a) OBJETIVO GERAL DO MÓDULO É compreender e aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento de processo interpessoal inerente à prática da enfermagem. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO Esse conhecimento é importante neste momento do curso, pois, provê ensinamentos introdutórios que se propõe a instrumentalizar o aluno nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais para os diferentes processos de trabalho dos enfermeiros. b) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA O aluno fará uso dos conhecimentos adquiridos neste programa como uma ferramenta intermediária e propedêutica para o desenvolvimento de relacionamento humano, portanto interpessoal, com indivíduos e grupos, instrumentalizando-se para as práticas de enfermagem. c) OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA x LÓGICA DOS CONTEÚDOS I. Referentes à ação docente: - Promover a reflexão sobre o relacionamento interpessoal e suas implicações para o cuidado integral de indivíduos, famílias e grupos na prática de enfermagem. - Introduzir bases teórico-conceituais do processo de comunicação. - Discutir o processo de comunicação enquanto constituinte do relacionamento interpessoal na prática da enfermagem. - Apresentar as bases teórico-conceituais do processo grupal em enfermagem e sua aplicação nas práticas do enfermeiro. - Introduzir o conhecimento da organização das principais funções psíquicas como instrumento para desenvolvimento de relações interpessoais, na perspectiva do cuidado integral. II. Referentes à ação discente: - Reconhecer os elementos constituintes do processo grupal na prática da enfermagem, identificando limites e potencialidades. - Identificar os componentes e barreiras do processo de comunicação, reconhecendo suas implicações na prática do cuidado em enfermagem. - Reconhecer a comunicação e o relacionamento interpessoal como ferramenta inerente à prática de enfermagem. - Refletir sobre a importância da habilidade em reconhecer seus sentimentos e atitudes na interação de enfermagem junto a indivíduos, famílias e grupos. - Reconhecer as formas de organização psíquica do ser humano, identificando sua interferência no desenvolvimento das relações interpessoais.
O relacionamento interpessoal, o processo de comunicação em enfermagem, o processo grupal em enfermagem e as funções psíquicas.
1. CONTEÚDO / PROGRAMA - O relacionamento interpessoal em enfermagem - Os processos básicos de comunicação (conceito, elementos, funções, formas, ruídos, modos, variáveis, níveis, barreiras, empatia) - Os fundamentos do processo grupal em enfermagem - O conhecimento das funções psíquicas como instrumento para a prática do enfermeiro POR QUE APRENDER ESTE CONTEÚDO Porque contribui para integração dos módulos das ações educativas em enfermagem e da avaliação indivíduos, famílias e grupos, fundamentando as ações da enfermagem em todos os ciclos do currículo na perspectiva do cuidado integral e contribuindo para as primeiras aproximações da prática de enfermagem.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA Stefanelli MC. Conceitos básicos de comunicação. In: Stefanelli MC. Comunicação com paciente: ensino e pesquisa. 2.ed. São Paulo: Robe Editorial; 1993. 200p.Furegato ARF, Morais MC. Bases do relacionamento interpessoal em enfermagem. In: Leite MMJ. Programa de Atualização em Enfermagem: saúde do adulto (PROENF)/ Associação Brasileira de Enfermagem (org); diretoras acadêmicas: Martini JG, Feli VEA. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora; 2006. 152p. Munari DB; Rodrigues ARF. Enfermagem e grupos. Goiânia: AB; 2003.Pichon-Rivière E. Processo Grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1988.CHAUÍ, M. Unidade 04: O conhecimento. In CHAUÍ, M. Convite à Filosofia, São Paulo, 13a. ed., Ática, 2003. p.172-224.