OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Instrumentalizar o estudante de enfermagem a elaborar projetos de intervenção com base nos conceitos e métodos pertinentes ao campo da promoção da saúde . IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. A Promoção da Saúde tem sido destacada como crucial no conjunto das praticas dos profissionais de saúde no SUS, devido a sua relevância na melhorias dos perfis epidemiológicos . Neste momento do curso o estudante poderá resgatar os conteúdos dos semestres 1 e 2 (relativos as necessidades de saúde) e aplicá-los como base para a formulação de um projeto de intervenção em saúde. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Resgate dos perfis de necessidades, de enfermagem como pratica social e de ações educativas. Possibilidade de reflexão critica dos conteúdos que já desenvolvidos e adensamento a partir das proposições do campo da promoção da saúde.Possibilidade de elaboração de um projeto com base na promoção da saúde que poderá servir de elemento para o TCC, para estágio curricular e para o modulo de AB OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:Referentes à ação docente:Apresentar conceito, histórico e métodos relativos a Promoção da saúde Propiciar uma visão introdutória e lógica sobre Promoção da Saúde no SUS;Instrumentalizar o aluno para a construção de projetos em Promoção da Saúde.Referente à ação discente:Reconhecer os limites e possibilidades das ações de promoção da saúde no SUSCompreender e aplicar os conceitos fundantes do campo da promoção da saúde Elaborar um projeto de intervenção
Essa disciplina tem como finalidade apresentar os conceitos estruturantes do campo da Promoção da Saúde e sua interface com a pratica de enfermagem sobretudo na Atenção Básica e na Vigilância em Saúde
A carta de OttawaPolítica Nacional de Promoção da Saúde Política Nacional de Atenção BásicaPromoção da Saúde e Prevenção de Doenças: delimitações conceituaisConceitos fundantes da promoção da saúde: intersetorialidade, autonomia, integralidade, resiliencia e empowermentTecnologias para Intervenções em promoção da saúde a partir dos serviços de saúde PORQUE APRENDER ESTE CONTEÚDO?Para poder transformar a direcionalidade predominantemente curativas das praticas em saúde
BIBLIOGRAFIA BÁSICACHIESA, A. M. . A promoção da saúde como eixo estruturante da atenção à criança no Programa de Saúde da Família. In: Anna Maria Chiesa, Lislaine Aparecida Fracolli, Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli. (Org.). Promoção da Saúde da Criança a experiência do projeto Nossas Crianças: janelas de oportunidades. 1 ed. São Paulo - SP: MSPrado Editora e Gráfica Ltda, 2009, v. 1, p. 29-42.Westphal MF. Promoção da Saúde e Prevenção de doenças. In: Campos et all org. Tratado de Saúde Coletiva. Ed: Hucitec/Fiocruz, 2008. pg 635 - 667 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARCHIESA, A. M. ; FRACOLLI, Lislaine Aparecida ; NOGUEIRA, V.F. . A promoção da saúde e a educação em saúde como campo de conhecimentos e práticas. In: Sonia Maria Rezende Camargo de Miranda; Wulliam Malagutti. (Org.). Educação em Saúde. São Paulo - SP: Phorte Editora, 2010, v. 1, p. 37-59.CHIESA, A. M. ; FRACOLLI, Lislaine Aparecida ; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone ; MAEDA, Sayuri Tanaka ; CASTRO, D.F.A. ; BARROS, Débora Gomes ; ERMEL, R. C. ; CHANG, K. . Possibilidades do WHOQOL-BREF para a promoção da saúde na estratégia saúde da família. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 45, p. 1745-1749, 2011.CHIESA, A. M. ; FRACOLLI, Lislaine Aparecida ; VERÍSSIMO, Maria de La Ó Ramallo ; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone ; MORAES, Lívia Keismanas de Ávila ; OLIVEIRA, A. A. P. . A construção de tecnologias de atenção em saúde com base na promoção da saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP (On-Line) , v. 43, p. 1135-1374, 2009.