Jasen MF, Santos RM, Favero L. Benefícios da utilização do brinquedo durante o cuidado de enfermagem prestado à criança hospitalizada. Rev Gaucha Enferm., Porto Alegre(RS) 2010 jun; 31(2):247-53.
Kramer S (org). Infância e produção cultural. Campinas: Papirus; 1998.
Maia EBS, Ribeiro CA, Borba RIH. Brinquedo Terapêutico: benefícios vivenciados por enfermeiros na prática assistencial à criança e família. Rev. Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre(RS). 2008 mar;29(1): 39-46.
Maia EBS, Ribeiro CA, Borba RIH. Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para i uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança. Rev. Escola Enfermagem USP. 2011; 45(4):839-46.
Miltre RMA, Gomes R. A promoção do brincar no contexto da hospitalização infantil como ação de saúde. Ciência & Saúde Coletiva. 2004; 9(1):147-154.
Santos SMP. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes; 1997.
Viegas D. (org) Brinquedoteca hospitalar: isto é humanização. Rio de Janeiro: WAP; 2007.
Waksman RD, Harada MJCS. Escolha de brinquedos seguros e o desenvolvimento infantil. Rev Paulista Pediatria. 2005; 23(1): 41-48.
Waksman RD, Harada MJCS. Escolha de brinquedos seguros para casa, ambulatório e hospital. Rev Paulista Pediatria. 2005; 23(4):192-197.
Ribeiro CA, Borba RIH, Rezende MA. O brinquedo na assistência à saúde da criança. In: Fujimori E, Ohara CUS. Enfermagem e saúde da criança na atenção básica. Barueri: Manole; 2009. Cap. 13: 287 - 327

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Huizinga J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo, Perspectiva; 2007.
Winnicott D. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago; 1975.
 

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