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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Enfermagem de Saúde Coletiva
 
Disciplina: ENS0111 - Necessidades em saúde dos grupos sociais e Enfermagem em Saúde Coletiva
The health needs of social groups and collectiv health nursing

Créditos Aula: 7
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 105 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 75 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
a) OBJETIVO GERAL DO MÓDULO.
Identificar necessidades em saúde de famílias de diferentes grupos sociais de um determinado território. 

IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
O conjunto de conhecimentos deste módulo possibilita o reconhecimento de necessidades de saúde que subsidiam a proposição das práticas de 
Enfermagem, tendo como referência o Sistema Único de Saúde (SUS).
 
SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA. 
Esta disciplina possibilita o reconhecimento em necessidades de saúde que subsidiarão outras disciplinas, mais particularmente "Enfermagem como prática social", "Ações educativas na prática de Enfermagem", "Enfermagem na Atenção Básica", "Enfermagem em Doenças transmissíveis com enfoque na Saúde Coletiva" e "Estágio curricular II" .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
a) instrumentalizar os estudantes a identificar a heterogeneidade dos grupos sociais;
b) mediar a identificação de necessidades de saúde dos grupos sociais de um determinado territórios;
c) subsidiar a leitura e a interpretação de necessidades de saúde de indivíduos e famílias dos diferentes grupos sociais;

b) IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
O conjunto de conhecimentos deste módulo possibilita o reconhecimento de necessidades de saúde que subsidiam a proposição das práticas de Enfermagem, tendo como referência o Sistema Único de Saúde (SUS).

c) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA.
Esta disciplina possibilita o reconhecimento em necessidades de saúde que subsidiarão outras disciplinas, mais particularmente "Enfermagem como prática social", "Ações educativas na prática de Enfermagem", "Enfermagem na Atenção Básica", "Enfermagem em Doenças transmissíveis com enfoque na Saúde Coletiva" e "Estágio curricular II.

d) OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS.
I. Referentes à ação docente:
1. Facilitar a inserção do estudante no espaço universitário;
2. Proporcionar instrumentos e métodos que favoreçam a expressão do estudante em relação à heterogeneidade do grupo;
3. estimular a procura de material didático para instrumentalizar o estudante na busca de nexos entre a realidade observada e o substrato teórico que subsidiará a leitura e a interpretação de necessidades de
saúde de indivíduos e famílias dos diferentes grupos sociais;
4. Promover a leitura, produção e utilização de textos com temas contemporâneos
5. Promover e fundamentar a síntese entre a realidade observada e o conhecimento que subsidia a interpretação de tal realidade;
6. Mediar a identificação de necessidades de saúde dos grupos sociais de um determinado território.

II. Referentes à ação discente:

1. Situar-se num grupo heterogêneo de estudantes, reconhecendo as diferenças e potencialidades individuais e grupais, e as atitudes necessárias para o desenvolvimento do trabalho;
2. Expressar seu universo de valores e visões de mundo no processo ensino-aprendizagem;
3. Organizar-se para o trabalho em grupo;
4. Conhecer os limites e as possibilidades da convivência do espaço universitário;
5. Compreender textos conceituais, identificando a lógica de sua estrutura, a hierarquização e a ordenação das ideias;
6. Ler, utilizar e produzir textos com temas contemporâneos; 
7. Adquirir conhecimento específico de conceitos, fatos, terminologias, dados e informações sociais de
saúde;
8. Incorporar os conceitos nucleares do módulo;
9. Identificar e discutir as políticas de saúde nos diferentes momentos históricos do país;
10. Identificar condições de trabalho, vida e saúde de indivíduos e famílias de diferentes grupos sociais, em determinado espaço geosocial (território);
11. Relacionar os processos saúde-doença às condições de trabalho, vida e saúde de indivíduos e famílias de diferentes grupos sociais;
12. Incorporar resultados de pesquisa, correlacionando-os a conceitos trabalhados no módulo, para ancorar a leitura e interpretação da realidade;
13. Obter e organizar dados referentes aos indicadores sociais e de saúde a partir dos sistemas de informação em saúde;
14. Reconhecer que necessidades de saúde são necessidades de reprodução social.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2949902 - Carla Andrea Trapé
331027 - Célia Maria Sivalli Campos
 
Programa Resumido
Esta disciplina apresenta os conceitos de Território, Concepções do Processo de Saúde e Necessidades em Saúde, para o reconhecimento de necessidades em saúde, com o intuito de subsidiar práticas em saúde, em particular as de Enfermagem, tendo como referência a Atenção Primária em Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Carga horária teórica: 45 horas
Carga horária prática: 60 horas
Carga horária laboratório: não prevê
 
 
 
Programa
METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA.

