Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Enfermagem de Saúde Coletiva
 
Disciplina: ENS0101 - Promoção da Saúde e a Pratica de Enfermagem
Health Promotion and Nursing Practice

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO 
Instrumentalizar o estudante de enfermagem a elaborar projetos de intervenção com base nos conceitos e métodos pertinentes ao campo da promoção da saúde .

IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
A Promoção da Saúde tem sido destacada como crucial no conjunto das praticas dos profissionais de saúde no SUS, devido a sua relevância na melhorias dos perfis epidemiológicos . Neste momento do curso o estudante poderá resgatar os conteúdos dos semestres 1 e 2 (relativos as necessidades de saúde) e aplicá-los como base para a formulação de um projeto de intervenção em saúde.


SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Resgate dos perfis de necessidades, de enfermagem como pratica social e de ações educativas.
Possibilidade de reflexão critica dos conteúdos que já desenvolvidos e adensamento a partir das proposições do campo da promoção da saúde.
Possibilidade de elaboração de um projeto com base na promoção da saúde que poderá servir de elemento para o TCC, para estágio curricular e para o modulo de AB


OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
Apresentar conceito, histórico e métodos relativos a Promoção da saúde
Propiciar uma visão introdutória e lógica sobre Promoção da Saúde no SUS;
Instrumentalizar o aluno para a construção de projetos em Promoção da Saúde.

Referente à ação discente:
Reconhecer os limites e possibilidades das ações de promoção da saúde no SUS
Compreender e aplicar os conceitos fundantes do campo da promoção da saúde
Elaborar um projeto de intervenção
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1177330 - Lislaine Aparecida Fracolli
 
Programa Resumido
Essa disciplina tem como finalidade apresentar os conceitos estruturantes do campo da Promoção da Saúde e sua interface com a pratica de enfermagem sobretudo na Atenção Básica e na Vigilância em Saúde
 
The purpose of this course is to present the structuring concepts of the Health Promotion field and its interface with the practice of nursing , particularly in Primary Care and Health Surveillance.
 
 
Programa
A carta de Ottawa
Política Nacional de Promoção da Saúde
Política Nacional de Atenção Básica
Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças: delimitações conceituais
Conceitos fundantes da promoção da saúde: intersetorialidade, autonomia, integralidade, resiliencia e empowerment
Tecnologias para Intervenções em promoção da saúde a partir dos serviços de saúde

PORQUE APRENDER ESTE CONTEÚDO?
Para poder transformar a direcionalidade predominantemente curativas das praticas em saúde
 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA
aulas expositivas, seminários, discussões sobre textos indicados pelo professor,
Trabalho em grupo e discussão de projetos
Critério
A média final será obtida por meio de participação nos seminários e do projeto
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação. Não haverá oferecimento da segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHIESA, A. M. . A promoção da saúde como eixo estruturante da atenção à criança no Programa de Saúde da Família. In: Anna Maria Chiesa, Lislaine Aparecida Fracolli, Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli. (Org.). Promoção da Saúde da Criança a experiência do projeto Nossas Crianças: janelas de oportunidades. 1 ed. São Paulo - SP: MSPrado Editora e Gráfica Ltda, 2009, v. 1, p. 29-42.

Westphal MF. Promoção da Saúde e Prevenção de doenças. In: Campos et all org. Tratado de Saúde Coletiva. Ed: Hucitec/Fiocruz, 2008. pg 635 - 667

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHIESA, A. M. ; FRACOLLI, Lislaine Aparecida ; NOGUEIRA, V.F. . A promoção da saúde e a educação em saúde como campo de conhecimentos e práticas. In: Sonia Maria Rezende Camargo de Miranda; Wulliam Malagutti. (Org.). Educação em Saúde. São Paulo - SP: Phorte Editora, 2010, v. 1, p. 37-59.
CHIESA, A. M. ; FRACOLLI, Lislaine Aparecida ; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone ; MAEDA, Sayuri Tanaka ; CASTRO, D.F.A. ; BARROS, Débora Gomes ; ERMEL, R. C. ; CHANG, K. . Possibilidades do WHOQOL-BREF para a promoção da saúde na estratégia saúde da família. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 45, p. 1745-1749, 2011.

CHIESA, A. M. ; FRACOLLI, Lislaine Aparecida ; VERÍSSIMO, Maria de La Ó Ramallo ; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone ; MORAES, Lívia Keismanas de Ávila ; OLIVEIRA, A. A. P. . A construção de tecnologias de atenção em saúde com base na promoção da saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP (On-Line) , v. 43, p. 1135-1374, 2009.
 

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