OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso, visando a atenção integral e humanizada e as necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO O aluno já aprendeu a trabalhar com os instrumentos de reconhecimento das necessidades e nesse momento vai iniciar açöes de cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso. A Unidade Básica de Saúde é reconhecida como a principal porta de acesso dos usuários ao SUS e deve se responsabilizar pela resolução de 80% dos problemas prevalentes em saúde. Está em consonância com o perfil profissional estabelecido no PPP do curso de graduação em Enfermagem da EEUSP. SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Nesta disciplina, os conhecimentos e habilidades desenvolvidos anteriormente serão integrados a novos conhecimentos e habilidades relativos ao cuidado na saúde do adulto e do idoso na Atenção Básica. A aplicação destes proporcionará aos estudantes exercitar o raciocínio clínico durante a realização das atividades teórico-práticas. Esse conjunto de saberes e ações possibilitará a adequação da prática do cuidado à realidade, bem como comporá o perfil generalista do profissional. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS l. Referentes à ação docente: 1. Instrumentalizar o planejamento e a implementação da assistência de enfermagem na saúde do adulto e do idoso na atenção básica. 2. Estimular e acompanhar o estudante na participação de projetos de promoção da saúde de caráter intersetorial, nas açöes voltadas à saúde do adulto e do idoso. 3. Promover articulação com os campos de prática, com vistas a garantir o espaço de formação do estudante nesses locais (este objetivo não se articula aos conteúdos, mas é uma atividade necessária para a consecução das atividades discentes em campos de prática, demandando carga horária docente). II. Referentes à ação discente: 1. Aplicar conceitos de promoção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e agravos, no cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso na Atenção Básica; 2. Prestar cuidados de enfermagem na saúde do adulto e do idoso, pautados no contexto social, no perfil epidemiológico em que se inserem e nas dimensões clínica, ética e relacional/interacional; 3. Identificar elementos do processo de trabalho assistencial de enfermagem e de saúde na Atenção Básica
Bases do cuidado na Atenção Básica na saúde do adulto e do idoso. Planejamento e implementação da assistência de enfermagem na saúde do adulto e do idoso na Atenção Básica. Participação em projetos de promoção da saúde de caráter intersetorial, nas ações voltadas à saúde na saúde do adulto e do idoso. Aplicação de conceitos de promoção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e agravos, no cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso. Cuidados de enfermagem a pessoas, famílias e grupos, na saúde do adulto e do idoso nos diferentes perfis epidemiológicos, pautados no contexto social em que se inserem e nas dimensões clínica, ética e relacional/interacional.
- O cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso na atenção básica cuidado integral ao indivíduo, família e grupos sociais; integralidade das ações e dos serviços, resolubilidade da atenção básica. - Bases teóricas e conceituais do cuidado que dão suporte à enfermagem na atenção básica: promoção à saúde, prevenção, intervenção e monitoramento de problemas e necessidades de saúde. - Ferramentas/instrumentos: consulta de enfermagem, grupos educativos, atendimento em grupos, visita domiciliária, ações intersetoriais e articuladas a outros serviços (rede de apoio), - Calendário de imunizações para adultos e idosos - Atenção à saúde do adulto e do idoso na Atenção Básica - Promoção da Saúde - Qualidade de vida - Atenção ao adulto/idoso com HAS, dislipidemia e risco cardíaco Atenção ao adulto/idoso com diabetes tipo II e comprometimento vascular - Avaliação Multidimensional da Pessoa idosa e Síndromes Geriátricas - Redes de Atenção ao adulto/idoso e Linhas de Cuidado Instabilidade postural e risco de quedas METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA Ensino Teórico com aulas dialogadas, Ensino Teórico-Pratico em Unidades Básicas de Saúde e em Laboratório. Oficinas e Seminários
BIBLIOGRAFIA BÁSICA Brasil. Ministério da Saúde. Politica Nacional de Promoção da Saúde. http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/28 11 2013 14.57.23.7ae506d 47d4d289f777e2511 c83e7d63.pdf Brasil. Ministério da Saúde. Caderno de atenção básica 19 — Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. http://blogenfermagem.com/manual-downloadcaderno-de-atencao-basica-19-envelhecimento-e-saude-da-pessoa-idosa/ Brasil. Ministério da Saúde . Caderno de Atenção Básica : Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa diabet es_mellitus_cab36.pdf Ministério da Saúde . Estratégia de cuidado para a pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. In: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno 37.pdf Brasil, Ministério da Saúde. Cuidar melhor e evitar a violência — Manual do Cuidador da Pessoa Idosa. Born T (organizadora). Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2008. 330p. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Açöes Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e Área Técnica Saúde do Idoso. Brasília; 2010. Ciosak SI, Braz E, Costa MFBNA, Nakano NGR, Rodrigues J, Alencar RA, Rocha ACAL. Senescência e senilidade: novo paradigma na atenção básica de saúde. Rev Esc Enferm USP. 2011; 45(2): 1763-1768. Osório MQ (org). La salud de 10s adultos mayores: una visón compartida. 2 a ed. Organización Panamericana de Ia salud. Washington- DC, 2011.313p. Souza RF. Envelhecimento e família: uma nova perspectiva para o cuidado de enfermagem. Rev Bras Enferm. Veras R. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações. Rev. Saúde Pública; 2009; BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR. Pereira, Lívia Carvalho et ai. Fatores preditores para incapacidade funcional de idosos atendidos na atenção básica. Rev. Bras. Enferm. 2017; 70(1): 112-118. Arruda, Guilherme Oliveira de, Corrêa, Aurea Christina de Paula and Marcon, Sonia Silva. Fatores associados aos indicadores de necessidades em saúde de homens adultos. Acta Paul Enferm. 2014; 27(6): 560-566. Neri AL. Saúde e envelhecimento: prevenção e promoção: as necessidades afetivas dos idosos. In: Conselho Federal de Psicologia. Envelhecimento e subjetividade: desafios para uma cultura de compromisso social. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2009: 103-110