Aulas dialogadas, leitura dirigida individual e em grupo, apresentações em grupo, uso de mídias eletrônicas e plataforma moodle.
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR:
 - Elaboração de linha do tempo da construção das concepções do processo saúde-doença e apresentação dos grupos para a totalidade da turma - Carga horária: 12 horas;
 - Realização de busca bibliográfica sobre a técnica de entrevista, para a viabilizar a prática de levantamento de necessidades em saúde, junto a equipamentos sociais e a famílias de uma área de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde - Carga horária: 08 horas;
 - Realização de entrevistas - Carga horária: 12 horas; 
- Elaboração de síntese das entrevistas e eleição das necessidades em saúde da família entrevistada, por referência às necessidades em saúde do grupo social ao qual pertence - Carga horária: 15 horas 
- Elaboração de projetos de educação em saúde em resposta às necessidades em saúde elencadas - Carga horária: 20 horas;
- Apresentação do projeto de educação para discussão com a totalidade dos graduandos da turma e trabalhadores da Atenção Básica - Carga horária: 08 horas. 

OBSERVAÇÃO: Todas as atividades são realizadas sob a supervisão docente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Notas dos relatórios, de avaliações individuais, de apresentações e da representação gráfica. Duas avaliações sendo uma individual no meio do semestre e outra em grupo no final da disciplina
Critério
Ao final do módulo o estudante deverá: Ser capaz de, a partir da leitura da realidade observada, identificar e analisar necessidades de saúde de famílias, à luz dos novos conceitos adquiridos e das experiências vividas, tanto na Universidade quanto nos territórios de práticas. Realizar síntese pessoal e grupal do processo de ensino-aprendizagem, em suas diferentes dimensões: conceitual, procedimental, atitudinal e afetiva.
Norma de Recuperação
Frequência superior a 70% e nota superior a 3,0.
 
Bibliografia
     
1.Brasil. Lei n.8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. [on line] Brasília (DF), 1990. Disponível em : http://bdtextual.senado.gov.br (29 jan. 1998). 
2. Brasil. Lei n.8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. [on line] Brasília (DF), 1990. Disponível em: http://bdtextual.senado.gov.br (19 jan. 1998).
3. Campos CMS. Reconhecimento das necessidades de saúde dos adolescentes. In: Borges ALV, Fujimori E. (organizadoras). Enfermagem e a saúde do adolescente na atenção básica. 
Barueri: Manole; 2009. p.142-167.
4. Campos CMS, Soares CB. Necessidades de saúde e o cuidado de enfermagem em saúde coletiva. In: Soares CB, Campos CMS. Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. Barueri: Manole; 2013. p. 265-292. 
5. Nakano AK, Koga D. Os territórios da urbanidade e a promoção da Saúde Coletiva. In: Soares CB, Campos CMS (organizadoras). 
Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. Barueri: Manole; 2013. p.143-172.
6. Viana N, Soares CB, Campos CMS. Reprodução social e processo saúde-doença: para compreender o objeto da Saúde Coletiva. In: Soares CB, Campos CMS (organizadoras). Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. Barueri: Manole; 2013. p. 107-142. 

Referências para as Práticas como Componentes Curriculares (PCC) Campos CMS. 
Reconhecimento das necessidades de saúde dos adolescentes. In: Borges ALV, Fujimori E. (organizadoras). Enfermagem e a saúde do adolescente na atenção 
básica. Barueri: Manole; 2009. p.142-167. Campos CMS, Soares CB. Necessidades de saúde e o cuidado de enfermagem em saúde coletiva. In: 
Soares CB, Campos CMS. Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. Barueri: Manole; 2013. p. 265-292. Viana N, Soares CB, Campos 
CMS. Reprodução social e processo saúde-doença: para compreender o objeto da Saúde Coletiva. In: Soares CB, Campos CMS (organizadoras). Fundamentos 
de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. Barueri: Manole; 2013. p. 107-142. Bibliografia Complementar Soares CB, Campos CMS (organizadoras). 
Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. Barueri: Manole; 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR.
Definidas a cada semestre a depender dos assuntos em debate no decorrer da disciplina



 

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