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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem
 
Enfermagem de Saúde Coletiva
 
Disciplina: ENS0425 - Enfermagem em Doenças Transmissíveis com enfoque na Saúde Coletiva
Nursing in communicable diseases focused on collective health

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO 

Interpretar a ocorrência e o enfrentamento das doenças transmissíveis e desenvolver práticas de enfermagem voltadas às ações de vigilância em saúde, segundo o referencial teórico da Determinação Social do Processo Saúde-Doença.


IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. 

As doenças transmissíveis representam agravos de grande magnitude em nosso meio. Estão presentes em todas as ações do cuidado em saúde e em toda a rede de atenção do Sistema Único de Saúde. Neste momento, considera-se que o aluno já possui conhecimentos e habilidades teórico-práticas para desenvolver este programa de aprendizagem.

 SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA 

•	Aplicação das práticas de biossegurança; 
•	Realização de consulta de enfermagem; 
•	Realização de visita domiciliária;
•	Realização de ações/atividades de Vigilância Epidemiológica;
•	Aplicação dos conhecimentos das ciências básicas em saúde, da enfermagem em saúde coletiva, de imunizações e de ética no cuidado;


 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:

Referentes à ação docente:

1.	Estimular a capacidade crítica do aluno para interpretar a ocorrência das DT no cenário epidemiológico contemporâneo e as ações de enfrentamento, utilizando-se da Teoria da Determinação Social do Processo Saúde-Doença e do conceito de Vulnerabilidade;  
2.	Oportunizar experiências de aprendizagem visando o desenvolvimento de competências relacionadas ao cuidado de indivíduos com DT, sua famílias e a coletividade, com base na Vigilância Epidemiológica.

Referente à ação discente:

1.	Reconhecer as práticas de saúde voltadas às doenças transmissíveis de maior prevalência nosso meio;
2.	Desenvolver o raciocínio clínico e epidemiológico na atenção às DT;
3.	Analisar dados dos sistemas de vigilância epidemiológica;
4.	Executar ações de vigilância epidemiológicas das doenças transmissíveis;
5.	Reconhecer as potencialidades e os limites das estratégias de enfrentamento das DT;
6.	Reconhecer a articulação entre as práticas de saúde realizadas na atenção especializada e as desenvolvidas na Atenção Básica (referência e contra-referência, integralidade do sistema);
7.	Reconhecer preconceitos, representações e ações de discriminação frente às doenças transmissíveis;
8.	Interpretar a ocorrência das doenças transmissíveis à luz do conceito de Vulnerabilidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
461311 - Anna Luiza de Fatima Pinho Lins Gryschek
61065 - Lucia Yasuko Izumi Nichiata
 
Programa Resumido
Bases teóricas, conceituais e ético-legais na atenção às doenças transmissíveis (DT), no que diz respeito à promoção, prevenção, assistência e reabilitação aos indivíduos e suas famílias; experiências de aprendizagem prática nos serviços de saúde de atenção especializada (ambulatórios, centros de referência, núcleos e serviços de vigilância epidemiológica e hospitais).
 
Theoretical, conceptual and ethical-legal foundations of care provided to patients with communicable diseases (CD) in terms of health promotion, prevention, care, and rehabilitation of individuals and their families; learning experiences at specialized health care services (outpatient clinics, reference centers and hospitals).
 
 
Programa
•	As doenças transmissíveis prevalentes no território nacional, regional e local; 
•	O Sistema de Vigilância Epidemiológica nas doenças transmissíveis; 
•	O processo de enfermagem na atenção às DT com base no raciocínio clínico e epidemiológico;
•	O conceito de vulnerabilidade aplicado  às DT;
•	As representações sociais sobre as DT;
•	Os programas voltados ao enfrentamento das doenças transmissíveis (DST/aids, hepatites, tuberculose, hanseníase e outras); 
•	Processo de investigação de surtos, endemias e epidemias;
•	Acolhimento, aconselhamento e ações educativas;
•	Consulta de enfermagem nas DT.
PORQUE APRENDER ESTE CONTEÚDO?

Para desenvolver competências necessárias à realização de ações de enfermagem na atenção às DT em serviços de saúde de atenção especializada, sejam públicos ou privados e privados e em outros, como creches, penitenciárias, empresas e escolas.

