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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica
 
Disciplina: ENP0253 - Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica
Nursing in Mental and Psychiatric Health

Créditos Aula: 11
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 165 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
a)OBJETIVO GERALDO MÓDULO.
Contextualizar as políticas de atenção à saúde mental do adulto portador de transtorno mental e desenvolver estratégias do processo de cuidar em enfermagem em saúde mental nos diversos cenários da rede de atenção à saúde mental, utilizando as tecnologias do cuidado de enfermagem em saúde mental

b) IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, 3% da população (5 milhões de pessoas) necessita de cuidados contínuos de saúde mental (transtornos mentais severos e persistentes), e mais 9% (totalizando 12% da população geral do país - 20 milhões de pessoas) precisam de atendimento eventual (transtornos menos graves) dentre os quais encontra-se o uso prejudicial de álcool e outras drogas. A necessidade de preparar o futuro enfermeiro para o trabalho em saúde mental é enfrentar a problemática epidemiológica no atual contexto das políticas de saúde mental do país, norteado pelos princípios do Sistema Único de Saúde brasileiro e da Reforma Psiquiátricas o paradigma psicossocial exige que o enfermeiro vivencie um processo formativo com vistas a condutas diferenciais no cuidado.

c) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA.
Os conhecimentos adquiridos no programa serão empregados em todos os campos do trabalho em saúde, uma vez que os instrumentos específicos do cuidado de enfermagem em saúde mental são propedêuticos na sua essência, e são relacionados à expressão humana mais complexa e profunda,  às formas de relação do ser humano consigo mesmo, com o outro e com grupos. As atividades práticas e reflexivas nos cenários da atenção especializada aos usuários com transtornos mentais severos e persistentes, propiciam ao discente a aplicação de tecnologias relacionais, estratégias terapêuticas de excelência no cuidado em saúde mental, com vistas à proposição e implementação do projeto terapêutico.

d) OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS.
- Referentes à ação docente:
1. Conceituar as políticas de atenção à saúde do adulto com transtorno mental no Sistema Único de Saúde.
2. Instrumentalizar os discentes para o desenvolvimento de estratégias do processo de cuidar em enfermagem do adulto com transtorno mental e de sua família segundo o contexto institucional, com a equipe multiprofissional de saúde mental, na perspectiva da Reabilitação Psicossocial. 
3. Instrumentalizar os discentes para o desenvolvimento de estratégias do processo de cuidar em enfermagem do adulto com transtornos mentais e comportamentais relacionados ao uso de substâncias psicoativas e de sua família segundo o contexto institucional, com a equipe multiprofissional de saúde mental, na perspectiva da Reabilitação Psicossocial.
4. Fundamentar e propiciar o estabelecimento do relacionamento interpessoal enfermeira-paciente e família com objetivos terapêuticos.

- Referentes à ação discente:
1 . Analisar as políticas públicas de saúde mental e os cenários de prática da enfermagem na saúde mental.
2. Planejar o plano terapêutico do adulto com transtorno mental na perspectiva da Reabilitação Psicossocial.
3. Identificar e aplicar as diferentes tecnologias disponíveis para o cuidado em saúde mental nos diferentes cenários de prática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6842981 - Caroline Figueira Pereira
7116530 - Jaqueline Lemos de Oliveira
 
Programa Resumido
Bases para o cuidado em saúde mental: construção do campo psiquiátrico, psicossocial; concepções do processo saúde-doença mental, tecnologias de cuidado; políticas de saúde mental, cenários da prática de enfermagem; relacionamento interpessoal terapêutico: teoria e método; reabilitação psicossocial: teoria e modelos; processo de cuidar em saúde mental e em enfermagem: evolução do cuidado, funções da enfermagem, instrumentos de intervenção: técnicas de comunicação terapêutica, funções psíquicas e suas alterações, psicofarmacologia, processo de cuidado, transtornos mentais severos e persistentes e do uso de álcool e outras substâncias, trabalho da enfermagem, trabalho em equipe no campo da saúde mental.
 
Study of the theoretical and practical construction of the psychiatric and psychosocial fields and their associated care technologies, founded on the historical contextualization of the mental health-disease process, for the construction of working processes in mental health, i.e., individualized therapeutic interventions for clients of the public mental health care service.
 
 
Programa
CONTEÚDO /PROGRAMA

1. BASES PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL objetivo (1)
• A construção do campo psiquiátrico e a construção do campo psicossocial 
• As concepções do processo saúde-doença mental e as tecnologias de cuidados no decorrer da história da humanidade 
• Políticas de saúde mental no Brasil e os cenários de prática da enfermagem em saúde mental 

2. REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL objetivo(2)
• Reabilitação psicossocial como cidadania

3- Relacionamento Terapêutico

4. BASES PARA O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL E EM ENFERMAGEM 
• Evolução do cuidado de enfermagem: funções e atividades da enfermeira 
• Instrumentos de intervenção de enfermagem em saúde mental: relacionamento interpessoal, comunicação terapêutica, funções psíquicas e suas alterações, psicofarmacologia. 
• Identificação dos problemas, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação do cuidado de enfermagem. 
• Quadros prevalentes dos transtornos mentais severos e persistentes e do uso de álcool e outras drogas.
• Trabalho específico da enfermagem e trabalho compartilhado com a equipe multidisciplinar no campo da saúde mental. 
• Os cenários de prática para o cuidado de enfermagem ao adulto portador de transtorno mental – Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 
objetivos(2,3,1)
 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA Metodologia Dialética por meio das estratégias exposição dialogada, processo de cuidar em saúde mental e enfemagem, visita aos cenários de prática, discussão e coletivização das observações em grupo, em sala de aula, mesas redondas, ensino teórico-prático com supervisão docente, construção de um estudo de caso. FORMAS e MOMENTOS DE AVALIAÇÃO Método: Prova escrita, supervisão docente, avaliação e autoavaliação do aluno do processo de cuidar em campos de prática, desenvolvimento do relacionamento interpessoal terapêutico com relatório semanal de campo, plano terapêutico.
Critério
Critério: Baseado no desenvolvimento do processo de cuidar, no campo da prática, apresentação de relatórios semanais das atividades desenvolvidas em campo de prática, desenvolvimento e apresentação de plano terapêutico, no campo de prática, durante o estágio, autoavaliação ao final da disciplina, avaliação da disciplina do ponto de vista teórico (conteúdo) e prático (estratégias de ensino e avaliação). Atividades docentes: 1. Reuniões sistemáticas da Disciplina, compartilhada com alunos do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino - PAE.
Norma de Recuperação
Segunda avaliação/recuperação teórica oferecida para alunos com nota mínima 5,0 na avaliação prática. Para a atividade prática não será oferecida 2ª avaliação/recuperação, pois essa atividade é desenvolvida em campos clínicos sob supervisão docente exclusivamente no período de oferecimento da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica. 
1. Brasil. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica nº 34. Saúde Mental. Ministério da Saúde: Brasília: 2013.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. Saúde Mental em Dados - 12. Ministério da Saúde: Brasília. 2015.
3. Kaplan HI, Sadock BJ. Compêndio de psiquiatria. 2.ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1990.
4. Motta T, Wang YP, DelSant R. Funções Psíquicas e sua psicopatologia. In: Louzã Neto MR; Motta T; Wang YP; Elkis H - Psiquiatria Básica. Porto Alegre. Artes Médicas, 1995.
5. Organização Mundial da Saúde. Relatório sobre a saúde no mundo 2001: Saúde mental: nova concepção, nova esperança. Organização Mundial da Saúde, 2001.
6. Peplau HE. Interpersonal relations in nursing: a conceptual fume of reference for psychodynamic nursing. New York: Putnam, 1952.
7. Pitta A, organizadora. Reabilitação psicossocial no Brasil. São Paulo: Hucitec;1996.
8. Saraceno B. Libertando Identidades da reabilitação psicossocial à cidadania possível. Belo Horizonte: Te Corá, 2001.
9. Saraceno B. Asioli F. Gianni T. Manual de saúde mental. São Paulo Hucitec:1994.
10. Taylor CM. Fundamentos de enfermagem psiquiátrica de Mereness. 13 ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
11.Towsend MC. Enfermagem psiquiátrica: conceitos de cuidados. 3. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002.
 

Bibliografia complementar
1.Organização Mundial da Saúde (BR). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10. Porto Alegre: Artes Médicas; 1993. 
2.Townsend MC. Enfermagem Psiquiátrica -conceitos de cuidados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 835 p. 
3. Miller, W.R., Rollnick, S. - Entrevista Motivacional: Preparando as pessoas para a mudança de comportamentos adictivos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. 
4. Seibel SD, Toscano Jr A. Dependência de drogas.1ª ed. São Paulo; Editora Atheneu,2001. 
5. Dalgalarrondo P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed; 2000. 
6.Vargas D. Cuidados de adultos em situações de abuso de substâncias psicoativas - abordagem geral.. In: Associação Brasileira de Enfermagem. (Org.). Programa de atualização em enfermagem: Saúde do adulto. 1.ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana, 2010, v. 3, p. 127-168.
7.Silveira, ASA; Prates, J.G.; Nóbrega, MPSS. Cuidados de enfermagem à pessoa com esquizofrenia. In: Leandro Andrade da Silva e Iraci dos Santos. (Org.). Saúde mental na atenção primária à saúde, envelhecimento, finitude e necessidades de cuidados em diferentes situações. 1ed. Paraná: Appris Editora, 2017, v.2, p. 315-334. Cap. 16.
8.Silva, NG; Nóbrega, MPSS. Intervenções de enfermagem no comportamento suicida. In: Leandro Andrade da Silva e Iraci dos Santos. (Org.). Cuidar de pessoas em situações de emergências psiquiátricas, ideações suicidas e problemas relacionados a adições. 1ed. Paraná: Appris Editora, 2017, v.4, p. 199-217. Cap.9.
 

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