Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Enfermagem de Saúde Coletiva
 
Disciplina: ENS0172 - Drogas psicoativas: educação e redução de danos
Psychoactive Drugs: Preventing and Reducing Harm

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
a)	reconhecer a complexidade do consumo contemporâneo de drogas, identificando as principais abordagens no campo da educação sobre drogas;
b)	discutir os prejuízos, as limitações e as repercussões sociais que podem advir da produção, circulação e consumo de drogas;
c)	identificar as práticas e as políticas estatais de saúde relacionadas ao consumo de drogas;
d)	desenvolver projeto de educação sobre drogas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
464102 - Cassia Baldini Soares
331027 - Célia Maria Sivalli Campos
 
Programa Resumido
O consumo de drogas na atualidade constitui problema complexo de natureza social, mas na área da saúde prevalece a perspectiva biológica. A disciplina se propõe a apresentar a dimensão social da problemática para explicar o consumo prejudicial de drogas na atualidade, analisando os problemas que cercam a juventude na atualidade; se propõe ainda a apresentar os fundamentos da educação emancipatória, criticando as políticas públicas na área e apoiando a elaboração de projetos educativos na área.
 
Theoretical foundations regarding the contemporary use of psychotropic drugs. The classification of psychotropic drugs according to their effects on the central nervous system (CNS). Epidemiological studies of drug use in Brazil. Psychopharmaceuticals: uses and dependence. The different socio-cultural contexts and contemporary drug use among the youth. Psychodynamic aspects related to drug users. The stigma, myth and prejudice in the way society has been treating drug users: patients or criminals? Preventive approaches: the battle against drugs versus harm reduction. The prevention AIDS as one of the possible harms associated with drug use. Public and social policies for prevention and treatment in Brazil.
 
 
Programa
- Fundamentos teóricos sobre o consumo contemporâneo de drogas psicoativas.
- Os diferentes contextos socioculturais e o consumo contemporâneo de drogas entre jovens
- Abordagens na área de drogas: o combate às drogas versus a redução de danos 
- Políticas estatais de saúde no Brasil relacionadas às drogas
- Educação emancipatória e projetos de redução de danos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussões e oficinas em sala de aula; apresentação oral e escrita de projeto educativo.
Critério
Participação em sala de aula nas atividades propostas, desempenho na apresentação oral do projeto; capacidade de elaborar adequadamente as etapas do projeto educativo; clareza e adequação aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula na apresentação oral e escrita do projeto.
Norma de Recuperação
Não oferece recuperação
 