 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA Exposição dialogada, estudo de casos, estudos dirigidos, seminários, visitas orientadas, demonstração (aprendizagem por modelo, estações de trabalho, atividades em campo de prática. Momentos de avaliação: contínua (durante os estágios, seminários, relatórios e outras) e pontual (ao final do período do programa de aprendizagem) Método – oral, escrita
Critério
FORMAS e MOMENTOS DE AVALIAÇÃO Formas: avaliação de conhecimento individual, avaliação individual de desempenho no estágio, apresentação de seminários, relatórios e outros. Momentos de avaliação: contínua (durante os estágios, seminários, relatórios e outras) e pontual (ao final do período do programa de aprendizagem)
Norma de Recuperação
A recuperação está garantida quando o estudante tiver nota superior a 3,0 e frequência mínima de 70% no conteúdo teórico (sala de aula). Caso o estudante tenha nota inferior a 5,0 em estágio, não terá direito à recuperação.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1 - Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Guia de Vigilância em Saúde: volume 1. Brasília: Ministério da Saúde. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de conteudo/publicacoes/svsa/vigilancia/guia-de-vigilancia-em-saude-volume-1-6a-edicao/view Acesso em: 16/02/2024
2 - Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Guia de Vigilância em Saúde: volume  2. Brasília: Ministério da Saúde. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de conteudo/publicacoes/svsa/vigilancia/guia-de-vigilancia-em-saude-volume-2-6a-edicao/view Acesso em: 16/02/2024
3 - Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Guia de Vigilância em Saúde: volume 3. Brasília: Ministério da Saúde. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de conteudo/publicacoes/svsa/vigilancia/guia-de-vigilancia-em-saude-volume-3-6a-edicao/view Acesso em: 16/02/2024
4 - Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança. Brasília: Ministério da Saúde. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de conteudo/publicacoes/svsa/dengue/dengue-diagnostico-e-manejo-clinico-adulto-e-crianca/view
5 - Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Manual de microplanejamento para as atividades de vacinação de alta qualidade. Brasília: Ministério da Saúde. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/publicacoes/manual-de-microplanejamento.pdf/view Acesso em: 16/02/2024
6- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia para investigações de surtos ou epidemias. Brasília: Ministério da Saúde. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de conteudo/publicacoes/svsa/episus/guia-para-investigacoes-de-surtos-ou-epidemias/view
7 - Almeida RT, Pereira EG, Ciosak SI. Nursing challenges to promote healthy ageing and decrease hepatitis B and C by 2030. Cienc. enferm. 2022;28(9):1-2. DOI: http://dx.doi.org/10.29393/ce28-9ncrs30009 Acesso em: 16/02/2024
8 - Feliz AMS, Pereira EG, Padoveze MC. Competency assessment tools for infection preventionists: a scoping review. Journal of Infection Prevention. 2023;24(6):259-267. DOI: https://doi.org/10.1177/17571774231203388 Acesso em: 16/02/2024
9 - Souza KOC et al. Uma análise espaço temporal da mortalidade em pessoas idosas que vivem com HIV/Aids no estado de São Paulo, Brasil. 2023;26:e230035. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-549720230035 Acesso em 16/02/2024
10 - Padoveze MC et al. Step-by-step approach to reopening a Brazilian higher education institution during the COVID 19 pandemic. Rev. Bras. Enferm. 2022;75(6):1-6. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0807pt Acesso em 16/02/2024


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR.
1 - Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais. Brasília: Ministério da Saúde. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt br/vacinacao/arquivos/manual-dos-centros-de-referencia-para-imunobiologicos-especiais_6a-edicao_2023.pdf. Acesso em: 16/02/2024
2 - Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Estratégia Nacional para Enfrentamento à Hanseníase 2024-2030. Brasília: Ministério da Saúde. 2024. Disponível em:https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de conteudo/publicacoes/svsa/hanseniase/estrategia-nacional-para-enfrentamento-a hanseniase-2024-2030/view Acesso em: 16/02/2024
3 - Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Guia para certificação da eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis, hepatite B e doença de Chagas. Brasília: Ministério da Saúde. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/aids/guia-para-certificacao-da-eliminacao-da-transmissao-vertical-de-hiv-sifilis-hepatite-b-e-doenca-de-chagas/view Acesso em: 16/02/2024
4- Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Competências essenciais para profissionais de prevenção e controle de infecção. Brasília: Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes/COMPETNCIASESSENCIAISPARAPROFISSIONAISDEPREVENOECONTROLEDEINFECOTRADUOOMS.pdf
5- Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Epidemiologia para a prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde: princípios e práticas. Coordenação: Fortaleza CMCB e Padoveze MC. São Paulo: APECIH, 2016.
6 - Meneses MN et al. Práticas de vigilância popular em saúde no Brasil: revisão de escopo. Cienc. Saude Coletiva. 2023;28(9):2553-64. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232023289.13542022 Acesso em: 16/02/2024
7 - Carvalho MVF et al. A coinfecção tuberculose/HIV com enfoque no cuidado e na qualidade de vida. Acta Paul Enferm. 2022;35:eAPE02811. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO02811 Acesso em: 16/02/2024
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Usuários de serviços de saúde da rede pública; trabalhadoras(es) dos serviços de saúde; trabalhadoras(es) da Universidade de São Paulo; estudantes de outros cursos universitários e pessoas em situação de rua.
Objetivos da atividade
Criar e realizar atividades práticas que estejam relacionadas ao conteúdo da disciplina (enfermagem em doenças transmissíveis com enfoque na saúde coletiva) tendo como foco de ação, a colaboração mútua entre a Universidade e os grupos sociais.
Descrição da atividade
Executar ações de vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis, o que inclui desde atividades que tratam de elaboração de material educativo de educação em saúde para famílias e grupos sociais dos territórios, educação permanente para profissionais de saúde, realização de oficinas, bem como colaboração com serviços de saúde em atividades de Vigilância em Saúde.
Indicadores de avaliação da atividade
Número de participantes da atividade, número de registro das atividades extensionistas e número de atividades avaliadas.

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