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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica
 
Disciplina: ENP0191 - A Experiência da Pessoa e da Família no Processo de Morte, Luto e Cuidados Paliativos
Patient and families experience in death, bereavement and palliative care

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO

Correlacionar diferentes concepções de sociedade, cultura, ética e historicidade para a compreensão do processo de morte e a responsabilidade do enfermeiro na prevenção do luto complicado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:

- Conhecer a experiência da pessoa e da família na trajetória do viver e morrer;
- Correlacionar conhecimento sobre processo de morte e luto no contexto da pandemia de COVID-19;
- Conhecer o papel do enfermeiro focalizando a experiência da pessoa e da família no contexto da morte durante a pandemia de COVID-19;
- Discutir as habilidades para o alívio do sofrimento da pessoa e da família durante o processo de morte e prevenção do luto complicado no contexto da pandemia de COVID-19.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5728310 - Maiara Rodrigues dos Santos
90850 - Regina Szylit
 
Programa Resumido
- A morte e o morrer: componentes da experiência;
- Processo de morte e luto;
- A bioética e a morte;
- Cuidados Paliativos, morte e luto no contexto do COVID-19;
- Cuidados de enfermagem para pacientes e familiares no processo de morte e morrer.
 
Death and dying: components of the experience. The concept of death. The process of death; Bioethics and death. Nursing intervention models in a death context.
 
 
Programa
- A morte e o morrer: componentes da experiência de pacientes e familiares ao longo do ciclo vital;
- Processo de morte e morrer: conceitos e rituais;
- Processo de luto: aspectos teóricos;
- Conflitos éticos e morais nas situações de final de vida;
- Cuidados Paliativos, morte e luto no contexto do COVID-19;
- Cuidados de enfermagem para pacientes e familiares no processo de morte e morrer;
- Modelos de intervenção em enfermagem no contexto da morte e nos cuidados paliativos;
- Cuidado de enfermagem para pacientes e familiares no contexto da pandemia de COVID-19.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Exposição dialogada,
- Dinâmica de grupo
- Estudo de casos
Critério
- Participação em discussões
Norma de Recuperação
Realização de trabalho.
 
Bibliografia
     
1. Áries P. História da morte no ocidente. São Paulo: Ediouro, 2003.
2. Schmitt, E-E Oscar e a Senhora Rosa. São Paulo. Nova Fronteira. 2003
3. Drane J, Pessini L. Bioética, medicina e tecnologia: Desafios éticos na fronteira do conhecimento humano. São Paulo: Loyola, 2005.
4. Santos FS. Cuidados paliativos: discutindo a vida, a morte e o morrer. São Paulo; Atheneu; 2009. 447 p.
5. Franco MHP (Org.). A intervenção psicológica em emergências: Fundamentos para a prática. São Paulo: Summus Editorial, 2015. p. 336
6. Poles K, Misko MD, Bousso RS. Das relações entre a boa comunicação e o processo normal de luto na família. In: Franklin Santana Santos; Ana Laura Schiemann; João Paulo Consentino Solano. (Org.). Tratado brasileiro sobre perdas e luto. 1ed. São Paulo: Atheneu, 2014, v. Cap.28, p. 231-237.
7. Bousso RS, Poles K. Comunicação e Relacionamento Colaborativo entre Profissional, Paciente e Família: Uma Abordagem no Contexto da Tanatologia. In: Franklin Santana Santos. (Org.). Cuidados Paliativos: Discutindo a Vida, a Morte e o Morrer. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2009, p. 193-208.
8. Kubler-Ross E. Sobre a morte e o morrer. 10ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017. 304p.
9. Walsh F, Mcgoldrick M. Morte na família: sobrevivendo as perdas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
10. Brum E. O Olho da Rua: uma repórter em busca da literatura da vida real. São Paulo: Globo, 2008.
11. Connor S, Morris C, Brennan F. Global Atlas of Palliative Care. 2nd ed. London: Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA); 2020.
12. Crepaldi MA, Schmidt B, Noal D da S, Bolze SDA, Gabarra LM. Terminality, death and grief in the covid-19 pandemic: Emerging psychological demands and practical implications. Estud Psicol [Internet]. 2020 [cited 2021 Jan 11];37:1–12. Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200090
13. Downing J, Ben Gal Y, Daniels A, Kiwanuka R, Lin M, Ling J, et al. “ Leaving No One Behind ”: Valuing & Strengthening Palliative Nursing in the time of COVID-19 Palliative Care in the COVID-19 Pandemic. 2020;
14. Angelelli C, Condes R. COVID-19 : A criança diante da doença, morte e luto. 2020;1–9.
15. Silva IN, Miranda ACH de, Silva LTP da, Szylit R. Ajudando as crianças a enfrentarem o luto pela perda de pessoas significativas por COVID-19. Rev da Soc Bras Enfermeiros Pediatras [Internet]. 2020 Oct 29 [cited 2021 Jan 11];20(spe):85–90. Available from: https://journal.sobep.org.br/article/ajudando-as-criancas-a-enfrentarem-o-luto-pelaperda-de-pessoas-significativas-por-covid-19/
16. dos Santos MR, Ali Z, Szylit R. Supporting the Family at the Time of Death. In: Children’s Palliative Care: An International Case-Based Manual [Internet]. Springer International Publishing; 2020 [cited 2020 Aug 27]. p. 189–99. Available from:
https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-27375-0_15
17. dos Santos MR, Szylit R, Deatrick JA, Mooney-Doyle K, Wiegand DL. The Evolutionary Nature of Parent–Provider Relationships at Child’s End of Life With Cancer. J Fam Nurs. 2020;
18. dos Santos MR, Wiegand DLMH, de Sá NN, Misko MD, Szylit R. From hospitalization to grief: Meanings parents assign to their relationships with pediatric oncology professional. Rev da Esc Enferm [Internet]. 2019 [cited 2020 Aug 27];53. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2018049603521
19. Ingravallo F. Death in the era of the COVID-19 pandemic. The Lancet Public Health. 2020; 5(5), e258. https://dx.doi.org/10.1016/S2468-2667(20)30079-7
 

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