1. conhecer os aspectos clínicos e epidemiológicos da aids;identificar as mudanças nos fundamentos das ações de prevenção da aids;compreender o conceito de vulnerabilidade;2. reconhecer as estratégias de prevenção da aids, desenvolvidas nos serviços de saúde, ancoradas no conceito de vulnerabilidade e;3. refletir sobre a auto-percepção de vulnerabilidade às DST/AIDS.
· A evolução epidemiológica das DST e aids no Brasil;· Os modelos e as práticas de prevenção das DST e aids no Brasil;· O conceito de vulnerabilidade aplicado à aids
Barbosa RM, Parker R. Sexualidade pelo avesso: direitos, identidades e poder. Rio de Janeiro: Editora 34; 1999.Ayres, José Ricardo Carvalho Mesquita. Práticas educativas e prevenção de HIV/Aids: lições aprendidas e desafios atuais. Interface (Botucatu) [online]. 2002, vol.6, n.11 [citado 2012-04-12], pp. 11-24 . Disponível em: Paiva, Vera. Sem mágicas soluções: a prevenção e o cuidado em HIV/ AIDS e o processo de emancipação psicossocial. Interface (Botucatu) [online]. 2002, vol.6, n.11, pp. 25-38. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832002000200003. Bertolozzi, Maria Rita, Nichiata, Lúcia YI, Takahashi, Renata Ferreira, Ciosak, S.I., Hino, P; VAL, L. ; Guanilo, M C de La Torre Ugarte ; Pereira, E.G. et al. Os conceitos de vulnerabilidade e adesão na Saúde Coletiva. Rev. Esc. Enferm. USP, Dez 2009, vol.43, nº.espec2, p.1326-1330. ISSN 0080-6234.PAIVA, Vera et al. A sexualidade de adolescentes vivendo com HIV: direitos e desafios para o cuidado. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.10, pp. 4199-4210. ISSN 1413-8123.