Bibliografia
     
Álcool e outras drogas: um milhão de ações. São Paulo; 2012.  Disponível em: 
Almeida AH, Trapé CA, Soares CB. Educação em saúde no trabalho de enfermagem. In: Soares CB, Campos CMS. Fundamentos de Saúde Coletiva e o cuidado de enfermagem. São Paulo: Manole, 2013, p:293-322.
Brasil. Ministério da Saúde. A política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras drogas. Brasília: Ministério da Saúde. 2003.
Bucher R, Oliveira S. O discurso do “combate às drogas” e suas ideologias. Rev. Saúde Públ. 1994: 28(2): 137-45.
Campos FV, Soares CB. Conhecimento dos estudantes de enfermagem em relação às drogas psicotrópicas. Rev Esc. Enferm. USP. 2004; 38(1): 99-108.
Canolleti B, Soares CB Programas de prevenção ao consumo de drogas no Brasil: uma análise da produção científica de 1991 a 2001, Interface – Comunic., Saúde, Educ., 9(16), p. 115-29, 2005.
Cardoso B, et al.  Materiais educativos sobre drogas: Uma análise qualitativa. Saúde e Transformação Social; 2013:4(2). Disponível em: < http://periodicos.incubadora.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2216>
Coelho HV, Soares CB. Escola de Redutores de Danos: experiência de formação na perspectiva da saúde coletiva. Saúde em Debate. 37(n. especial): 70-81, 2013. Disponível em: <                                     http://saudeemdebate.org.br/UserFiles_Padrao/File/RSD_EspecialDrogas_Web.pdf>
Coelho HV et al. Políticas públicas de saúde aos usuários de álcool e outras drogas: contribuição da Saúde Coletiva ao debate. Estácio de Sá – Ciências da Saúde. Revista da Faculdade Estácio de Sá. Goiânia SESES-Go. 2012; 02(07): 194-203.
Cordeiro L et al. Avaliação de processo educativo sobre consumo prejudicial de drogas com agentes comunitários de saúde. Saude soc.  2014;  23( 3 ): 897-907.
Godoy A et al. Fórum Estadual de Redução de Danos de São Paulo: construção, diálogo e intervenção política. São Paulo: Córrego; 2014.
Lachtim SAF, Soares CB. Valores atribuídos ao trabalho e expectativa de futuro: como os jovens se posicionam?. Trabalho, Educação e Saúde. 2011; 9(2): 277-294.
Laranjo, THM, Soares CB. Moradia universitária: processos de socialização e consumo de drogas. Rev. Saúde Pública. 2006;  40( 6 ): 1027-1034.
Noto AR et al. Drogas na imprensa brasileira: uma análise dos artigos publicados em jornais e revistas. Cad Saúde Pública 2003; 19(1): 69-79.
Panaino EF, Soares CB, Campos CMS. Context of the beginning of tobacco use in different social groups. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2014; 22( 3 ): 379-385.
Ribeiro TW, Pergher NK, Torossian SD. Drogas e adolescência: uma análise da ideologia presente na mídia escrita destinada ao grande público. Psicol Reflex Crit 1998; 11(3): 421-30. 
Rodrigues T. Narcotráfico: uma guerra na guerra. São Paulo: Desativo; 2003. 
Santos VE, Mattos RB, Frei A. Redução de danos em CAPS AD: para além do pragmatismo e da estratégia de intervenção - experiências do CAPAD Santana. In: Godoy A, Ramos B, Sant'Anna M. Marcondes R. Fórum Estadual de Redução de Danos de São Paulo: construção, diálogo e intervenção política. São Paulo: Córrego; 2014.
Silva VGB, Soares CB. As mensagens sobre drogas do rap: como sobreviver na periferia. Ciência & Saúde Coletiva. 2004;9(4): 975-985.
Soares CB. Agências de socialização e valores sociais: a família, a escola, os pares e o trabalho. In:  In: Borges ALV, Fujimori E, organizadoras. Enfermagem e a saúde do adolescente na atenção básica. Barueri: Manole; 2009, p:61-81.  
Soares CB, Campos CMS. A responsabilidade da universidade pública no ensino da prevenção do uso prejudicial de drogas. Rev. O Mundo da Saúde. 2004: 28(1): 110-15.
Soares CB et al. Juventude e consumo de drogas: oficinas de instrumentalização de trabalhadores de instituições sociais, na perspectiva da saúde coletiva. Interface, Comunicação, Saúde, Educação. 2009;  13( 28 ): 189-199.
Soares CB et al. Avaliação de ações educativas sobre consumo de drogas e juventude: a práxis no trabalho e na vida. Trabalho, Educação e Saúde. 2011;9(1): 43-62. 
Soares CB, Campos CMS. Consumo de drogas. In: Borges ALV, Fujimori E, organizadoras. Enfermagem e a saúde do adolescente na atenção básica. Barueri: Manole; 2009, p: 436-68.
Soares CB. Juventude e saúde: concepções e pol[iticas públicas. In: Dayrell J, Moreira MIC, Stengel M, organizadores. Juventudes contemporâneas: um mosaico e possibilidades. Belo Horizonte:PUC Minas; 2011, p: 361-78. Disponível em: 
 

Clique para consultar os requisitos para ENS0172

Clique para consultar o oferecimento para ENS0172

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP