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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica
 
Disciplina: ENP0155 - Fundamentos do Relacionamento Interpessoal em Enfermagem
Fundamentals of interpersonal relations in nursing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
a) OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
 É compreender e aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento de processo interpessoal inerente à prática da enfermagem. 

IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO
Esse conhecimento é importante neste momento do curso, pois, provê ensinamentos introdutórios que se propõe a instrumentalizar o aluno nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais para os diferentes processos de trabalho dos enfermeiros. 

b) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
O aluno fará uso dos conhecimentos adquiridos neste programa como uma ferramenta intermediária e propedêutica para o desenvolvimento de relacionamento humano, portanto interpessoal, com indivíduos e grupos, instrumentalizando-se para as práticas de enfermagem.

c) OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA x LÓGICA DOS CONTEÚDOS
I. Referentes à ação docente: 
- Promover a reflexão sobre o relacionamento interpessoal e suas implicações para o cuidado integral de indivíduos, famílias e grupos na prática de enfermagem.
- Introduzir bases teórico-conceituais do processo de comunicação.
- Discutir o processo de comunicação enquanto constituinte do relacionamento interpessoal na prática da enfermagem.
- Apresentar as bases teórico-conceituais do processo grupal em enfermagem e sua aplicação nas práticas do enfermeiro.
- Introduzir o conhecimento da organização das principais funções psíquicas como instrumento para desenvolvimento de relações interpessoais, na perspectiva do cuidado integral. 

II. Referentes à ação discente:
- Reconhecer os elementos constituintes do processo grupal na prática da enfermagem, identificando limites e potencialidades.
- Identificar os componentes e barreiras do processo de comunicação, reconhecendo suas implicações na prática do cuidado em enfermagem. 
- Reconhecer a comunicação e o relacionamento interpessoal como ferramenta inerente à prática de enfermagem.
- Refletir sobre a importância da habilidade em reconhecer seus sentimentos e atitudes na interação de enfermagem junto a indivíduos, famílias e grupos.
- Reconhecer as formas de organização psíquica do ser humano, identificando sua interferência no desenvolvimento das relações interpessoais.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3170138 - Divane de Vargas
 
Programa Resumido
O relacionamento interpessoal, o processo de comunicação em enfermagem, o processo grupal em enfermagem e as funções psíquicas.
 
 
 
Programa
1.	CONTEÚDO / PROGRAMA
- O relacionamento interpessoal em enfermagem
- Os processos básicos de comunicação (conceito, elementos, funções, formas, ruídos, modos, variáveis, níveis, barreiras, empatia)
- Os fundamentos do processo grupal em enfermagem
- O conhecimento das funções psíquicas como instrumento para a prática do enfermeiro


POR QUE APRENDER ESTE CONTEÚDO

Porque contribui para integração dos módulos das ações educativas em enfermagem e da avaliação indivíduos, famílias e grupos, fundamentando as ações da enfermagem em todos os ciclos do currículo na perspectiva do cuidado integral e contribuindo para as primeiras aproximações da prática de enfermagem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O estudante será avaliado continuamente pela participação nas atividades da disciplina e pelo desempenho em prova escrita.
Critério
O estudante será avaliado continuamente pela participação nas atividades da disciplina e pelo desempenho em prova escrita.
Norma de Recuperação
Estarão aptos a realizar recuperação os alunos que apresentem nota entre 3,0 e 4,9 e frequência igual ou superior a 70%.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA 

Stefanelli MC. Conceitos básicos de comunicação. In: Stefanelli MC. Comunicação com paciente: ensino e pesquisa. 2.ed. São Paulo: Robe Editorial; 1993. 200p.

Furegato ARF, Morais MC. Bases do relacionamento interpessoal em enfermagem. In: Leite MMJ. Programa de Atualização em Enfermagem: saúde do adulto (PROENF)/ Associação Brasileira de Enfermagem (org); diretoras acadêmicas: Martini JG, Feli VEA. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora; 2006. 152p.

Munari DB; Rodrigues ARF. Enfermagem e grupos. Goiânia: AB; 2003.

Pichon-Rivière E. Processo Grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

CHAUÍ, M. Unidade 04: O conhecimento. In CHAUÍ, M. Convite à Filosofia, São Paulo, 13a. ed., Ática, 2003. p.172-224.
 

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